sexta-feira, 27 de março de 2009

Porsche 917 Spyder 16 Cilindros

A Porsche, animada pelos enormes êxitos que vinha conseguindo em 1970 e 1971, apostava forte no desenvolvimento das suas máquinas que começavam já a demonstrar uma supremacia aterradora. Não contentes, a procura de modelos cada vez mais poderosos e esmagadores da concorrência, era uma aposta à qual a Porsche prometia fazer perdurar.

E parecia até não se contentarem com os êxitos conseguidos. E assim, resolveram pegar no que já constituía uma brutal motorização e juntando dois poderosos oito cilindros, fabricaram um poderosíssimo V16.

A aplicação do mesmo aconteceu naquele que estava a ser desenvolvido, Porsche 917 Spyder.
Acabou por resultar num "nado-morto", por notória falta de capacidade de domesticação de tanto animal selvagem. Duma potência brutal, resultou numa estrondosa falha, a incapacidade de se conseguir satisfatoriamente pousar no eixo traseiro tanta cavalagem. Já havia sido complicado o desenvolvimento da primeira série de Porsche 917, dada a excessiva potência, vindo este a comprovar uma total incapacidade por parte dos engenheiros da marca, na resolução de tamanho problema.

O modelo existe ainda hoje, como peça de demonstração do desenvolvimento tecnológico que a Porsche tem conseguido ao longo da sua história, mas nada mais do que isso.

Essa motorização estava pensada para participar no Campeonato Can-Am, muito provavelmente em modelo semelhante ao que surge na imagem de baixo, um Porsche 917/20, o segundo modelo com esta designação, visto também o "Pink Pig", assim se ter chamado.



2 comentários:

  1. Viva Amigo Mota.
    Isso é que se chama "gostar" de Porsche.
    Na escala 1/1 quantos tem?
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  2. Viva amigo Noguueira.

    Já votei no melhor comentário do ano e agora voto na sua, como a melhor questão do ano....

    Para muita pena minha, "NENHUM" é a resposta certa...à sua questão.

    Infelizmente, essa é uma das minhas ambições, ... frustradas....

    Um grande abraço

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