terça-feira, 3 de março de 2009

Inquérito Ninco

O fabricante Ninco empreendeu um inquérito que abrangeu os associados da marca "Ninco".
Aqui apresentamos as perguntas e os respectivos resultados percentuais. Alguns dos resultados deixam a pensar, como é o caso de se tratar de um hobby em que ainda é a terceira idade a mandar.

Aqui seguem então as questões e respectivos resultados:

1. O Slot é o teu hobby principal?
Sim - 78%
Não - 22%

2. O que é para tí o Slot?
Um jogo - 8%
Desporto - 8%
Um hobby - 84%

3.Como costuma desfrutar do Slot?
Como aficionado - 49%
Como piloto - 26%
Como coleccionador - 25%

4.Como praticas o teu hobby?
Algumas vezes - 26%
Nas férias - 5%
Todos ou quase todos os dias - 23%
Aos fins-de-semana - 46%

5.Quanto supões gastar por ano?
0 a 300€ - 41%
300 a 1000€ - 45%
1000 a 3000€ - 11%
+ de 3000€ - 11%

6.Quantos carros de Slot tens?
1 a 2 - 2%
3 a 10 - 17%
10 a 25 - 18%
25 a 50 - 18%
+ de 50 - 45%

7.Que categoria de carros mais gostas?
Raid - 3%
Road Car - 4%
F1 / Cart - 5%
Le Mans - 9%
Clássicos - 11%
GT's - 26%
Rali - 42%

8.Tens pista em casa?
Não - 21%
Sim - 79%

9.De que fabricante é a tua pista?
Ninco - 64%
Outras - 36%
P.S. - Independentemente da maneira como está formulada a pergunta, fica provado que a marca "Ninco" é de facto a mais vendida - AOS ASSOCIADOS DA NINCO.

10.Que tipo de pista preferes?
Analógico - 77%
Digital - 36%
P.S. - Embora o sistema analógico ainda domine, é já de deixar a pensar a percentagem de aderentes ao sistema digital. A mudança está em curso....

11.Idade dos aficionados
0 a 15 anos - 6%
15 a 30 anos - 24%
30 a 50 anos - 64%
+ de 50 anos - 6%

Alguns dados para reflexão

8 comentários:

  1. Bem, o inquérito é realmente dirigido aos associados da NINCO.
    No entanto, o mesmo demonstra que a maior percentagem encontra-se num escalão etário superior a 30 anos. Realmente a geração da PSP e do ipod ainda não aderiu ao Slot como nós, geração do ATARI e do ZX - SPECTRUM aderiu.
    Pode ser que os associados da SCX sejam mais novos ...
    Há que apostar na divulgação junto dos mais novos, pois eles são os grandes continuadores...
    Um abraço a todos os slotistas e, claro, ao meu amigo Rui Mota!
    Emídio Peixoto.

    ResponderEliminar
  2. Viva Emídio

    Obrigado pela análise, que subsvrevo plenamente. De facto uma modalidade que mais parece vocacionada parar a juventude, afinal está mais do nosso lado.

    Das duas uma:
    Ou o slot não tem esse poder de fixação dos jovens, ou tem a vêr com uma questão monetária. Acredito mais na segunda hipótese, o que nos vai obrigar a que o Paulo ponha os preços baixinhos baixinhos.....eh eh .....

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Pois, a pena é não me ter calhado a mim nenhum dos prémios.
    Quanto à idade, é a vida. Os mais novos querem tudo já feito sem problemas e questões (Claro que há excepções. Por mim tenho dois (mais novos) e semeei o bichinho, vamos ver se germina bem, mas está lento.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  4. Claro que a baixa de preços ajudava bastante, mas não é só isso.
    Ainda recentemente questionei o "Paulo" sobre a possibilidade de aquisição de duas viaturas e nem resposta tive. Claro que as compras entretanto já foram feitas por outro canal (ou ficava sem as viaturas).
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  5. Este inquérito tem algumas perguntas que deixam um bocado a desejar na forma como são colocadas. Nomeadamente, se disfruto do slot como piloto, coleccionador ou aficionado? Eu acho q disfruto das 3 formas!

    E é notório que este inquérito traduz bem o espírito não só dos adeptos da Ninco como dos adeptos espanhóis em geral, ou não fosse o rally a modalidade preferida.

    Quanto à pergunta de ter pista da marca Ninco, achei esta muito curiosa, mas achei mais engraçado saber que um quarto dos associados da Ninco nao usam pista Ninco... enfim, uma resposta devida a uma pergunta mal elaborada.


    Abraço,

    Hugo

    ResponderEliminar
  6. PS: Correcção, onde disse "um quarto dos aficionados" passa a "um TERÇO dos aficionados"


    Mais ainda... a pergunta sobre a idade é ridícula, já viram os intervalos? 15 a 30 anos e depois 30 a 50? Acho que ainda há algumas diferenças comportamentais (e não só) dentro de cada uma destas faixas etárias... eheh
    Mais valia que pusessem em intervalos de 5 anos, ou vá lá, de 10, p.ex 15-20 ou 15-25, 25-35, coisas assim...

    ResponderEliminar
  7. Caríssimos colaboradores.

    Bom contributo este vosso pois estes resultados ao serem por mim publicados, servem mesmo para tirarmos as nossas ilações. E algumas análises com interesse foram já feitas. Também é obvio que o questionário terá sido elaborado por forma a enaltecer ou privilegiar o fabricante que organizou toda este inquérito.
    No entanto a parte que a mim mais me toca tem a ver com a parte etária dos praticantes da modalidade. E não deixo de veras de ficar surpreso ao constatar que a maioria dos praticantes se situa acima dos 30 anos. Ao lembrar-me que eu já era tão ou mais fanático aos sete anos como sou hoje, fico com sérias dúvidas se de facto tudo depende de uma força de mão externa, ou se pelo contrário já tem a ver com os apelos mais modernos e inexistentes na minha época. Vou mais para esta hipótese, pois provavelmente as PSP tenham esse forte poder de prender com mais facilidade as camadas jovens mas a partir de determinada altura, um brinquedo mais palpável e colectivo como o Slot, acabe por lhe roubar esse lugar. É uma opinião. E se estiver certo, vamos lutar contas as PSP.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Bem eu sou da geração PlayStation, mas gosto muito de Slot's e não é facil gerir tudo.

    Eu tenho os Slot's e ainda tenho o futebol e ainda preciso de um bocado de tempo pa Playstation e para o PC. :D

    E depois ainda tenho que estudar.

    E eu que tenho pista em casa posso correr facilmente, mas claro que é mais fixe ir pá GT Team andar.
    mas nao é facil ir lá ter ainda por cima como eu vivo nas Taipas é longe.

    ResponderEliminar