segunda-feira, 23 de março de 2009

Em 1947, .....ERA ASSIM

Decorria o ano de 1947 e as experiências e descoberta de novos brinquedos atravessava uma época não de ouro , mas bastante próspera. ...e uma dessas novidades passava pelos primórdios do Slot, com belas imagens chegadas através do nosso praticante, Augusto Amorim.
Tal como as imagens documentam, a sua motorização, numa lógica fase primária, parece que não passava pela electricidade, mas sim pela combustão.

Pouco se sabe destas participações slotísticas, mas muito provavelmente a participação humana pouco mais influência teria para além da obrigatoriedade de encher os depósitos e deixá-lo a rolar de modo quase aleatório.

Um motor eléctrico servia apenas para dar o Starter ao modelo e muito provavelmente passaria o passo seguinte por, simplesmente largá-lo ao seu próprio destino.

Mas pelo menos ganhavam-nos aos pontos num aspecto. Repare-se na ASSISTÊNCIA......

Na imagem de baixo, um momento de reabastecimento.....

E fumaça era também coisa que não faltava.......

Obrigado Augusto por estas belas imagens....
.

6 comentários:

  1. Viva Amigo Mota.
    Muitos Parabens pela oportunidade desta sua prenda que nos deu a todos.
    Neste momento que o noto um pouco triste com a situação actual (e com razão) é mesmo um brinde este seu tópico.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  2. Viva amigo Nogueira

    Uma vez mais, os meus agradecimentos por esse tão encorajador elogio.
    O que considera uma prenda, não é mais do que o melhor trabalho que consigo fazer para oferecer aos apaixonados do Slot. E os temas que para uns poderão ser importantes, para outros nem tanto o serão. Mas não quero aqui deixar passar a oportunidade para uma vez mais dizer que este post só foi possível pela prestimosa colaboração de Augusto Amorim, um dos praticantes da nossa praça.

    Quanto ao resto, penso ser mais um sentimento de impotência, perante o que eu gostaria que o Slot fosse, mas temos que nos adaptar e conviver com todas as realidades, pois não somos detentores das verdades e por ventura serei até eu que estarei fora de contexto. Portanto à que continuar a dar o que melhor conseguirmos fazer, em prol do progresso da modalidade.

    Um grande abraço e mais um OBRIGADO

    ResponderEliminar
  3. Olá Mota,
    Ao ler este artigo, mais uma vêz, bem elaborado por ti, fui invadido por uma dúvida.
    Li algures num blog, provavelmente neste, que a origem do slot foram as provas de rally.
    Sem o controle humano deveria ser lindo.....rsrs
    Abraço
    Augusto

    ResponderEliminar
  4. Olá Augusto.

    O que forneceste, acabou por dar este belo post. Thank's.

    Quanto à origem do Slot, haverá por certo muito a discutir e pouca matéria que sirva de argumento. Não foi neste Blog que leste essa notícia, mas posso afiançar, que de todas as pesquisas que ao longo do tempo tenho tido oportunidade de fazer, nunca semelhante coisa tive oportunidade de lêr. Não quero contestar esse argumento, porque estas matérias são todas tão vagas, que não fornecem nunca alicerces completamente verusímeis, ou em última análise, constituem sempre documentos dispersos que retratam algumas partes da história do Slot. E assim sendo, podemos não ter passado os olhos por algo que constitua mesmo, o período Jurássico.

    Mas na minha opinião, penso que nem os ralis à escala 1/1 eram uma verdadeira realidade nos meados do século passado, o que me leva a suspeitar que não tenha grande fundamento esse argumento.

    Um abraço Augusto.

    ResponderEliminar
  5. A fumarada na linha de partida está mesmo hilariante, não é das imagens mais comuns no slot, efectivamente!!!


    Mas sabendo que a origem desta fumarada provavelmente será do peculiar sistema de propulsão, poderia ser esta devida ao esforço hercúleo das embraiagens primordiais? :)


    Abraço,


    Hugo

    ResponderEliminar
  6. Viva Hugo.

    Gostei da intervenção....ha ha...

    Um abraço

    ResponderEliminar