quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Porsche GT3 - Interpretação

O Porsche 911 GT3 da última geração, suscitou a atenção de vários fabricantes como a "Scalextric/SCX", "Auto Art", "Ninco", "Scalextric/Superslot" e "Carrera".

Versarei no entanto apenas a reprodução dos dois primeiros mencionados, por terem reproduzido exactamente a mesma versão, aquela produzida pela própria Porsche e que serviu de modelo de apresentação para o seu troféu mono marca, de nome oficial "Carrera Cup".

Nas duas primeiras fotos, pode observar-se o modelo real, com as suas esplendorosas linhas agressivas.



Em baixo, já imagens do modelo de produção "Scalextric/SCX", em que parte da agressividade do modelo real se perde, pela incapacidade de reproduzir aquele aspecto que tão bem fica, de modelo rebaixado, com o conjunto jante/pneu a entrarem pelas cavas das rodas dentro.

De razoável reprodução geral, encontra no conjunto das rodas a pior representação, com as jantes algo mal conseguidas o que acaba por lhe conferir um aspecto menos agradável.Numa observação através da traseira, fica-nos a ideia de que se encontra algo exagerado em termos e altura, quando na mente temos retida uma imagem de carro lapa, baixo e largo. Mas nesta observação, fica-nos exactamente a sensação contrária.
Nas imagens de baixo poderemos já observar a interpretação dada pela "Auto Art". Ainda mais nos fica a ideia de carro tractor, de tão alto que se encontra. Mas é verdade que mais nos cativa com o seu acabamento requintado, a finura dos acabamentos.

Visto de frente, continua a transmitir a mesma ideia de carro de calças arregaçadas, que não ajuda em nada, nem ao comportamento nem à estética do modelo.

Persiste ainda a mesma desagradável sensação, quando observado também deste ângulo traseiro. Note-se também agora que a posição do aileron se encontra excessivamente inclinado.
Repare-se agora no pormenor que na minha análise é sem dúvida o ponto mais forte deste fabricante neste modelo Porsche específico. O pormenor das jantes. De magnífica reprodução, com o aro cromado e o miolo em cor de alumínio, confere um soberbo acabamento, melhorado ainda com outra magnifica reprodução do sticker da "Michelin" no próprio pneu.Numa análise por mim feita aos dois modelos, aprecio mais a realização do fabricante espanhol, apesar do requinte alemão. Parece-me melhor conseguido globalmente, com a ainda questão dinâmica em que é de comportamento muito mais são o da "Scalextric/SCX".
Se não fossem as jantes......teríamos provavelmente um Porsche brilhante de "nuestros hermanos".
Em baixo, o mesmo modelo mas o oficial da Porsche para participação no mesmo troféu e que a "Scalextric/SCX" também já reproduziu na sua série "Pro" e que infelizmente, a realização das jantes para esta série ainda tornou o modelo mais ridículo.

Sem comentários:

Enviar um comentário