No passado fim-de-semana realizou-se a primeira prova do campeonato "Le Mans Series", onde como principal motiva de interesse estava a participação e regresso da "Aston Martin" às competições, como forma de preparação para as "24 Horas de Le Mans", onde tem como ambição a vitória, pois seria a melhor forma de comemorar o 50º aniversário da sua última vitória na famosa e mítica prova francesa.
E que melhor forma poderia haver do que começar com uma vitória?
De facto, neste seu regresso com um modelo cujo chassis foi desenvolvido pela "Lola" e posteriormente modificado pela própria "Aston Martin".
Inscrevendo no modelo com o Nº009 o português Miguel Ramos, os bonitos carros ingleses com as cores da petrolífera "Gulf" quase conseguiam o terceiro posto final, não tivesse sido um pião do português a menos de uma hora do fim e deixando e consequência disso ir o motor abaixo, não o tendo conseguido por de novo em funcionamento, obrigando-o à desistência.
Não se pense no entanto que se tratou de uma vitória fácil, pois a vitória parecia traçada para o novo "Pescarolo" modificado. O incidente de Miguel Ramos obrigou à entrada do Safety Car que, para além de ter permitido a aproximação do Aston Martin ao Pescarolo, beneficiaram ainda do atraso deste último nas boxes num reabastecimento de última hora.
"João Barbosa" foi outro dos pilotos presentes, a convite de "Monsieur Henri Pescarolo", se bem que no modelo antigo e participante no campeonato do ano transacto. Conseguiu no entanto o sexto lugar final, muito embora sujeitos a uma penalização de duas voltas por "Bruce Jouanny" o seu colega de equipa, ter passado o sinal vermelho nas boxes.
Os Audi oficiais do ano passado e entregues este ano a "Kolles", foram a desilusão da prova, ao não conseguirem andamento e tendo desistido os dois....
Na categoria LMP2, a equipa portuguesa "Quifel ASM" constituída por "Pais do Amaral / Olivier Pla", num "Ginetta Zytek GZ09S", classificou-se em segunda na classe e 8º da geral,
embora tivesse indiscutivelmente sido o mais rápido da sua classe, sobretudo quando Olivier Pla se encontrava ao volante. Viram-se obrigados a renegar o primeiro posto por um problema mecânico que os atrasou.
A próxima prova agendada deste campeonato são os "1000 Km de Spa", na Bélgica em 10 de Maio.
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Oi Mota,
ResponderEliminarAcho as provas de resitência espectaculares, tanto as reais como as de slot. Estas últimas tem a particularidade de fomentar o convívio dos participantes e funciona como uma espécie de encontro, normalmente anual, entre os vários slotistas de determinada zona. Obriga também que várias pessoas com formas de estar diferentes tenham que se sobrepor e trabalhar para um objectivo comum. É, sem dúvida, uma experiencia agradável e enriquecedora....
Abraço
Augusto
Olá caríssimo Augusto...
ResponderEliminarAs provas de resistência exerceram sempre sobre mim, um fascínio desmesurado. Tal como dizes também, tanto nas provas reais como nestas, a brincar. Só que enquanto nas reais as participações passam por meros sonhos, nestas podemos mesmo brincar. E o convívio que tudo isso gera, ultrapassa de facto o ambiente individualizado com que normalmente nos confrontamos.
O convívio passa a ser outro, o número de participantes normalmente multiplica-se, enfim, uma infinidade de predicados de que muito sentimos falta.....
Um grande abraço
Embora só constem duas resistências de 6 horas do meu "currículo", posso dizer que deixaram bastantes saudades, é algo de realmente diferente. Será talvez aquele factor que o Augusto apontou, do ter pilotos que sao sempre diferentes entre si a trabalhar num só carro... e eu sinto mais esse aspecto, uma vez que sou quase sempre "obrigado" a entregar a condução do carro a meio da hora eheheh (este é o lado mais realista, parece as mudanças de pilotos em Le Mans)
ResponderEliminarCheguei a propor na altura em que havia provas regulares de um só campeonato a realização de uma resistência no final, com o regulamento técnico do campeonato. Pelo menos seria uma forma de trazer de novo à pista aquelas pessoas que abandonam as últimas provas do campeonato por estarem no fundo da tabela.
Olá Hugo.
ResponderEliminarNão me parece que sejam tantos assim os casos que mensionas. Parece-me mais, é que as resistências trazem gente que não participa com regularidade nas provas dos campeonatos...
Um abraço