E foi com a presença de nove participantes, onde se fizeram notar ainda as ausências de Paulo Mendes e Emídio Peixoto por exemplo, que se realizou esta quarta jornada do Campeonato Nascar.
E como também tem sido hábito, a luta pelo primeiro lugar foi uma constante.
Mas para a qualificação que decorre numa única volta lançada, uma vez mais Nuno Aguilar mostrou os seus dotes de rapidez pura, batendo toda a gente e demonstrando que ali estava para a continuação de um domínio avassalador.
Na primeira manga ficavam Paulo Oliveira na melhor posição, seguido de Cristiano Vilas Boas numa boa prestação na qualificação, o seu pai Filipe Vilas Boas, António Maia e a fechar, o estreante Jorge Borges, com algumas mas naturais dificuldades em dominar estas máquinas diabólicas.
Dada a partida, António Maia e Paulo Oliveira dão o mote para a cadência a seguir e ficam ambos a discutir o primeiro posto, enquanto Filipe Vilas Boas perde uma volta para ambos. Cristiano impõe-se com alguma naturalidade a Jorge Borges. E a classificação conseguida na primeira calha mantém-se até ao fim, pois Filipe Vilas Boas comete alguns erros que o fazem perder terreno para os da frente e o Cristiano Vilas Boas por momentos vê perigar o seu lugar, já que o estreante Jorge Borges foi melhorando a sua performance.
Para a segunda manga, se bem que recordando a pressão que Rui Mota havia imposto na jornada anterior, esperava-se que Nuno Aguilar viesse a impor ritmo que intimidasse o adversário. Porém, embora Nuno Aguilar tenha vencido a primeira das calhas, imputando a pressão ao seu adversário, Rui Mota manteve-se muito forte de início ao fim, estabelecendo logo na abertura o melhor registo da prova. E aí, o segundo bónus já iria para a carteira de Rui Mota. Mas, afinal ninguém desarmava e tanto Miguel Amorim como Francisco Matos teimavam em não deixar que a concorrência fugisse e mantinham-se também ambos na luta. Na calha seguinte, apenas Francisco Matos perde uma volta enquanto os três da frente repõem uma igualdade enervante para qualquer deles. Nuno Aguilar acusa a pressão e muito embora estabeleça o seu melhor registo na terceira calha, comete alguns erros que o atrasam e Rui Mota aproveita para se distanciar ligeiramente da concorrência. Francisco Matos também não aguenta o ritmo imposto e irremediavelmente começa a gravar o seu nome no quarto lugar. E enquanto Rui Mota obtém uma vitória categórica na pista e também nos bónus, Nuno Aguilar e Miguel Amorim só na última calha conseguem definir quem se classifica no segundo posto, cabendo este a Nuno Aguilar, depois de muita pressão provocada de início por Rui Mota e depois por este regressado Miguelito.
E na classificação final, os dois bónus conseguidos por António Maia, quase roubavam o quarto lugar final a Francisco Matos, cifrando-se a diferença em menos de uma volta.
Classificação na Prova
1º - Rui Mota - 137 Voltas
2º - Nuno Aguilar - 133 Voltas
3º - Miguel Amorim - 132 Voltas
4º - Francisco Matos - 129 Voltas
5º - António Maia - 126 Voltas
6º - Paulo Oliveira - 123 Voltas
7º - Filipe Vilas Boas - 115 Voltas
8º - Cristiano Vilas Boas - 96 Voltas
9º - Jorge Queirós - 94 Voltas
Classificação no Campeonato
1º - Nuno Aguilar – 95 Pontos
2º - Rui Mota – 82 Pontos
3º - Francisco Matos – 52 Pontos
4º - José Pedro – 45 Pontos
5º - António Maia – 43 Pontos
6º - Filipe Vilas Boas – 41 Pontos
7º - Matos Sénior – 39 Pontos
8º - Cristiano Vilas Boas – 32 Pontos
9º - Paulo Mendes – 23 Pontos
10º - Paulo Oliveira – 21 Pontos
11º - Emídio Peixoto – 9 Pontos
12º - Jorge Borges – 7 Pontos
13º - Raquel Peixoto – 6 Pontos
Os bónus de cada piloto:
Rui Mota – Maior número de voltas na calha amarela – 24 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha vermelha – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha branca – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha preta – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida da prova – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida da segunda manga – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha azul – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha amarela – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha verde – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha branca – (1 Volta de Bónus)
Vencedor da segunda manga – (1 Volta de Bónus)
Total bonificação – 11 + 137 = 148 Voltas
Nuno Aguilar – Maior número de voltas na calha verde – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha branca – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida da qualificação – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha vermelha – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha preta – (1 Volta de Bónus)
Total bonificação – 5 + 133 = 138 Voltas
Miguel Amorim – Maior número de voltas na calha azul – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Total bonificação – 1 + 132 = 133 Voltas
António Maia – Vencedor da primeira manga – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida da primeira manga – (1 Volta de Bónus)
Total bonificação – 2 + 126 = 128 Voltas
Parabens.
ResponderEliminarCumprimentos de
J.C.Nogueira
Caro Nogueira.
ResponderEliminarMuito obrigado pelos parabéns. Confesso que já tinha saudades duma vitóriazinha.
Cumprimentos
Nesta prova infelizmente nao pude participar.
ResponderEliminarMas agora nas duas ultimas provas nao falto nenhuma, e vou tentar tar mais concentrado, e quem sabe se o francisco matos faltar talvez eu chegue ao 3º lugar
Viva Zé Pedro.
ResponderEliminarDe facto a tua ausência notou-se e foi pena por teres perdido terreno.
Faz uma força para recuperar pontos...
Um abraço