quarta-feira, 8 de abril de 2009

1000 Km Catalunha - Le Mans Series

.
No passado fim-de-semana realizou-se a primeira prova do campeonato "Le Mans Series", onde como principal motiva de interesse estava a participação e regresso da "Aston Martin" às competições, como forma de preparação para as "24 Horas de Le Mans", onde tem como ambição a vitória, pois seria a melhor forma de comemorar o 50º aniversário da sua última vitória na famosa e mítica prova francesa.

E que melhor forma poderia haver do que começar com uma vitória?
De facto, neste seu regresso com um modelo cujo chassis foi desenvolvido pela "Lola" e posteriormente modificado pela própria "Aston Martin".
Inscrevendo no modelo com o Nº009 o português Miguel Ramos, os bonitos carros ingleses com as cores da petrolífera "Gulf" quase conseguiam o terceiro posto final, não tivesse sido um pião do português a menos de uma hora do fim e deixando e consequência disso ir o motor abaixo, não o tendo conseguido por de novo em funcionamento, obrigando-o à desistência.

Não se pense no entanto que se tratou de uma vitória fácil, pois a vitória parecia traçada para o novo "Pescarolo" modificado. O incidente de Miguel Ramos obrigou à entrada do Safety Car que, para além de ter permitido a aproximação do Aston Martin ao Pescarolo, beneficiaram ainda do atraso deste último nas boxes num reabastecimento de última hora.
"João Barbosa" foi outro dos pilotos presentes, a convite de "Monsieur Henri Pescarolo", se bem que no modelo antigo e participante no campeonato do ano transacto. Conseguiu no entanto o sexto lugar final, muito embora sujeitos a uma penalização de duas voltas por "Bruce Jouanny" o seu colega de equipa, ter passado o sinal vermelho nas boxes.

O Porsche 997 GT3-RSR, desta vez conseguiu impor-se aos Ferrari 430 GT2

Os Audi oficiais do ano passado e entregues este ano a "Kolles", foram a desilusão da prova, ao não conseguirem andamento e tendo desistido os dois....

Na categoria LMP2, a equipa portuguesa "Quifel ASM" constituída por "Pais do Amaral / Olivier Pla", num "Ginetta Zytek GZ09S", classificou-se em segunda na classe e 8º da geral,
embora tivesse indiscutivelmente sido o mais rápido da sua classe, sobretudo quando Olivier Pla se encontrava ao volante. Viram-se obrigados a renegar o primeiro posto por um problema mecânico que os atrasou.
A próxima prova agendada deste campeonato são os "1000 Km de Spa", na Bélgica em 10 de Maio.
.

4 comentários:

  1. Oi Mota,
    Acho as provas de resitência espectaculares, tanto as reais como as de slot. Estas últimas tem a particularidade de fomentar o convívio dos participantes e funciona como uma espécie de encontro, normalmente anual, entre os vários slotistas de determinada zona. Obriga também que várias pessoas com formas de estar diferentes tenham que se sobrepor e trabalhar para um objectivo comum. É, sem dúvida, uma experiencia agradável e enriquecedora....
    Abraço
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Olá caríssimo Augusto...

    As provas de resistência exerceram sempre sobre mim, um fascínio desmesurado. Tal como dizes também, tanto nas provas reais como nestas, a brincar. Só que enquanto nas reais as participações passam por meros sonhos, nestas podemos mesmo brincar. E o convívio que tudo isso gera, ultrapassa de facto o ambiente individualizado com que normalmente nos confrontamos.
    O convívio passa a ser outro, o número de participantes normalmente multiplica-se, enfim, uma infinidade de predicados de que muito sentimos falta.....

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Embora só constem duas resistências de 6 horas do meu "currículo", posso dizer que deixaram bastantes saudades, é algo de realmente diferente. Será talvez aquele factor que o Augusto apontou, do ter pilotos que sao sempre diferentes entre si a trabalhar num só carro... e eu sinto mais esse aspecto, uma vez que sou quase sempre "obrigado" a entregar a condução do carro a meio da hora eheheh (este é o lado mais realista, parece as mudanças de pilotos em Le Mans)


    Cheguei a propor na altura em que havia provas regulares de um só campeonato a realização de uma resistência no final, com o regulamento técnico do campeonato. Pelo menos seria uma forma de trazer de novo à pista aquelas pessoas que abandonam as últimas provas do campeonato por estarem no fundo da tabela.

    ResponderEliminar
  4. Olá Hugo.

    Não me parece que sejam tantos assim os casos que mensionas. Parece-me mais, é que as resistências trazem gente que não participa com regularidade nas provas dos campeonatos...

    Um abraço

    ResponderEliminar