quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Coisas de outro mundo - CMC

Este belo Mercedes que outrora fora pilotado pelas lenda do automobilismo "Stirling Moss" e
"Juan Manuel Fangio" e excelentemente reproduzida pelo fabricante de modelos à escala 1/18 CMC, merece da minha parte uma abordagem sintética mas elucidativa, da maravilha que constitui enquanto peça de colecção.

Para além dos pormenores facilmente observáveis exteriormente, como os rebites e as jantes raiadas por exemplo, deitando-se o olho clínico ao cockpit, ressalta com facilidade o efeito de madeira polida do volante, os manómetros, o pormenor do banco em pele autêntica e o tecido do banco do piloto genuinamente requisitado à Mercedes.

Mais alguma atenção ao seu interior e começa a ser perceptível toda uma estrutura tubular que constituía estas máquinas e maravilhosamente encobertas por uma carroçaria de linhas fluídas e futuristicamente aerodinâmicas. Mais uns quantos pormenores de cablagens e tubagens são observáveis.

Aquando da abertura do capôt, ficamos absortos pela quantidade de pormenores e realismo observável. No bloco do motor e na carroçaria, as placas com os respectivos números de série, coisa perfeitamente irreal a esta escala, mas estão lá.

E para quem tiver a coragem necessária para retirar a carroçaria, pois esta hipótese está pensada pelo fabricante e é real, então aí, a boca por certo ficará aberta de tanto pasmo. Está lá tudo. Toda a estrutura tubular supremamente representada.

Mas como esta máquina servia apenas para tentar e ganhar provas, as suas deslocações eram feitas em cima de um camião especificamente desenvolvido pela Mercedes para esse efeito. E também este foi obra do mesmo fabricante "CMC". E também aqui, o rigor do pormenor está lá para os mais atentos e curiosos. De difícil acesso, o motor encontra-se debaixo de uma tampa mesmo por trás da cabine. Após aberta, surge aos nossos olhos. Mais para trás um pouco, outra tampa amovível pode ser retirada, onde nos surgem mais alguns pormenores entre os quais, a bateria "BOSH".

Ao abrirem-se as portas, uma vez mais bancos em pele e tecido genuínos e todo um interior detalhado. E tão detalhado que a própria chave se encontra na ignição, com o respectivo duplicado pendurado. Incrível.
Os ganchos de apoio das pranchas que servem de rampa para a subida e descida dos carros, encontram-se um de cada lado, sobre as rodas suplentes. As pranchas, deliciosamente presas com ganchos metálicos e cabedal, são amovíveis.

E como se complementam e são de perfeito encaixe um no outro, as duas obras de arte formam um surpreendente conjunto que jamais passará despercebido.

Delicioso conjunto que peca apenas pelos €'s necessários para a sua aquisição, mas de surpreendente resultado visual.

Depois de se conseguir materializar esta união de dois históricos modelos, bastará que como se diz em culinária, que se ponha a cereja em cima do bolo, ou seja, colocá-los no local privilegiado da estante da sua colecção.




Sem comentários:

Enviar um comentário