segunda-feira, 11 de maio de 2009

Lotus Exige - Ninco

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A minha última paixão no que aos modelos de Slot respeita - note-se, chama-se "Lotus Exige".
De produção Ninco e integrado na sua nova série "Sport", foram editados dois modelos com as referências 50517 e 50518 e cuja última referência corresponde ao modelo aqui demonstrado.
Exibindo alguns notáveis pormenores de acabamento, surpreenderam-nos positivamente. Desde uma decoração muito bem conseguida, até algumas evoluções normalmente desprezadas pelos fabricantes, como é o caso dos retrovisores numa matéria flexível que ajudará a uma maior permanência dos mesmos nos respectivos lugares, dada a maior capacidade de absorção à pancada.
No seu interior é observável algum pormenor de acabamento, com os manómetros pintados, o tablier surge também em duas cores, preto e cinzento, surge o símbolo da Lotus no centro do volante e o próprio capacete surge também já personalizado.

Também as jantes foram alvo de alguma atenção, apresentando o inserte diferenciado, apresentando-se metido para dentro nas jantes de trás e mais à superfície nas da frente, à imagem do modelo real.

Na sua traseira está muito bem representado o conjunto escape/panela, surgindo também o gancho de reboque, tudo acima do deflector aerodinâmico que aqui faz parte do próprio chassis.
Entre os stop's, uma rede permite a visualização de parte dos órgãos mecânicos, o que aumenta um certo realismo. Mas a inclusão das redes permitindo alguma transparência é um dos fortes deste modelo, surgindo ainda no capôt da frente, e na parte posterior dos guarda-lama frontais.
Um dos aspectos que nos surpreende é a sua pequenez. Modelo bastante curto, estreito na parte central e baixo, deixa-nos algo surpresos, mas ao mesmo tempo com a estranha sensação de agradabilidade.

Na frente surge também o gancho de reboque, a provar que os pormenores não foram descorados.
Mecânicamente, uma nova motorização e também uma nova cremalheira, sendo mantido o conjunto pinhão/cremalheira, em plástico e ainda um íman que pela primeira vez neste fabricante apresenta a forma rectangular. A sua localização é também sui-géneris, localizando-se entre o eixo posterior e o motor, mas também obliquamente em relação ao eixo longitudinal do modelo.

Os pneus de trás são mais largos mas todo o conjunto surge forte, isto é, tanto à frente como atrás, os pneus sobressaem da carroçaria conferindo-lhe uma imagem desagradável, mas que tem sido comum à generalidade dos modelos de slot, assim como me parecem excessivamente dimensionadas quanto ao seu diâmetro.

Nesta imagem pode verificar-se o cuidado posto na forma da antena e o belo rendilhado que constituem os pilares de suporte do aileron. Também nos pneus foram agora inseridas as letras que identificam a marca dos mesmos no modelo real, vindo a perder a palavra "Ninco" que normalmente surgia em alto-relevo.

Dinamicamente também já tive oportunidade de tirar algumas conclusões. Enquanto modelo equipado com íman torna-se muito interessante e giro de pilotar, mas quando lhe é retirado este apêndice magnético, passa a constituir um autêntico quebra-cabeças. Para que se torne guiável por certo será necessária muita arte e engenho, tarefa que ficará em aberto para os mais atrevidos.

Um último pormenor que em nada se prende com o modelo em si. A embalagem recebe agora um parafuso na base como forma de fixação do modelo, à boa forma da "Fly".

2 comentários:

  1. Viva Amigo Mota.
    Modelos aparentemente realizadores de alegrias, mas como nos clubes não querem imans...
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  2. É verdade amigo Nogueira.

    Mas aqui fica uma belíssima peça ou para colecção ou para brincadeiras caseiras.

    Um abraço

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