segunda-feira, 2 de março de 2009

Troféu BMW M1 - 6ª Jornada - Emídio Peixoto "Campeão"

A malta que deu vida à sexta e última prova deste "Troféu BMW M1", com o nosso colaborador Rui Costa no centro da imagem.

Embora esta última jornada tenha decorrido já no fim-de-semana de 20 de Fevereiro e só agora esteja a ser publicada, prende-se este atraso por duas razões que por respeito aos nossos seguidores, passarei a explicar: como por um lado teve a participação do nosso colaborador em Londres, era de nosso interesse que esta mesma reportagem tivesse sido publicada também na língua dos nossos aliados, tarefa essa solicitada por mim a esse mesmo colaborador. Na impossibilidade de o ter feito atempadamente por questões profissionais, acabo por optar por fazê-lo sem esse precioso contributo, ficando para mais tarde essa preciosa colaboração. Por outro lado, eu próprio tenho estado impossibilitado de dar continuidade à tarefa de manter o Blog actualizado por razões de saúde apenas, uma vez que já à alguns dias que me encontro adoentado com nada de preocupante mas num constante estado febril que me tem abrigado a alguma apatia física e mental. Mas passada que está essa fase mais crítica e explicada a situação caótica que me obrigou a alguma estagnação, suponho encontrar-me já em condições de dar continuidade às habituais tarefas slotísticas. E assim sendo, passemos então aos acontecimentos que determinaram mais um campeão dos campeonatos da época 2008/2009 no "GT Team Slot Clube".

O novo campeão, Emídio Peixoto, cumprimentado ora por Francisco Matos, o segundo classificado .... ora por Augusto Amorim, o terceiro.....


A sexta e última jornada do Troféu BMW M1 teve como aliciante maior, a presença do nosso colaborador em Londres, Rui Costa. Uma vez de férias por terras de Viriato, não perdeu o ensejo para dar uma perninha, isto é, dar ao dedinho nas instalações do GT Team Slot Clube. Para além deste acontecimento, esperava-se pelo resultado final da prova para confirmar ou não o favoritismo, daquele que constituía até então ser o líder, já que Francisco Matos apostava num forte ataque com vista ao assalto do primeiro lugar, mantido por Emídio Peixoto.

O pódio da prova, com Augusto Amorim a vencer seguido de Francisco Matos e Hugo Figueiredo

E logo na qualificação Francisco Matos demonstra as suas pretensões arrebatando o melhor tempo, o que lhe conferia desde logo um ponto extra a somar aos eventualmente conseguidos no final da prova. Pelo contrário, Emídio Peixoto a necessitar de se defender desta ferazinha, não consegue melhor que o quinto tempo, tendo-se visto ainda por cima, relegado para a primeira manga, o que lhe dificultava desde logo a necessária orientação em relação aos pilotos mais rápidos durante o decorrer da prova.

A partida para a primeira manga, com a presença de Rui Costa, o nosso colaborador londrino. Na foto de baixo, os modelo alinhados para o começo da prova.......


....e a habitual concentração a que somos obrigados no decorrer das mesmas......

E para a primeira manga ficaram então Emídio Peixoto com o melhor tempo, Paulo Mendes seguiu-se-lhe, vindo imediatamente a seguir o estreante neste traçado e nosso colaborador em Londres, Rui Costa e a fechar, surgia Paulo Oliveira com um desempenho abaixo do expectante.
Para a segunda manga e com o melhor registo ficava então Francisco Matos, seguido de um surpreendente Hugo Figueiredo, Augusto Amorim e também um inesperado Rui Mota a fechar este grupo.
Iniciada então a prova e fruto de uma regularidade reconhecida, Emídio Peixoto a debater-se com um motor quase fora de combate, consegue no entanto adiantar-se aos seus adversários. Rui Costa surpreende ao conseguir igualar em número de voltas Paulo Oliveira. A partir da primeira manga, as posições consolidam-se, com Paulo Mendes a não conseguir acompanhar Emídio Peixoto e Rui Costa a perder terreno para Paulo Oliveira, até à altura em que este último se vê batido pela própria mecânica do seu BMW, ao ralar por completo a cremalheira.
Na segunda manga, o andamento era mais frenético, e Hugo Figueiredo finda a primeira calha, coloca-se à cabeça da prova com Augusto Amorim e Francisco Matos a não perdê-lo de vista, enquanto Rui Mota nitidamente não aguenta o ritmo dos seus adversários. Na segunda calha, Augusto Amorim e Francisco Matos mantêm a cadência e Hugo Figueiredo deita tudo a perder com uma desastrosa calha branca. E a partir daqui foi a consolidação das posições de cada um, onde Hugo Figueiredo e Francisco Matos mantiveram acesa luta até ao final, sempre com um Hugo Figueiredo ao ataque. E no fim o resultado final entre estes dois pilotos, acabou por se cifrar num mero metro apenas, favorável ao mais novo dos praticantes, a demonstrar o quão acesa e suada foi a disputa deste lugar na prova.

