A BESTA, assim por mim apelidada esta máquina de 1971, contrapondo com o alusivo rosa de que foi este modelo decorado, a apelar a algo feminino.
Esta produção da "Le Mans Miniatures", é um modelo histórico na marca de "Sttutgart", tendo sido também modelo único.
De formas algo bizarras com uma não menos usual cor, este Porsche foi o resultado de uma modificação feita a partir do já conhecido 917, tendo recebido a designação de 917/20.
Tendo as suas linhas sido exploradas de forma a tornar a carro mais curto e mais largo, conferiram-lhe uma forma bastante quadrada. Com uma largura fora do comum, há a natural tendência para o considerar mal reproduzido, quando se vê pela primeira vez uma miniatura correspondente a este carro.
Mas talvez o que tenha marcado mais este Porsche tenha sido a própria cor, que lhe adveio do patrocinador.
Sendo uma "Salsicharia Alemã" a cobrir as despesas deste monstro alemão, o mesmo acabou por ser decorado com base na cor dos "PORCOS". O tracejado que surge a vermelho na decoração, representa os cortes de desmanche do porco, surgindo também os nomes das respectivas peças do animal, em "alemão - claro".
Esta produção da "Le Mans Miniatures", é um modelo histórico na marca de "Sttutgart", tendo sido também modelo único.
De formas algo bizarras com uma não menos usual cor, este Porsche foi o resultado de uma modificação feita a partir do já conhecido 917, tendo recebido a designação de 917/20.
Tendo as suas linhas sido exploradas de forma a tornar a carro mais curto e mais largo, conferiram-lhe uma forma bastante quadrada. Com uma largura fora do comum, há a natural tendência para o considerar mal reproduzido, quando se vê pela primeira vez uma miniatura correspondente a este carro.
Mas talvez o que tenha marcado mais este Porsche tenha sido a própria cor, que lhe adveio do patrocinador.
Sendo uma "Salsicharia Alemã" a cobrir as despesas deste monstro alemão, o mesmo acabou por ser decorado com base na cor dos "PORCOS". O tracejado que surge a vermelho na decoração, representa os cortes de desmanche do porco, surgindo também os nomes das respectivas peças do animal, em "alemão - claro".
Por essa razão ficou este "animalesco" conhecido por "Pink Pig - em inglês" ou "Couchon Rose - em francês", ou então "Porco Rosa - numa forma aportuguesada".
É com algum espanto e suspeita que ficamos numa primeira observação.
De facto, ao abrir a caixa, surge-nos aos olhos um modelo disforme, tanto em formas como em tamanho!
Estará correcto? .... é a primeira questão que se nos levanta!
Sendo eu já um conhecedor do modelo e embora sabedor desse facto, confesso que também me questionei, tais são as suas dimensões.
Claro que os meus olhos lentamente foram sorvendo todas as formas e pormenores que nos são disponibilizados e após longa análise, acabo por ficar satisfeito com a constatação de que, o carro ESTÁ MESMO PROPORCIONADO. Claro que foi necessário recorrer a alguns termos de comparação, como modelos de outras escalas e fotografias.
Embora de difícil análise nalguns pormenores, concluo que na essência o modelo está mesmo soberbo. De linhas e proporções absolutamente correctas e bem conseguidas, diria até de forma surpreendente, não deixa no entanto nunca que a nossa imaginação recrie a ilusão de que de uma besta de carro se tratou.
Ponto negativo para a qualidade de alguns acabamentos, tais como algumas rebarbas mal acabadas na resina, alguns aspectos da pintura, sobretudo de alguns acabamentos a preto, a tinta rosa com algum défice de brilho e alguns decalques também a conferirem algum aspecto embaciado.
Sem reparo, estão as reproduções tanto dos pneus como das jantes, de qualidade ímpar.
Não resisti também à comparação com o modelo que ganhou a mesma prova em que esta pérola da Porsche participou, o 917 KH, no caso uma reprodução da "Fly".
E por estas imagens qualquer um de nós poderá ficar elucidado quanto às díspares dimensões entre os dois modelos.
E comparando também as duas escalas aqui demonstradas, pode verificar-se que não é nenhuma distorção do fabricante francês, mas sim uma realidade fora do vulgar.
Uma chamada de atenção para o modelo da "Fly", cuja largura do capôt-motor peca por defeito em termos de largura. Os modelos 917 KH de 1971 sofreram um alargamento relativamente aos dos modelos de 1970.
Quanto ao 917/20 em análise, trata-se de uma soberba peça que qualquer "Porschista", não resistirá em possuir.
Não resisti também a um pequeno teste dinâmico.
E a primeira surpresa surgiu logo ao dar a primeira gatilhada, pois anda em sentido contrário ao dos restantes fabricantes.
Vindo equipado com dois ímanes, sempre pensei que fosse uma verdadeira lapa, o que de facto não é verdade, pois consegue-se com relativa facilidade entrar em derrapagem.
A motorização não espanta, assim como a capacidade de aceleração, talvez devido ao excesso de peso que o mesmo tem.
Ou seja, se gostassem de fazer dele um "cavalo de corridas", o melhor é mesmo "tirar o cavalinho da chuva", pois o seu verdadeiro lugar, está mesmo reservado na estante.
De qualquer maneira, PARABÉNS "Le Mans Miniatures", por tão soberba reprodução.
.
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarMais uma pérola de "Enciclopédia".
Continue.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Obrigado caríssimo Nogueira.
ResponderEliminarUm abraço
Crónicas destas até fazem os "Porsche-cépticos" ficarem atentos e seguir com atenção a escrita de um coleccionista apaixonado...
ResponderEliminarÉ um belo porquinho, com certeza, mas a minha pergunta é... q tal se portou esse animalzito na corrida?
Até que enfim um artigo direccionado para o nosso colega Ferreira.
ResponderEliminarUm "Porschista" cor de rosa.....
Cumpts
Augusto
Viva amigalhaços.
ResponderEliminarInfelizmente Hugo, nem me apetecia dizer, mas das verdades não podemos fugir, ...DESISTIU......brrr.
Quanto ao Augusto, vais levar o prémio do "MELHOR COMENTÁRIO DO ANO" HÁ, HÁ, HÁ...... está mesmo muito boa, nem tinha pensado nisso....
Um abraço...
Se calhar o "porquinho" estava tão engordado que o motor não suportou o peso e cedeu...
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