Escultor americano formado em engenharia, enquanto criança fazia os seus próprios brinquedos. Antes de se dedicar à escultura havia-se dedicado à pintura e ilustração.
Alexander Calder, junto do BMW por si decorado sob encomenda da própria BMW, vendo-se por trás o tipo de esculturas que o celebrizaram.
Fixou-se em Paris em 1926 onde lidou com vários tipos de tendências artísticas.
1931 marca as suas primeiras esculturas abstractas.
Várias deslocações marcam o seu regresso às Américas, chegando mesmo a expor no Brasil.
A partir de 1950, Alexander Calder ocupa lugar especial entre os escultores modernos.
Foi o primeiro escultor a explorar o movimento na escultura através dos seus famosos “Móbiles”.
De entre uma infinidade de famosas obras de sua autoria, uma foi encomendada pela BMW para uma série de modelos a que a marca Bávara intitulou “Art Car”.
Consta dessa série este BMW 3.5 CSL participante na edição de 1975 das 24 Horas de Le Mans, pilotado por “Poulain / Posey / Guichet”.
A Fly reproduziu-o também numa série também intitulada "Art Car", com os modelos BMW que ficaram famosos nessa série.
Mais uma obra de arte com quatro rodas, tanto verdadeira como de Slot.
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarMais uma peça bem interessante.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Caríssimo Nogueira.
ResponderEliminarÉ verdade, reparto essa sua observação.
Ums tributo da Fly a este artista e neste caso saímos todos nós beneficiados.
Um abraço