Rui Costa fez questão de se juntar à malta da segunda manga para uma foto familiar....

Pelo caminho, este petiz ainda teve o ensejo de estabelecer a volta mais rápida da jornada, valendo-lhe mais um ponto extra, precioso para as contas finais do campeonato. E atendendo a que Rui Mota foi ainda batido por Emídio Peixoto, deixava as contas entre este piloto e Francisco Matos em absoluto suspense.

Um aspecto do decorrer da prova, na segunda manga e em baixo o alinhamento dos modelos na grelha....

Bem feitas as somas, registou-se um empate entre estes dois animadores, o que obrigou a que se recorresse ao Regulamento Desportivo, a fim de se resolver a questão. E nestes casos, sendo o primeiro factor de desempate, a melhor classificação absoluta, temos um Emídio Peixoto com dois segundos lugares enquanto Francisco Matos tem apenas um. E assim, o primeiro lugar final ficou na posse de Emídio Peixoto, seguido desse valente Francisco Matos. Augusto Amorim fechou o pódio no terceiro lugar.

Classificação na Prova
- Augusto Amorim216 Voltas
2º - Francisco Matos – 212 Voltas
3º - Hugo Figueiredo – 212 Voltas
4º - Emídio Peixoto – 210 Voltas
5º - Rui Mota – 207 Voltas
6º - Paulo Mendes – 204 Voltas
7º - Rui Costa – 191 Voltas
8º - Paulo Oliveira – 176 Voltas

Os carritos alinhados segundo a classificação da prova.

À esquerda o modelo vencedor desta prova e à direita o M1 gentilmente cedido por Nuno Aguilar para que Rui Costa tivesse tido oportunidade de se estrear e abrilhantar esta última jornada....

Classificação Final do Campeonato
1º - Emídio Peixoto – 49 Pontos
2º - Francisco Matos – 49 Pontos
3º - Augusto Amorim – 39 Pontos

4º - Hugo Figueiredo – 34 Pontos
5º - Paulo Mendes – 28 Pontos
6º - Paulo Oliveira – 27 Pontos
7º - Nuno Aguilar – 22 Pontos
8º - Luís Azevedo – 19 Pontos
9º - Rui Mota – 16 Pontos
10º - António Maia – 13 Pontos
11º - Vítor Lopes – 6 Pontos

4 comentários:

  1. Ora então o que se quer é saúdinha para, entre outras coisas, podermos ver muitos e bons artigos no blogue :)


    Abraço,

    Hugo

    ResponderEliminar
  2. Viva Hugo

    ...babei-me,....

    Obrigado e um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Já tinha estranhado o lapso de tempo sem notas novas, mas folgo em saber que as melhoras já chegaram.
    Não abuse e "ponha-se fino" com calma, que corridas pode-se fazer mais mas a saúde tem de ser bem cuidada.
    Cumprimentos e votos de total recuperação no mais curto espaço de tempo.
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Nogueira.

    Os meus sinceros agradecimentos pelas sensíveis palavras que me dirige, pois percebe-se serem conselhos sabedores...

    Um abraço slotístico

    ResponderEliminar