

No início da década de 1980, dois dos mais bem sucedidos privados da Jaguar planearm a volta da marca, a Le Mans. Tanto "Bob Tullius" dos Estados Unidos, baseado no "Group 44", como "Tom Walkinshaw" da "Tom Walkinshaw Racing", tinham vasta experiência com a mais recente versão do V12 da Jaguar e sentiram que poderiam ser um forte concorrente na recém-criada categoria do "Grupo C". Isto significaria fazer frente aos poderosos Porsches, o que parecia praticamente impossível sem algum apoio oficial e estrutural da fábrica. Surpreendentemente, este foi concedido a ambas as equipas com o "Group 44" a continuar a centrar-se na IMSA GTP American Championship e a TWR no Grupo C do Campeonato do Mundo. Esta estratégia daria duas hipoteses á Jaguar em Le Mans e rumo à glória.

A "Group 44" teve uma vantagem clara pois o seu motor Jaguar XJR-5 estava pronto no final de 1982. O carro ostentava uma monocoque de alumínio e usava o motor V12 da Jaguar como orgão preponderante. O carro estava a correr com um sucesso considerável em 1983, destacando-se a vitória na classe, em "Road Atlanta". Com um olho em Le Mans, desenvolveu-se um sistema informatizado de injecção de combustível durante o Inverno, para substituir os vulgares carburadores Weber usados anteriormente. O XJR-5 correu em Le Mans com o apoio da fábrica em 1984 e 1985, com uma vitória no segundo ano, como destaque. Havendo poucas hipoteses de uma vitória total, a atenção da Jaguar virava-se para o projeto da "TWR".





Durante a corrida, os cinco Jaguar's gradualmente abriram caminho para a frente até o primeiro carro desistir com problemas de transmissão depois de oito horas de corrida. Onze horas depois, uma junta da cabeça no segundo carro falhou. Nem tudo estava perdido com "Jan Lammers" a liderar a corrida num dos três exemplares sobreviventes. A tragédia quase aconteceu quando o carro sofreu problemas de transmissão iguais ao primeiro que desistiu, mas "Lammers", folgado de tempo, deixou o carro na quarta velocidade para completar a corrida dois minutos à frente do mais rápido dos Porsche. Se ele tivesse tentado uma mudança de velocidade, a transmissão teria morrido e com ela o sonho do sexto Jaguar vencedor de Le Mans. "Lammers" obteve a vitória em parceria com "Andy Wallace" e "Johny Dumfries".
Depois de utilizar o mesmo design de chassis de base por três anos, a "TWR" trabalhou no desenvolvimento de dois novos carros da marca para 1989, o XJR-10 e XJR-11 para IMSA e Grupo C, respectivamente. O XJR-10 conseguiu um sucesso moderado, mas com uma vitória, o XJR-11 não foi um substituto digno para o XJR-9. Especialmente em corridas longas, o motor V6 mostrou-se frágil e em 1990 o motor V12 foi trazido de volta para Le Mans. Este XJR-12 foi bem sucedido mais uma vez e obteve a sétima e última vitória da Jaguar, em Le Mans.
As regras mudaram mais uma vez e a "Jaguar Racing" retirou-se. A "TWR" ainda utilizou um dos chassis XJR-14 com motor Porsche para vencer em Le Mans em 1996 e 1997.
Caracteristicas do modelo real:
Motor Configuração: 60º V12
Localização: Central, montado longitudinalmente
Construção: Bloco e cabeça de alumínio
Cilindrada: 6,995 litros / 426,9 no cu
Valvulas: 2 válvulas / cilindro, SOHC
Injeção: Fuel Injection Zytek
Aspiração: Natural
Transmissão Chassis: arroçaria em kevlar e monocoque de fibra de carbono
Direção: Pinhão e cremalheira, assistida
Travões: Discos ventilados, de carbono
Caixa de velocidades: March / TWR 5 velocidades manual
Tração: RWD
Dimensões Peso: 881 kg / £ 1942,3
Comprimento / Largura / Altura: 4780 milímetros (188,2 a) / 2000 mm (78.7 in) / 1100 mm (43,3 in)
Performance Potencia: 750 bhp / 560 KW @ 7200 rpm
Binário: 828 Nm / 611 ft lbs @ 5500 rpm
Potencia / peso: 0,85 cv / kg
Velocidade máxima: 395 kmh / 245 mph
Maiores vitórias
* 1988 - 24 Horas de Daytona (Martin Brundle, John Nielsen e Raul Boesel em J12-C-288)
* 1988 - 24 Horas de Le Mans (Jan Lammers, Johnny Dumfries e Andy Wallace em J12-C-488)
* 1988 - Campeonato do Mundo de Sport-Protótipos Championship (Silk Cut Jaguar e Martin Brundle)Caracteristicas do minimodelo:
Motor: V12/3 21500rpm
Posição: Inline
Patilhão: Normal
Luzes: Opcional
Transmissão: RWDDe linhas indiscutivelmente fluídas e originais da época, estamos perante um modelo extremamente bem conseguido.
Esta vista demonstra bem o pormenor das rodas traseiras escondidas. Na escala real resultou numa melhor fluidez aerodinamica, já á escala 1/32... limita um pouco o trabalho do eixo traseiro. De resto, trata-se de um modelo de facil condução e ao nível do que de melhor a "Slot.It" nos disponibiliza, com um motor suave e versátil, mas poderoso.
Mais um obrigado ao Mota por ceder este maravilhos modelo da sua coleção pessoal.
Viva.
ResponderEliminarMais uma excelente peça de informação e formação para o "slot".
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Obrigado amigo Nogueira!
ResponderEliminarFaz-se o que se pode com o que se pode, e é sempre gratificante ver que se prende a atenção dos clientes do costume :)
Parabéns Morgado,
ResponderEliminarExcelente artigo para os amantes do slot e não só!
Abraço
Augusto
Boas.
ResponderEliminarExcelente artigo! e desta vens sobre um minimodelo de slot que vale mesmo a pena por na pista ;)
Um abraço.