Numa iniciativa levada a cabo pelo periódico dedicado ao Slot "MásSlot" e um perfeccionista espanhol de seu nome "Espallargas", surge no mercado numa série de 150 exemplares numerados, de um modelo dedicado ao mundo do TT e que se trata de uma verdadeira obra de arte.



Mestre "Espalhargas", propôs-se proceder a todas as correcções existentes na carroçaria e posteriormente produzir essa parte do modelo, em resina.
Tarefa excelentemente conseguida, pois para além das correcções devidas, pormenores houve que foram deliciosamente melhorados.
O interior é uma dessas situações, com o eterno problema de que tudo o que ali foi desenvolvido se tornar quase imperceptível, dado o exíguo espaço que nos resta para possível observação.
No entanto, está lá o pormenor da fita amarela no volante para orientação do piloto, a latinha da "RedBull" presa ao Roll-Bar do lado do piloto, a rede por trás dos pilotos que dá sempre jeito para ali se depositarem aquelas coisas que esporádicamente andam a incomodar no habitáculo, um tablier simulado a parecer fibra de carbono, pilotos altamente detalhados, enfim, alguns pormenores valiosos, mas que serão de difícil avaliação, a menos que sejamos daqueles destemidos e corajosos artistas que acabam por abrir uma obra destas.


Saltando e imediato à vista está o respiro do filtro de ar de que este Touareg vem equipado e que vai do capôt até à capota, subindo pelo pilar direito do pára-brisas, coisa inexistente no anterior modelo.
Na capota, as duas tomadas de ar existentes no anterior modelo e que ladeavam a grande tomada de ar central, desapareceram agora.


Na capota, surgem numa zona já mais recuada e uma de cada lado, grelhas de refrigeração em forma triangular, inexistentes também no anterior modelo.


A grelha passou a ser justamente uma grelha e não uma simulação. Através dela observa-se agora uma das maiores delícias desta peça. Permite-nos então a observação dos pormenores que constituem o radiador e que está soberbamente representado.
O grupo óptico foi outro aspecto a receber alguma atenção, apresentando muito bom nível. É claro que aqui, a luz não existe tal como no modelo origial da "Scalextric / SCX", o que permitiu uma mais real reprodução.
Também as palas negras existentes mesmo na frente foram retiradas conferindo um aspecto mais aberto a esta frente.

Pormenores de acabamento como fechos e tampões em zinco-gravura, são outro dos aspectos que abrilhantam o modelo e que numa observação in-loco, permitem valorizar este que constitui de facto, um modelo a ocupar um lugar ímpar em qualquer colecção.
Não se admirem pois, se daqui a pouco tempo forem confrontados com preços exurbitantes para a aquisição de um destes brinquedos. A sua compra era possível por subscrição, não sabendo nós se nesta altura existe ainda essa possibilidade em aberto.
Em baixo, o modelo agora apresentado, ao centro, ladeado à direita na imagem pelo modelo original da "Scalextric / SCX" e à sua esquerda pelo Touareg do nosso representante "Carlos Sousa", ambos da anterior edição de 2008, que teve partida em Lisboa.
.
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarUma peça (a sua de escrita) de excepção.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Uma vez mais, obrigado amigo Nogueira.
ResponderEliminarUm abraço