terça-feira, 3 de março de 2009

Formula 1

Pródiga em modelos de Formula 1 bonitos, a década de 70 do Século XX, proporcionou-nos belas imagens de um dos modelos de uma marca já desaparecida. A Brabham foi uma das marcas que pontificou e contribuiu para uma década de luxo do automobilismo mundial. Associado às suas belas linhas, uma não menos bela decoração. A "Martini" manteve estreita ligação com este construtor, ao longo de várias épocas.


A substituição dos motores "Ford Cosworth" pelo "Alfa Romeo", trazia-lhes uma grande vantagem. Tratando-se este novo motor de um conceito "Boxer", ao invés do habitual V8, permitia-lhes um abaixamento do centro de gravidade, pela pequena altura que o mesmo acabava por ter. Esse factor obrigou a novo desenho do capôt-motor, conferindo-lhe um aspecto inovador e inusual.


As inovações no design foram inúmeras e na imagem de cima pode observar-se um capôt-motor bastante estranho.





Também estas tomadas de ar de alimentação do guloso motor acabaram por lhe conferir uma imagem muito distinta dos demais modelos seus rivais. Quanto a mim, um dos mais belos modelos jamais desenhados.......

O mesmo modelo recebeu decorações tanto com fundo branco para a sua apresentação como em vermelho, para as provas.


Mas, ........ como é que os fabricantes de Slot se têm esquecido desta verdadeira obra de arte?...........

9 comentários:

  1. reportagem espectacular...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Um belo carro, de facto...

    Não há dúvidas que o "sponsor" da Martini fica bem em qualquer carro, até num reboque do circuito :)

    ResponderEliminar
  3. Viva amigos!

    Gostei da observação Hugo, está boa.....

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá.
    Rica em detalhes e bem documentada.
    Parabens.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  5. Caro Nogueira.

    Uma vez mais, obrigado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo Mota:
    Eu cheguei a ter um F1 da velhinha Scalextric Espanhola e de cor amarela.
    O meu irmão tinha um lotus e ambos andavam muito bem.
    Infelizmente nós eramos adeptos de um cruzamento na nossa velhinha pista ... o mesmo acabou não só com um Mini, como igualmente acabou com parte do F1 e de outros carros ... muitos salvaram-se ... era uma "guerra".
    Um abraço,
    Emídio.

    ResponderEliminar
  7. Viva Emídio

    Tens toda a razão, a velha Scalextric chegou a editar um Brabham. Já lá vão uns bons anitos e na altura o que valia era dar calôr naquilo. Daí, poucos terem chegado aos nossos dias....

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Só uma pequena contribuição à "destruição" dos antigos scalextric.
    Ainda tenho estes dois exemplares nas condições que se pode ver.
    http://picasaweb.google.com.br/josecsnogueira/AntiguidadesDeSlot#5180665055977516226
    Não havia por cá cruzamentos, mas loping sim.
    Cumprimentos de J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  9. Caro Nogueira.

    De facto percebe-se que este assunto fervilha na sua alma. Parabéns pelo excelente estado em que se encomtram essas relíquias.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar