segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Colecção "Jagermeister" - Hugo Figueiredo

INTRÓITO
"Sendo este um Blog dedicado sobretudo ao "mundo do slot", e fazendo também parte dos interesses e comunhão de interesses do clube "GT Team Slot Clube", está aberta obviamente á panóplia de interesses que possam ser repartidos pelas pessoas que o constituem.
É pois este artigo o resultado e o primeiro da autoria de um elemento da nossa comunidade clubística, que não eu, a elaborar o texto que abaixo se transcreve e que muito todos nós deveremos agradecer, pela exploração de novas temáticas.
Estamos-te todos gratos pela iniciativa de conseguir dar vida a algo que muito te dirá.
Muito obrigado Hugo e continuamos a contar com a tua capacidade e conhecimentos para a exploração de outros temas, até de índole científica...... ".
















Bem-vindos à primeira de uma série de rubricas onde tento apresentar em detalhe os meus modelos da colecção “Jagermeister”. Para começar escolhi a marca mais representada nesta colecção, a BMW, por isso, aqui vai o primeiro dos…

The BMW files

BMW Files” nº1… o BMW M3 E30

Nesta primeira rubrica vou mostrar em detalhe dois modelos de uma assentada. Note-se precisamente que o BWM M3 E30 é o único “repetente” na minha colecção, mas serão estes modelos idênticos? Talvez não, vamos ao jogo do “encontre as n diferenças”

A tão conhecida Fly decidiu agraciar-nos não somente com um BMW M3 da Jagermeister, mas sim com 2 belos exemplares do M3 E30 que disputou o DTM nos finais da década de 80 e princípios de 90. Mas antes que se pudesse supor que a Fly iria lançar 2 modelos com “o mesmo molde, outra pintura”, eis que estamos perante uma agradável surpresa… embora ligeiras, essas diferenças existem.

Começando pelo mais antigo (em cronologia), temos o BMW M3 E30 de Mário Ketterer que disputou a temporada do DTM em 1988. Modesta participação, como os 2 pontos obtidos por este piloto o podem comprovar. O outro modelo é posterior em 4 anos (1992) e pertence à série da Fly “Bikers in Cars”, alusiva aos automóveis pilotados às mãos de quem está mais habituado às duas rodas… O piloto foi Wayne Gardner, com o carro que disputou a prova de Hockenheim (no entanto esta seria a segunda participação do piloto no DTM, uma vez que havia participado na ronda anterior em Nurbürgring).

Um primeiro olhar aos dois modelos a par, repara-se imediatamente na diferença da cor dos interiores, com um interior azul a contrastar bem com o laranja do conhecido “sponsor” no modelo de 88, ao passo que o de 92 vem pintado num pouco original laranja. Um olhar ainda mais atento repare nas cores diferentes dos retrovisores, mas a peça é idêntica. Um pormenor de saudar é a diferente disposição dos “logos” da Jagermeister. Se bem que partilhando a mesma posição em alguns pontos, o aspecto é bem diferente. Nota “mais” para a Fly por não ter caído na tentação fácil de copiar de um para outro. O modelo de 92 exibe faixas verdes no topo do pára-brisas e vidro traseiro, o que vem a cortar um bocado com o tom laranja do modelo.

Apesar de ser fácil para a Fly, saúda-se também o recurso a jantes diferentes nos dois modelos… não pude confirmar por não dispor de fotografias dos modelos reais:




Seguindo ao longo dos modelos, passamos agora ao piloto, que também foi alvo da atenção da Fly, que utilizou dois modelos diferentes. Mário Ketterer recebe um capacete integral com viseira escura, mas o “motard” Wayne foi contemplado com um capacete aberto (talvez por ser ele o piloto da série especial), onde a Fly se esmerou em criar um “design” particular para este. No entanto o capacete é diferente do que Wayne Gardner exibe no cartão que acompanha o modelo.


Pode-se ainda verificar novamente a diferença no “logo” lateral, bem diferentes de um modelo para o outro. O “logo” exibido no tejadilho é também diferente.

Continuando o nosso olhar comparativo, atinge-se aquela que será a principal diferença, o “aileron” traseiro:




Com isto termina a 1ª parte da visita ao cantinho BMW da minha colecção… continuem a seguir os “BMW files…”

Sem comentários:

Enviar um comentário