quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Peugeot 905 EV1 - Le Mans Miniatures


Este fabricante de origem francesa, que reproduz modelos tanto estáticos como de Slot em resina e que versa invariavelmente modelos participantes na mítica prova francesa, fazendo deste modo jus ao seu próprio nome, editou no decorrer deste ano os três participantes da Peugeot no ano de 1992. Com a Referência 132023/1M, está o modelo participante e vencedor dessa mesma edição. A todos os níveis notável, torna-se daquelas peças que rapidamente nos convencem a nunca as pôr na pista.


Embalado numa caixa de cartão de alto nível com impressão em cartão de alto brilho, proporciona também um toque mais de classe. Contudo, impraticável na maioria das nossas estantes, pois não sendo estanques ao pó, quase inviabilizam que mantenhamos esta bonita caixa com a tampa aberta. E se a tivermos fechada, lá se perde a sublime visão que se pretende obter com tão belo exemplar. Passará então talvez a solução, por retirar o modelo desta embalagem original e adaptá-lo a uma outra de formato mais corriqueiro mas mais praticável, como são as caixas da Fly ou Revell, por exemplo.


Mas tal como é apanágio deste fabricante, este Peugeot caracteriza-se pelo elevado nível de acabamentos de que se faz notar. Impressionante e de merecida cuidada apreciação, está o suporte do aileron de consideráveis proporções e que apresenta algum afastamento relativamente à carroçaria. E aqui talvez esteja o único erro detectável, pois parece-me algo exagerado esse afastamento. Mas toda aquela estrutura que vem originalmente separada do modelo, obriga-nos a um trabalhito extra e tendo sempre o merecido cuidado a que estas coisas obrigam.
Embora todo o conjunto represente uma verdadeira e autêntica obra de arte, este suporte
de aileron é de facto uma obra prima digna de um registo especial. Apesar da sua estrutura em chapas de zinco gravura, apesar disso, apresenta um grau de detalhe e rigidez surpreendente, mas claro, não convém que se teste o seu limite, pois o resultado pode resultar calamitoso.
Mas mais uma quantidade de sublimes pormenores como é o caso dos faróis frontais onde se encontram inseridos também os piscas, se mostram representados com grande nível. O conjunto das antenas, os fechos dos capôt's, as jantes, as pinças dos travões de discos, etc. Mas quanto a estes travões, apresentam o crónico e habitual erro que ainda está por ser resolvido. É que giram solidários com as rodas, o que leva a que as pinças nunca estejam com a mesma orientação. É pena, mas se atendermos a que nunca rodará, que mal faz este pormenor?

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