Enviadas pelo associado Augusto Amorim, o meu "Jeepster" que preparei para o "Porto-Dakar", com carroçaria da "Cursa Models" e um chassis totalmente desenvolvido por mim, em que tinha como característica principal e que o distingue dos demais TT's, o modo como faz a sua tracção. O ataque pinhão/cremalheira é feito directamente ao eixo anterior, sendo depois transmitida ao eixo de trás por correias. Desse modo pretendia-se que o eixo de trás tivesse menos potência que o eixo da frente e este por seu lado poderia disponibilizar toda a tracção possível, levando a que a traseira escorregasse menos que os demais adversários.
O sistema de suspensão trabalhava na vertical e estando todo o conjunto "berço do motor/eixo da frente" solidários, com a basculação de todo este conjunto a fazer-se num só ponto e à retaguarda e nos dois amortecedores à frente, acabava por ser muito mais eficaz que nos sistemas convencionais.
Infelizmente o calcanhar de Aquiles de todo o conjunto não foi resolvido e prendeu-se com o sistema de basculação do patilhão. Foi um verdadeiro quebra-cabeças e foi o que definiu o fracasso do conjunto. Ainda hoje está sem solução, mas enfim, foi uma bela tentativa, já que até a própria carroçaria havia sido criteriosamente seleccionada, para se tornar um êxito.
Mas infelizmente, ainda à nabos que se julgam bons.
Augusto, um grande abraço e muito obrigado.
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