segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Campeonato Nascar (4)

Rui Mota desta feita venceu mesmo e convenceu. Nuno Aguilar ocupou o segundo posto, enquanto o regressado Miguel Amorim brilha e sobe ao pódio.

A quarta prova deste campeonato teve uma vez mais o dom de atrair iniciados, tendo sido o caso de Jorge Borges em estreia absoluta em competições, com a agravante de ter sido também a primeira vez que rolou neste traçado. Outra agradável surpresa foi a presença de Miguel Amorim. Este jovem piloto que tão boas referências deixou nesta pista, por razões que a razão desconhece, tem-se mantido há já bastante tempo afastado deste mundo.
Uma bela perspectiva da pista e grelha de partida.

E foi com a presença de nove participantes, onde se fizeram notar ainda as ausências de Paulo Mendes e Emídio Peixoto por exemplo, que se realizou esta quarta jornada do Campeonato Nascar.
E como também tem sido hábito, a luta pelo primeiro lugar foi uma constante.
Mas para a qualificação que decorre numa única volta lançada, uma vez mais Nuno Aguilar mostrou os seus dotes de rapidez pura, batendo toda a gente e demonstrando que ali estava para a continuação de um domínio avassalador.
Os participantes da primeira manga, denotaram boa disposição, pelo menos na hora da partida.
O segundo tempo foi estabelecido por Rui Mota e o terceiro por Miguel Amorim, a demonstrar que quem sabe, não esquece. E na quarta posição surgia o sempre rápido Francisco Matos. Foram estes então os quatro concorrentes que ocuparam a grelha de partida da segunda manga e o primeiro bónus ia já parar às mãos do “papa bónus”, que é o mesmo que dizer, Nuno Aguilar.
Na primeira manga ficavam Paulo Oliveira na melhor posição, seguido de Cristiano Vilas Boas numa boa prestação na qualificação, o seu pai Filipe Vilas Boas, António Maia e a fechar, o estreante Jorge Borges, com algumas mas naturais dificuldades em dominar estas máquinas diabólicas.
Dada a partida, António Maia e Paulo Oliveira dão o mote para a cadência a seguir e ficam ambos a discutir o primeiro posto, enquanto Filipe Vilas Boas perde uma volta para ambos. Cristiano impõe-se com alguma naturalidade a Jorge Borges. E a classificação conseguida na primeira calha mantém-se até ao fim, pois Filipe Vilas Boas comete alguns erros que o fazem perder terreno para os da frente e o Cristiano Vilas Boas por momentos vê perigar o seu lugar, já que o estreante Jorge Borges foi melhorando a sua performance.
Na segunda manga, menos participantes, mas muita luta entre os pilotos presentes.....

Para a segunda manga, se bem que recordando a pressão que Rui Mota havia imposto na jornada anterior, esperava-se que Nuno Aguilar viesse a impor ritmo que intimidasse o adversário. Porém, embora Nuno Aguilar tenha vencido a primeira das calhas, imputando a pressão ao seu adversário, Rui Mota manteve-se muito forte de início ao fim, estabelecendo logo na abertura o melhor registo da prova. E aí, o segundo bónus já iria para a carteira de Rui Mota. Mas, afinal ninguém desarmava e tanto Miguel Amorim como Francisco Matos teimavam em não deixar que a concorrência fugisse e mantinham-se também ambos na luta. Na calha seguinte, apenas Francisco Matos perde uma volta enquanto os três da frente repõem uma igualdade enervante para qualquer deles. Nuno Aguilar acusa a pressão e muito embora estabeleça o seu melhor registo na terceira calha, comete alguns erros que o atrasam e Rui Mota aproveita para se distanciar ligeiramente da concorrência. Francisco Matos também não aguenta o ritmo imposto e irremediavelmente começa a gravar o seu nome no quarto lugar. E enquanto Rui Mota obtém uma vitória categórica na pista e também nos bónus, Nuno Aguilar e Miguel Amorim só na última calha conseguem definir quem se classifica no segundo posto, cabendo este a Nuno Aguilar, depois de muita pressão provocada de início por Rui Mota e depois por este regressado Miguelito.
Jorge Borges teve neste campeonato, estreia absoluta.

E na classificação final, os dois bónus conseguidos por António Maia, quase roubavam o quarto lugar final a Francisco Matos, cifrando-se a diferença em menos de uma volta.


Classificação na Prova
1º - Rui Mota - 137 Voltas
2º - Nuno Aguilar - 133 Voltas
3º - Miguel Amorim - 132 Voltas
4º - Francisco Matos - 129 Voltas
5º - António Maia - 126 Voltas
6º - Paulo Oliveira - 123 Voltas
7º - Filipe Vilas Boas - 115 Voltas
8º - Cristiano Vilas Boas - 96 Voltas
9º - Jorge Queirós - 94 Voltas

Classificação no Campeonato
1º - Nuno Aguilar
– 95 Pontos
2º - Rui Mota – 82 Pontos
3º - Francisco Matos – 52 Pontos
4º - José Pedro – 45 Pontos
5º - António Maia – 43 Pontos
6º - Filipe Vilas Boas – 41 Pontos
7º - Matos Sénior – 39 Pontos
8º - Cristiano Vilas Boas – 32 Pontos
9º - Paulo Mendes – 23 Pontos
10º - Paulo Oliveira – 21 Pontos
11º - Emídio Peixoto – 9 Pontos
12º - Jorge Borges – 7 Pontos
13º - Raquel Peixoto – 6 Pontos

Os bónus de cada piloto:
Rui Mota – Maior número de voltas na calha amarela – 24 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha vermelha – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha branca – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha preta – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida da prova – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida da segunda manga – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha azul – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha amarela – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha verde – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha branca – (1 Volta de Bónus)
Vencedor da segunda manga – (1 Volta de Bónus)
Total bonificação11 + 137 = 148 Voltas

Nuno Aguilar – Maior número de voltas na calha verde – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha branca – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida da qualificação – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha vermelha – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha preta – (1 Volta de Bónus)
Total bonificação5 + 133 = 138 Voltas

Miguel Amorim – Maior número de voltas na calha azul – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Total bonificação1 + 132 = 133 Voltas

António Maia – Vencedor da primeira manga – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida da primeira manga – (1 Volta de Bónus)
Total bonificação2 + 126 = 128 Voltas

4 comentários:

  1. Caro Nogueira.

    Muito obrigado pelos parabéns. Confesso que já tinha saudades duma vitóriazinha.

    Cumprimentos

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  2. Nesta prova infelizmente nao pude participar.

    Mas agora nas duas ultimas provas nao falto nenhuma, e vou tentar tar mais concentrado, e quem sabe se o francisco matos faltar talvez eu chegue ao 3º lugar

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  3. Viva Zé Pedro.

    De facto a tua ausência notou-se e foi pena por teres perdido terreno.

    Faz uma força para recuperar pontos...

    Um abraço

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