Autor : Miguel Morgado

Mas é o Supra real que escala vertiginosamente a colina de Goodwood, e venceu árduamente em 1997 o Campeonato Japonês de GT pelas mãos de "Michael Krumm / Pedro de la Rosa".



O campeonato de 1997 de JGTC viu o Supra alinhar ao lado de competidores da classe GT500 que incluíam o Porsche GT1 e 2 Honda NSX, Lamborghini Diablo e Nissan Skyline. O carro estava equipado com um motor 35G, um desenvolveimento do 16-valvulas, tratando-se de uma unidade 2.0 litros, usada na IMSA (o motor 503) e no Toyota Corolla WRC (35GTE). Os regulamentos de GT permitiam que o motor do Supra fosse afinado para ter mais de 480cv de potência.



No final da sexta corrida, Krumm e de la Rosa já tinham alcançado 2 vitórias e um segundo lugar, tendo ainda assim que batalhar duro para assegurar a vitória na geral. Quando a bandeira de xadrez se agitou no circuito de Sugo estavam empatados pontualmente com Masahiko Kageyama, mas conquistaram a vitória por maior numero de pódios.

Características técnicas do modelo real
Motor
Configuração: 3S-GE Straight 4
Localização: Frente, montado longitudinalmente
Valvulas: 4 valvulas / cilindro, DOHC
Injecção: Denso Fuel Injection
Aspiração: Turbo e Intercooler
Transmissão
Chassi/Carroçaria: aço
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida
Travões: discos ventilados em todas
Caixa de Velocidades: Hewland 6 velocidades, manual
Tracção: RWD
Dimensões
Peso: 1150 kg / 2535.3 lbs
comprimento/Largura/Altura: 4520 mm (178 in) / 1910 mm (75.2 in) / 1200 mm (47.2 in)
Performance
Potencia: 480 cv / 358 KW
Potencia/Peso: 0.42 cv / kg
O modelo de Slot
Um modelo muito estável e bonito, de acordo com os modelos da mesma série editados pela "Ninco" baseados no mesmo conceito mecânico. Com íman e saído da caixa é óptimo de se conduzir e bom para dar os primeiros passos, se bem que hajam dentro do mesmo fabricante, modelos menos bonitos com o mesmo resultado.
Ressalvo apenas o apoio do aileron traseiro. De aspecto frágil e estética menos agradável, tem na prática resultados optimus quando sujeito ao impactos. De um plástico mole, a sua flexibilidade ajuda bastante nesse sentido.
Pena a simplicidade que o mesmo apresenta nas suas linhas e que será uma provável representação dos seu tempos mais primários de desenvolvimento.
após receber um motor mais potência. Para isso, recorre-se normalmente a um reforço com cola quente derretida, para melhor fixação do motor. 
Quando levado ao limite da preparação, equipando-o com material calibrado e de aperto, torna-se mesmo uma máquina de eleição, ficando a fazer parte duma restrita lista de modelos a bater.
Características técnicas do modelo de Slot
Motor: NC5
Posição do motor: Anglewinder invertido
Íman: neo traction, na traseira, removível
Patilhão: normal com suspensão
.
2 Artigos num dia?? Fantástico!!
ResponderEliminarFora de brincadeiras, é um modelo muito bonito, quer o real quer o slot. Claro que sou suspeito em falar... Afinal ma Toyota c'est fantastique, certo?
pena só o apoio do aileron precisar de um reforço de origem sob pena de ficar pelo caminho no primeiro arranque a sério.
abraço
Ohhh! Morgado!
ResponderEliminarMais uma vêz: muito bem!
Assim vais passa a intelectual do slot: SÓ ESCREVE, NÃO ANDA..rsrs
Abraço
Augusto
Grande Augusto... quem me dera...
ResponderEliminarMas ainda não é altura :) I'll be back...
O dedo continua treinado, mas para já só o teclado manda. A seu tempo. já me dou por muito grato de conseguir dar este contributo ao hobby que não esqueci e aos amigos que ficaram.
Obrigados e abraços
Boas Mota,
ResponderEliminarCada vez que leio o teu Blog sinto-me mais ignorante...
Vou criar uma pós-graduação em Slotologia coordenada aqui pelo meu amigo Mota. Até já pensei na estrutura do curso:
1-Introdução aos Patilhões
2-Transmissões I
3-Transmissões II
4-Soldadura e Motores
5-Aerografia
6-Complementos de Escovas
7-Teoria Geral do Slot
Estás contratado....ehehe
Continua a escrever que nós continuamos a ler....
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarEstá cada vez mais uma enciclopédia este blog´slot.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Boa MIguel Guerreiro...
ResponderEliminarAchei bem interessante essa tua ideia da pós-graduação.
Interessados não vão faltar, com certeza!
Abraço
Augusto
Cuidado com as pós-graduações (eu que o diga!)
ResponderEliminarAgora falando do veículo: é um carrinho que já conhecia antes de entrar no slot, por via do tal jogo referido para a Playstation, o "Gran Turismo 2" (quantas horas...). Era só uma besta com quase 600cv, que eu fartei-me de encher de nomes feios por ser demasiado potente (claro está que só descobri depois que se podia meter o controlo de tracção - e ainda cheguei a vencer corridas sem ele!)
O carro da Ninco, não sendo o GT a abater, é bem bonito e conseguido.
Venham mais artigos dessa "pena", mister Morgado... um abraço ;)
Obrigado eu Hugo!
ResponderEliminarCertamente mais virão.
Obrigado a todos pelos incentivos a esta iniciativa do Morgado.
ResponderEliminarQuanto aos comentários do Miguel Guerreiro, simplesmente GENIAL.
Está aceite o convite para liderar esse projecto Universíades. Claro que estando o mundo cheio de nabos, será mais um "ARMADO EM Dótôr", eh, eh....
Um abraço