sexta-feira, 13 de março de 2009

Comparativo Ferrari F40 - Slot.It versus Fly

.
Deixe percorrer os seus olhos pelas imagens e faça o seu próprio juízo, não se deixe ir em ondas, como aquela em que eu próprio embarquei.

Depois de tão acérrimas críticas que elaborei ao nosso F40 da Slot.It, deparo-me agora, que pretendo fazer um comparativo com o mesmo modelo mas do fabricante Fly, com um sério problema.

Como vou descalçar esta bota?

E isto porquê?

Afinal, depois de arregaçadas as mangas, fotos tiradas e caneta na mão, rato na mão, bolas, teclas nos dedos digo, analisadas fotos dos modelos verdadeiros, afinal, até começo a ficar com a sensação de que o modelo até "está porreiro pá!".


Mas apesar de tudo, ainda continuo na minha. Mas que raio de contradição esta que me deixa embaraçado. NÃO GOSTO DO CARRO! Mas porquê?


Aqui está o meu problema. De facto não está bem, mas determinar o erro não foi fácil.


Embora quando analisado ao pormenor o modelo italiano nos pareça apresentar pormenores de relevo, a parte da capota acaba por lhe conferir um aspecto algo incaracterístico e nada condizente com a finura de linhas que este belo modelo da Ferrari à escala 1/1 apresenta.

Será sempre passível de observação um ou outro pormenor que à partida nos pareça incorrecto, mas eventualmente a especificidade de cada prova, poder-lhe-há ter dado aquela veracidade com que não contamos.

Mas pormenores à parte, o modelo Fly até se apresenta também carregado de imprecisões. Felizmente para eles o balanço é mais positivo porque no somar dos erros confere-lhe na mesma, um muito mais agradável resultado final.

O suporte do aileron aparece-nos melhor reproduzido no modelo Slot.It, assim como a parte inferior que fará de pára-choques. Aqui, nitidamente o modelo vermelho muito mais correcto.










Repare-se agora nestas duas imagens que acima se apresentam. A parte que constituirá o tejadilho propriamente dito, de excessivo alongamento no modelo italiano, acrescentando ainda o erro crasso do formato do óculo traseiro excessivamente arredondado na parte superior, acabam por ser o verdadeiro veneno que condena estas linhas. De aspecto excessivamente alongado, com a janela do piloto igualmente alongada, conferem-lhe aquele indesejável aspecto que gostaríamos de não ter constatado, piorando mais ainda quando nos apercebemos que ainda por cima, a sua altura está igualmente errada, apresentando-se algo abaixo das cotas correctas. Bolas, muitos erros juntos para um pormenor só. E aqui está a razão principal para a qual tenho imensa dificuldade na sua digestão. Aqui, quanto a mim, está feita a diferença entre o modelo espanhol e o italiano e que julgo fará pender a balança a favor dos nossos vizinhos.









Repare-se agora na forma das frentes de cada um dos modelos. Depois de analisadas várias imagens do modelo real, cada um deles apresenta terríveis erros. Enquanto o modelo Fly se apresenta demasiado recto na zona frontal proporcionando-lhe uma imagem alongada, o seu homónimo em contraponto apresenta uma frente excessivamente afundada e arredondada, ou pelo menos o excesso de arredondamento provocará a terrível ilusão do seu próprio afundamento.










Nesta observação frontal, verifica-se bastante melhor em como os cantos extremos no modelo vermelho são muito mais afunilados, provocando um estrangulamento dos cristais dos faróis na sua parte mais extrema.









Nas duas imagens de cima, julgo ser facilmente observável, a incaracterística forma que os homens da Slot.It, conferiram ao modelo. Parece que estamos a olhar para um coupé muito mal esgalhado ......enquanto nos parece conferir uma imagem extremamente realista, o modelo Fly.









Repare-se agora nas fotos da traseira. No modelo azul, os escapes ficam demasiado próximos da barra negra que divide o suposto pára-choques do capôt-motor, estando claramente errado. Mais correcto no modelo italiano, peca no entanto pelo diminuto diâmetro dos escapes. Também o modelo Fly peca pela ausência dos deflectores do fluxo aerodinâmico, que se encontram presentes no Slot.It.
E afinal, que conclusão tiramos?
Bom, embora mais errado o modelo Fly, proporciona-nos pelo menos uma imagem muito mais agradável. Fruto de uma má reprodução sobretudo do tejadilho, o modelo Slot.It cria-nos uma imagem muito má acerca de tão bonito modelo. E afinal continuo na minha, GOSTO MAIS DO F40 DA FLY........ mas tal como digo no início do artigo, não embarque em ondas e faça o seu próprio juízo........
.

