quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O Slot ao longo DOS TEMPOS


O Cooper Climax interpretado pela "Scalextric / Superslot", desde os anos 60 do século passado até 2007. Repare-se nas formas e posições que os patilhões foram assumindo. O modelo verde até já incorpora um íman para dessa forma melhorar o comportamento em curva e um tubo de escape como elemento decorativo.

Os vulgarmente conhecidos no senso comum como "carrinhos de pista" e que actualmente assumiram a expressão anglicista de "Carros de Slot", têm sofrido uma natural evolução ao longo da sua vida. Porém, se atentarmos à quantidade temporal em causa, poderemos até julgar não terem sido sujeitos a tão grande assim, evolução.


O pormenor das jantes e dos pneus. Embora nos modelos amarelo e vermelho o molde da carroçaria ainda fosse o mesmo, é notório que houve necessidade de através de melhores pneus, aumentar as performances do carro, aproveitando ao mesmo tempo através da cromagem uma melhoria estética. No modelo verde, já todos os conceitos foram ultrapassados.


Mas esta passou por conceitos dinâmicos e disponibilização tecnológica para a execução de tão fantásticas máquinas de brincar.

Os próprio bonecos foram alvo de evolução na procura incessante de recriação de algum realismo. No Cooper amarelo, o boneca tinha uma cabeça exagerada em dimensões, passando a mais pequena no modelo vermelho e já no verde, um capacete belíssimamente bem reproduzido, bem como os braços do piloto.

Novos compósitos de borrachas para os pneus, cabos que servem de alimentação dos motores e que vão desde as palhetas até ao próprio motor, o material de que são feitas as palhetas, acessório que serve de transmissor da corrente eléctrica entre as calhas da pista até aos fios para o motor, os próprios motores, todos estes elementos evoluíram bastante. Mas também alguns conceitos, como a utilização de ímanes para além dos necessários para fazer funcionar o motor eléctrico com a finalidade de aumentar a tracção dos modelos à pista, a adaptação dos motores aos modelos através de bancadas permitindo movimentos que admitem graus de flexibilidade, formas e dimensões de patilhões, enfim, uma infinidade de elementos que através de evoluções sucessivas, acabaram por dar aquele passo em frente, que só os entendidos conseguem perceber a importância que cada pequeno pormenor tem tido ao longo dos tempos.

Mas de todos os progressos, aquele que se torna mais observável até mesmo ao senso comum é sem dúvida, a capacidade que os maquetistas tiveram através de processos muitas vezes computorizados, de fazer autênticas cópias miniaturizadas dos modelos verdadeiros. Cada vez mais abrilhantadas com inúmeros e minuciosos pormenores que muitas vezes nos confundem até, se de modelos de Slot se tratam, ou pelo contrário, estamos a lidar com um modelo estático de colecção.


Também o Ferrari 156 foi alvo de inúmeras metamorfoses, até ao pormenor da realização das jantes raiadas capazes de criar uma ilusão convincente


E é mais sobre este aspecto que trago alguns exemplos que acho importante demonstrar, através de modelos que constituíram aposta no início da história do fabricante "Scalextric" até aos dias de hoje. E pelas imagens disponibilizadas, é bem possível verificar-se até onde se chegou......

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