Os treinos estavam marcados para as 9:30 e a prova teria início cerca de 11:30, e na questão de horários os Ingleses são mesmo rigorosos. Pensei eu cá comigo:
- De casa até à pista deve demorar cerca de uma hora, portanto vou sair lá pelas 8:45, e ainda tenho tempo de sobra para treinar.
Engano meu! Logo de caras, dei com a estação do metro perto da minha casa fechada. Meti-me à espera do autocarro para seguir até Liverpool Station e tá que espero quase 15 minutos. Mais os 15 minutos da viagem até lá chegar e já meia hora se tinha perdido.
Já em Liverpool Station tive que apanhar a linha Metropolitan, mas logo na primeira estação a seguir o metro pára. Tínhamos todos que trocar de linha, porque obras de manutenção impediam que o metro seguisse em frente. Foram mais 15 minutos perdidos até chegar à estação de King’s Cross, onde teria que trocar de metro outra vez. Mais quinze minutos à espera e nada. Resolvo então apanhar a linha Circle até Baker street (aquela onde “viveu” o Sherlock Holmes), que pelo menos deixava-me a meio do caminho. De lá, finalmente consegui apanhar o metro para Hillingdon. Só que daí ainda tinha mais meia hora de metro de superfície pelo caminho. Finalmente ao chegar ao meu destino, e já eram quase onze horas, ainda tinha 15 minutos para andar a pé com um frio de rachar. Com esta aventura toda, cheguei ao clube com quase duas horas de atraso, e mal deu para treinar a pista.
Os treinos são divididos em intervalos de três minutos, sendo que temos de sair e dar a vaga para o próximo. Só consegui treinar 6 minutos em apenas duas das seis calhas. Felizmente o traçado era relativamente fácil de aprender, mas mesmo assim tinha algumas zonas um bocado traiçoeiras.
Aderentes é coisa que não falta
A prova seria disputada com os Porsches 956 da Slot.it, com uma preparação relativamente boa, tendo-se revelado bastante seguros e resistentes. Sem quase tempo para respirar, sou logo chamado para correr a primeira manga inaugural. E para minha surpresa já na segunda volta estava na frente, e a marcar voltas mais rápidas umas atrás das outras.
No fim das 20 voltas cruzo a linha de meta em primeiro, mas a m∑ΩM@ do computador tinha encravado a meio da manga, e só tinha marcado os tempos dos dois primeiros. A manga teria que ser repetida… Fiquei lixado…Inconformado com a história, não consegui manter a mesma concentração e saí algumas vezes. Mesmo assim deixei a minha marca com a volta mais rápida (6,03 s) que só seria batida meia hora mais tarde. Mas o tempo final não era grande coisa, e tinha ficado em segundo.
A partida, antes e depois....
Nas duas fotos acima, nota-se o pormenor da largada, que é dada já com a corrente da pista ligada. Só após as luzes se apagarem é que se pode acelerar, senão a corrente é desligada e o carro fica retido na linha de largada durante alguns segundos como penalização por falsa partida. Aqui podem também ser vistos os diferentes tempos de reacção dos pilotos.
A prova foi-se desenrolando rapidamente, e a prestação dos pilotos de Burnt Oak foi melhorando a cada manga. Após todos os pilotos terem corrido nas seis calhas, é eliminado o pior tempo de cada um, e somados os tempos das melhores calhas.
Na classificação geral o vencedor da etapa foi Matt Bryce a correr pelo Middlesex & Herts Scalextric Club. Este piloto tem revelado um ritmo de excelentes resultados, estando neste momento à frente da classificação geral com três vitórias, um segundo e um terceiro lugar. Logo atrás dele estão Trevor Fox e Marc Abbot de Burnt Oak Slot Car Club.
Burnt Oak Slot Car Club tinha quatro pilotos entre os primeiros doze classificados, sendo que eu tinha ficado de fora das finais por cerca de 18 segundos. A inexperiência com a pista e com os Porsches 956 e um pouco de nervosismo em algumas calhas, fizeram-me despistar várias vezes, e ditaram o meu afastamento das finais. Na tabela abaixo estão as posições de todos os pilotos, sendo que os de Burnt Oak estão assinalados a vermelho. Infelizmente o nosso clube perdeu a liderança na tabela de clubes, estando agora a sete pontos do líder que é o Finchley Manor Scalextric Club. Mas as coisas não ficarão assim e a nossa equipa vai fazer de tudo para recuperar a liderança e ganhar o troféu pelo segundo ano consecutivo. Eu também espero melhorar a minha performance e voltar a marcar pontos para o clube, uma vez que só os 4 melhores classificados de cada clube é que pontuam para o campeonato de clubes.