8 comentários:

  1. Viva.
    Amigo Mota, não será que os dois fabricantes, partiram de versões diferentes do mesmo modelo, tipo série A um e série B o outro.
    Mesmo nos "nossos" carros do dia a dia por vezes isso acontece.
    Séries limitadas que só fazem por pequenas diferenças aqui e ali.
    Compre tambem o outro e fica com as duas versões.
    Mas repare que adorei ver, o cuidado que teve em apresentar as suas razões, que aliás estão optimamente bem documentadas.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  2. Viva caro Nogueira

    Uma análise deste tipo tem sempre os seus riscos e podemos incorrer em graves erros de análise.

    E disso mesmo me senti vítima, pois fui dos primeiros críticos do F40 da Slot.It e depois quase tive que engolir as minhas próprias críticas.

    A sua chamada de atenção é absolutamente pertinente, aliás também por mim corroborada e a prova disso é ter sido também por mim abordada se bem que ao de leve no mesmo artigo "chamo a atenção das particularidades de cada prova". Mas o que julgo nunca ter acontecido é uma revisão da linha da capota, aliás comprovada pelas imagens por eles próprios publicadas no próprio catálogo da Slot.It.

    Quanto a comprar o outro, também já o tenho.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo Mota:
    Tu gostas mais do F40 da Fly e eu também.
    Falando agora de performances em pista, sendo certo que o F40 da Fly não permite soluções angulares, certo é igualmente que utilizando o motor em linha consegue bater aos pontos o F40 da Slot It.
    Com efeito, na pista do BB Clube, o F40 da Fly registou melhores tempos com o mesmo motor, a mesma cremalheira e os mesmos pneus. E nem saiu de frente, o eterno problema do F40 da Slot It.
    Um abraço,
    Emídio.

    ResponderEliminar
  4. Viva Emídio.

    Tenho o F40 da Fly "Série Racing" e gosto bastante mais do que por exemplo do M1 da mesma série.
    Não tenho nenhum da Slot.It com que possa andar (está na colecção). Mas o Matos pôs-me um dia destes nas mãos, o que ele está a preparar para o Aguilar. Fiquei absolutamente fascinado. Não estando ainda em ponto final de preparação, consegui rolar com registos da ordem dos 7.8 segundos. Parece-me para início de preparação uma excelente referência. Como não tive termo de comparação, não poderei opinar acerca de qual deles será melhor, mas achei que tinha uma frente brutal, ao ponto de as únicas saídas serem provocadas por falta de traseira.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. pois ... eu falo de saídas de frente com o carro a rolar em 7,600 e 7,590 na pista do Gt-Team...
    Com o da Fly já rodei no Gt-Team em 7,400 e 7,500 com um motor NC-10. Com um NC-6 nunca saiu de frente e andava no 7,700.
    Claro que usava uns pneus daqueles feitos por alquimistas de garagem...
    Um abraço Slotista,
    Emídio.

    ResponderEliminar
  6. Pois, .... não tive oportunidade de andar com nenhuma das máquinas levadas a esse nível. É capaz de desta vez a Fly ter conseguido aquela vantagem difícil de se conseguir, que é bater um Slot.It.
    Mas claro que esses tempos, só mesmo com essas colas especiais.

    E por falar nisso, sabias que na Espanha até desclassificam através do cheiro nos pneus? E lá estão muito à nossa frente...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Curiosamente, consta que foram os espanhóis que usaram salicilato durante a noite nas 24 horas do Cartaxo em que ambos participámos.
    :)....

    ResponderEliminar
  8. Consta uma coisa que era perfeitamente ilegal. Mas não me constou que tenha sido salicilato, mas outro qualquer líquido.

    Mas o que me está a custar a crer é que venhas em defesa duma ilegalidade. Diz-me que estou enganado....

    ResponderEliminar