terça-feira, 24 de março de 2009

E quando o tema é...... "Martini"

.

Tal como os modelos com patrocínio "Gulf", também os vestidos com roupagem "Martini", ocuparam o seu lugar na histórico do desporto automóvel.

Mas não se pense que as decorações da "Martini", vão todas de encontro àquela ideia dos carros brancos com as bonitas faixas em azul-escuro, azul-claro e vermelho.

Também este patrocinador e as suas decorações tiveram o seu período de evolução, conhecendo-se as primeiras, associadas à Porsche nas provas de "Sport Protótipos" durante os anos 70 do Século XX.
Modelos de base branca, ficaram conhecidos por apresentarem metade das suas frentes em amarelo e a outra a vermelho, separadas por uma fita azul onde surgia a inscrição "Martini". O modelo Porsche 908 LH, conseguiu um excelente terceiro lugar final nas míticas 24 Horas de Le Mans em 1970.

Seguiu-se-lhe um período experimental, em que alinhando na moda "Hypie" da época, surgiram os psicalicos da Porsche, com efeitos aleatórios na cor verde, sobre um fundo azul muito característico. Com um modelo em versão LH, a Porsche conseguiu na edição de 1970 de Le Mans, o segundo lugar absoluto.


Para o ano de 1971, surgem pela primeira vez as versões decoradas com as que se viriam a tornar as características cores "Martini", se bem que variando a cor base entre o branco e o prateado. Sob fundo prateado, ou branco, as faixas em azul e vermelho, caíam como uma luva.

Receberam decorações sob estas cores os modelos 908, 917 LH e 917 KH, todos eles da Porsche.


Este 917 LH da Porsche, na imagem de cima, viria a tornar-se um ícone do fabricante alemão.


Na imagem de baixo, o modelo da Porsche que viria a conseguir o segundo êxito no histórico circuito francês, e que fez perdurar alguns recorde's daquele circuito até aos nossos dias. Assim, o recorde da volta mais rápida, a média mais elevada e o maior número de Km's percorridos, ficaram na posse deste modelo com as cores da "Martini". Apenas a velocidade máxima atingida terá sido batida por um WM, especialmente preparado para esse efeito.

Os bonitos modelos Beta da Lancia, tiveram também o privilégio de serem embelezados com estas magníficas cores.

Em baixo, o terceiro modelo disponibilizado pelo fabricante "Fly", para fazer conjunto com os modelos Nºs 66 e 67, editados numa caixa de edição limitada, referente à participação deste Team, em Le Mans.


Também a Ford viu uma estreita ligação ao seu modelo Focus, durante alguns anos.
Em cima, o primeiro Focus da "Scalextric / SCX" a receber a decoração da "Martini.

Na imagem de cima, um Ford Focus do "Rali de Portugal" pelas mãos desse senhor, Carlos Sinz.


De produção "Fly", este lindo Lancia 037 Rallye, retomou a ligação tida à alguns anos atrás no campeonato do mundo de resistência.

A Porsche através dos modelos 936 e respectivas evoluções, retomou também essa já antiga ligação. Aqui neste modelo da "Spirit", uma nova experiência sobre fundo negro e que por imposição dos organizadores do "Mundial de Marcas", haveria de ser proibida de participar, sob o pretexto de se confundirem em demasia, com o asfalto. Na imagem de baixo, o mesmo 936/76 participante e vencedor da edição de 1976 da prova de Le Mans, onde surgiu com um capôt-motor com uma elevada tomada de ar.
Na foto de baixo, também o Porsche 935, aqui numa edição da "Carrera", chegou a receber a pintura deste patrocinador, num modelo que mais conhecido ficou por "Moby Dick", a fazer lembrar a famosa baleia branca.

Os modelos LC2 da Lancia, acabariam por ser na minha opinião, dos modelos em que melhor viriam a resultar as cores deste patrocinador, estando aqui representados dois modelos de fabrico "Slot.It".
.

7 comentários:

  1. Nao sabia desse pormenor da pintura negra do Porsche 936 ser confundível com o asfalto! Acho que a FIA já estava a imaginar a hipótese desse carro algum dia sair para slot, e aí sim, a pintura escura nunca favorece :)


    Quanto aos restantes, apenas dizer que sempre que via um carro com patrocínio da "Martini" associava imediatamente ao esquema branco com riscas azuis e vermelhas. Mas os Porsches 917 e 908 demostraram belas variações ao tema. O 917 prateado é um dos meus favoritos.


    De resto, apenas dizer que a par da minha colecção dos Jagermeister, tenho uma humilde colecção Martini dos modelos da marca que mais depressa associo a este "sponsor", a Lancia. Para já estão 3 desgraçados escondidos, com um outro "penetra" (o Lancia Stratos da Alitalia...). Se calhar escolhi esta marca por ser aquela que a minha geração teve oportunidade de seguir nos Rallies, com os Delta a brilhar bem alto.

    ResponderEliminar
  2. Viva Amigo Mota.
    Parabens pela explanação dada a este tema. No entanto parece-me que o focus #3 não tinha patrocínio Martini apesar das cores serem com essa combinação. Será que estou enganado?
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  3. É verdade Hugo, essa imagem das cores "Martini" sobre o branco é o que domina as memórias, mas como vês existiram muitas outras.... e algumas curiosidades.....

    Mas em parte estou contigo pois grande parte das mais bonitas, estão associadas à "Lancia" e a datas bem mais recentes.

    Quanto às colecções, as coisas não caem do céu, ..... vão se fazendo..... assim como se fazem as da "Jagermeister"

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Nogueira, levantou muito bem uma questão, à qual nem lhe saberei responder.

    Deixou-me também agora na dúvia. Estou convencido que sim, mas não se observa qualquer logo alusivo à marca em questão.

    Vou tentar descobrir.....

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Nogueira.

    Desvendado o mistério.

    Existiu mesmo com o patrocínio da "Martini".

    Levantou um problema que me despertou para uma questão que até à data não tinha tomado consciência. Depois de observados todos os outros modelos, constactei que em nenhum deles essa palavra "Martini" está inscrita. Muito provávelmente, existia o problemas dos "Royalties", não estanto autorizados a colocar nos modelos o logótipo. No seu lugar, surge o símbolo da "Ford".

    Como pode comprovar no artigo, inseri uma imagem do carro do mesmo rali de "Monte Carlo".

    Mas muito bem chamado à atenção.

    Um abraço amigo Nogueira

    ResponderEliminar
  6. Meus caros Amigos,

    Na realidade essa questão da Martini aparecer ou não devesse, deduzo eu, ao facto de a publicidade a Bebidas alcoolicas e a Tabaco estar proibida em certos paises e eventos. Passa-se o mesmo com os Ferrari na F1 e os Maclaren com o patrocinio á Marlboro e mais recentemente ´West...
    Penso que seja por isso... ou não!
    Mas esse Lancia 037.... que carro extraordinario! talvez o melhor carro de rally alguma vez construido.. a par do Stratos... ambos lancia, pois esta claro!!!
    Um abraço e beijoinhos á prima...
    Filipe Vilas Boas

    ResponderEliminar
  7. Viva Filipe.

    É de facto uma possibilidade, de entre outras......mas nos Lancia, tanto da Fly como da Slot.It, nos Spirit, nos Carrera, aparece lá escarrapachado, sendo todos eles brinquedos.

    Vou mais para uma questão de licenças que os fabricantes de brinquedos terão que pagar, e assim a SCX deixou de ter esse custo.

    Um abraço Filipe

    ResponderEliminar