Classificação final da 5ª prova da Champions League
Pos /Nome /Melhor Volta /Melhor Tempo/ Tempo Total
1º / matt b / 05.92 / 02:01.50 / 10:34.18
2º / squidy c / 05.97 / 02:05.65 / 10:39.04
3º / keith f / 05.89 / 02:07.02 / 10:48.66
4º / nobby n / 06.03 / 02:04.88 / 10:48.98
5º /marc a / 06.12 / 02:06.90 / 10:52.65
6º / spongey s / 05.80 / 02:03.84 / 10:55.98
7º / trevor f / 06.02 / 02:04.65 / 10:56.74
8º / ian f / 05.95 / 02:02.06 / 10:58.23
9º / martin d /06.05 / 02:04.44 / 10:59.26
10º /russel t / 06.04 / 02:04.90 / 10:59.47
11º / nic p / 06.11 / 02:08.55 / 11:00.23
12º / jon white / 06.06 / 02:07.04 / 11:02.40
13º / wayne w / 06.17 / 02:08.14 / 11:07.23
14º / john under / 05.75 / 02:07.04 / 11:11.66
15º / rui costa / 06.03 / 02:14.38 / 11:20.71
16º / vince b / 06.14 / 02:10.76 / 11:23.07
17º / alan h / 06.23 / 02:12.71 / 11:26.63
Na segunda fase da prova, os 12 melhores classificados, são divididos em duas mangas de 6, sendo que os melhores classificados têm a preferência na escolha da calha para correrem uma única vez mais 30 voltas. Daí saem os três primeiros classificados de cada manga, que se enfrentam numa grande final. Nesta pista, uma vez que não havia ponte para inversão das calhas, a preferência era claramente pela calha mais interna (verde).
Esta final já não conta pontos para o campeonato, mas quem ganhar leva para casa um carro de slot à escolha, dentro daqueles colocados à disposição dos participantes pelo fornecedor. O vencedor desta grande final foi Chris Squiddy, piloto do Finchley Manor Scalextric Club.
FInais da 5ª Prova da Champions League
Posição / Nome / Calha / Melhor Volta / Tempo Corrida
1º / squidy c / Verde / 05.90 / 03:03.14
2º / matt b / Branca / 06.05 / 03:06.56
3º / nobby n / Castanha / 06.03 / 03:20.08
4º / keith f / Azul / 06.22 / 03:25.20
5º / trevor f / Vermelha / 06.45 / 03:25.92
6º / ian f / Amarela / 06.42 / 03:32.87
Um abraço a todos que seguem estas reportagens e o blog do GT Team.
Rui Costa
Londres
Agradecimentos ao Marc Abbot pelas fotos e tabelas com resultados finais.
Thanks Marc Abbot for the photos and the tables with the final results.
Caro Rui Costa.
ResponderEliminarComo já te transmiti, isto tem andado dificílimo.
Já foi uma vitória publicar isto tal como está.
à medida do possível vou refinando este artigo. É que não consegui mesmo fazer melhor, pá. Tal como dizes, está uma M&#d$.....
Um abraço e desculpa
Yes - it has to be said that poor Rui failed to score points this time because of his shortage of practice. However, he didn't come last which is the main thing!!! (There were 29 drivers in total).
ResponderEliminarNext year we are thinking of changing the rules slightly so that drivers that finish between 13th and 24th place will also have a chance to win a car - this will help keep the spirits up of drivers that don't usually win anything.
As Rui says, the final round will be on the old West London track, which has some history - for a number of years it was used to host The British Grand Prix with competing drivers from Belgium, France, Spain and obviously Great Britain too (I don't remember any Portuguese drivers, but I could be wrong) . It is now quite bumpy, but is still VERY fast and demanding and hopefully Rui will master the track with plenty of practice before the races start!
Thank you all for taking an interest in this series and looking out for Rui's exploits in a foreign land.
Marc Abbott
Sim - mas é preciso dizer que o pobre Rui não conseguiu marcar pontos neste momento, devido à sua falta de prática. No entanto, ele não veio última que é a principal coisa! (Houve 29 pilotos no total).
No próximo ano estamos a pensar em mudar as regras um pouco assim que os motoristas que terminar entre 13 e 24o lugar também terá uma chance de ganhar um carro - isso irá ajudar a manter os espíritos de drivers que normalmente não ganhar nada.
Como diz Rui, a etapa final será no velho Oeste Londres via, que tem alguns antecedentes - para um número de anos que foi utilizado para hospedar O British Grand Prix com concorrentes motoristas da Bélgica, França, Espanha e Grã-Bretanha, obviamente, também ( Não me lembro qualquer Português motoristas, mas posso estar errado). Agora, é muito acidentado, mas ainda é muito rápido e exigente, e esperemos que Rui irá dominar a pista com muita prática antes de começar as corridas!
Obrigado a todos por ter um interesse por esta série e olhando para fora para Rui's explore em uma terra estrangeira.
Marc Abbott
Se calhar um dos problemas foi a introdução de tabelas, e talvez seja melhor enviar-te os ficheiros das tabelas como imagens.
ResponderEliminarVai facilitar a leitura dos resultados, que está um bocado complicada.
Viva Rui Costa.
ResponderEliminarÉ de facto verdade que me simplificava o trabalho se as tabelas viessem em imagem, mas o problema mesmo, prendeu-se com a NET. Anda complicado em todo o lado. Não sou só eu a queixar-me, mas se poderes, da próxima, agradeço que venham como image.
Um abraço Rui e uma vez mais, obrigado pelo excelente trabalho .