terça-feira, 2 de dezembro de 2008

MG Vanquish - Uma marca desaparecida

MG Vanquish foi uma marca espanhola nascida através da dissidência de alguns elementos que trabalhavam na "Scalextric/SCX". Conseguiram um feito notável nos modelos de slot, que foi a produção de modelos dotados de capacidade de fazer diferencial no eixo de tracção. Surpreendente sem dúvida pois o sistema funcionava mesmo e na perfeição.
O comportamento dos modelos em pista era agradavelmente dócil, proporcionando uma condução macia, anulando de certo modo a tendência das derrapagens tão típicas no slot. Porém, alguns aspectos menos conseguidos, acabaram por ditar o insucesso destes tão promissores modelos.

A primeira referência menos positiva, prendia-se com a escala a que os modelos foram produzidos, fugindo a olhos vistos da tão típica 1/32 que rege este mundo.
O segundo ponto menos agradável prendeu-se com o preço, que se situava um pouco acima da generalidade dos modelos concorrentes, mas atendendo à inovação, lá se iam vendendo.

Terceiro ponto a ponderar, tinha a ver com a aposta nos modelos escolhidos. Tratando-se sobretudo de modelos clássicos mas participantes dos campeonatos americanos como eram os casos dos modelos Can-Am, pouca afinidade prendeu os europeus a estes modelos. Ainda houve uma incursão pela Formula 1 na tentativa de uma salvação desesperada, mas sem êxito porque houve ainda outro aspecto mais grave. O sistema de diferencial utilizado era perfeito, mas só enquanto durava. De resistência diminuta, a durabilidade do sistema foi de facto o "Calcanhar Daquiles". Ainda se procedeu a um melhoramento do sistema, sem qualquer benefício prático.

E como última hipótese ainda se recorreu a séries especiais para competição, com modelos aligeirados. E de facto ainda prometerem, mas foi ditado claramente o insucesso, pela falta de fiabilidade que se tornou insolúvel.
Entretanto sofreu um revés jurídico, tendo mesmo perdido parte do nome, passando a chamar-se apenas "MG".
Foi pena, pois na minha opinião, foi das inovações que mais prometeram e com mais mérito que surgiram no nosso pequeno mundo.

Como nota positiva devo mencionar também o lançamento do Lotus 72D de Formula 1 que proporcionou o primeiro título a um brasileiro no ano de 1972, Emerson Fittipaldi.
Também o Lola T-260, foi um modelo que com o seu exagerado aileron frontal fez história, pelas mãos do também ex-campeão do mundo de Formula 1, Jackie Stewart.
Este "MG Special" que nesta fase já perdera a palavra "Vanquish", fazia parte dos modelos especiais para a competição.




Sem comentários:

Enviar um comentário