Incrível, mas falou mais alto a robustez de um modelo que enfrentava as vagas de calor próprias daquelas provas e que obrigavam a um fartote de abandonos com motores sobreaquecidos, através de uma motorização que se servia apenas do ar, como arrefecimento. Dispensando a água, acabaram por se tornar carros fantásticos ultrapassando assim a dificuldade do excessivo aquecimento, numa época em que a fiabilidade dos motores ainda não era uma constante.
Tripulado pela dupla "Tommy Fjastad-Bernhard Schmider", impuseram incrivelmente um modelo que não ultrapassava os 44 cv de potência, o que vem comprovar a dureza imposta por uma prova daquela natureza.
Na edição de 1965 do mesmo rali, foi a Volvo através do seu modelo PV544 e com a dupla local dos irmãos "Singh", "Joginder Singh-Jaswant Singh", a impor a importância da maior quantidade de cv no motor.

É pena não ver-mos mais daqueles que fizeram a história de um dos mais difíceis ralis e todos os tempos.
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Oh mota... tinhas mesmo que falar dum carro alemão pah!
ResponderEliminarAinda por cima um carro desenhado pelo Hitler... Vais ter problemas canudo... vê lá...
Abraço
Olá Morgado
ResponderEliminarDiz-se isso de facto, mas ainda não consegui a confirmação.
Segundo a história que conheço, um austríaco de nome Ferdinand Porsche, recebeu uma encomenda de um outro austríaco, agora de seu nome Adolf Hitler, com as descrições gerais das características que o modelo deveria ter.
Carro barato, baixo consumo, pouca manutenção e chamar-se-ia, "VOLKSWAGEN", que em português só quer dizer "carro do povo".
Quanto ao seu desenho, consta-se que as primeiras linhas desta fabulosa máquina intemporal, tenham saído das mãos desse estadista, mas consta-se, nunca confirmei isso.
Um abraço grande Morgado.
Carissimo:
ResponderEliminarComo eu adoro aulas de história :)
Eu explico-te: essa informação recolhi-a num documentário do Canal História. Segundo eles Porsche fez um prototipo que basicamente parecia um carocha tradicional mas bastante tosco. Para teres um ideia só tinha uma óptica á frente do lado do condutor e não era embutida, era aparafusada na carroçaria.
Este modelo foi apresentado a Hitler e este gostou tanto que decidiu ele próprio definir e desenhar a "cosmética" do mesmo. Embutindo as ópticas, definindo os cromados, e pormenores afins.
Vou tentar encontrar essa história, só pra ti vizinho! Eheh
Bem, cuidado com a veracidade do canal História... :)
ResponderEliminarAgora mudando de bólide: um dos modelos que mais me marca ter visto no Safari, está nessa colecção e é o Citroen DS azul... quem seria o maluco (e endinheirado) que meteria um carro desses, neste rally?
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarÉ sempre bom não confundir História com estória e por vezes onde menos se espera assim acontece.
Não estou a dizer de modo algum que seja esse o seu caso.
É sempre um prazer ler as suas notas.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Viva amigos Nogueira e Morgado.
ResponderEliminarPara que se passe mesmo da estória à História, proponho que estejam atentos ao artigo que brevemente será publicado.
Um abraço amigalhaços...
Morgadinho, Morgadinho...
ResponderEliminar....não terás feito confusão nenhuma com a História do 2CV? ... e misturado um sr. de nome Adolf????
Um abraço
Não Mota, não fiz confusão... Mas também continuo sem encontrar a confirmação de ditacuja informação...
ResponderEliminarNão posso acertar todas né? :)
Viva Morgado.
ResponderEliminarClaro, por vezes não acertamos, mas não és o primeiro a afirmar isso. No entanto, nos meus compêndios da "Volkswagen", especificamente dos carocha, nunca consegui lêr nada disso. Interessante é saber que depois da guerra, foi um Sr. inglês que levantou a marca de wolfsburg.
Um abraço Morgado