terça-feira, 24 de março de 2009

Alguns modelos "Gulf"

.

Tive a oportunidade de estar ao lado de uma destas maravilhas do mundo automóvel de competição, que segundo alguns, o melhor modelo de competição de todos os tempos.....



O Team Gulf de "John Wayer" na edição de 1970 das famosas 24 Horas de Le Mans, teve estes três modelos participantes. Infelizmente nunca venceram esta famosa prova.

Este conjunto de edição limitada, é uma edição especial da "Fly", em que terceiro modelo constituinte do conjunto, era vendido em separado, o Nº 21, na imagem de baixo a solo e em cima, ao centro do conjunto.


Fazendo parte desse mesmo conjunto e com o Nº20, este modelo, curiosamente foi também editado na série de 4 modelos dedicados ao actor "Steve McQueen". Porém algumas diferenças, se bem que de pequena monta, deverão ser enumeradas. O modelo do conjunto tem a inscrição "Firestone" dos pneus a dourado enquanto no modelo dedicado ao actor, está essa mesma inscrição, a branco. Também o sticker "Gulf-Porsche" existente em cada um dos lados do capôt-motor, no modelo da série "Steve McQueen Colection" surge de maiores dimensões.


Se bem que não pareça, estes dois Porsche 908 Flunder, o branco e o azul-escuro, são também modelos da "Gulf" e cada um deles faz também parte da mesma colecção dedicada ao actor "Steve McQueen". O modelo azul, fez mesmo parte das filmagens do filme "24 Horas de Le Mans" em que este mesmo actor participou, nessa edição de 1970. Este 908, possuia tanto na sua frente como na traseira, duas protuberâncias que integravam câmaras de filmar.


O Ford GT 40 da imagem abaixo, foi modificado, tendo-lhe sido retirada a capota para desse modo permitir que o "Camera Man" pudesse com mais facilidade orientar as câmaras. Note-se que seria uma pessoa que iria ao lado do condutor, o que acaba por ser uma falha no modelo, já que o dito não surge. Fez também parte da rodagem desse mesmo filme, talvez o mais famoso da história do cinema dedicado ao mundo da competição automóvel. Este modelo é de edição muito limitada, não se sabendo ao certo a quantidade produzida, pois foram apenas fabricados de acordo com a quantidade solicitada mediante determinado requisito, sendo também uma edição da "Fly".

Na rodagem do mesmo filme foi também utilizado um Porsche 917 pilotado por "Vic Elford" e debaixo das mesmas cores deste patrocinador. A "Fly" muito bem soube tirar partido desta situação e integrou estes dois modelos numa série dedicada à rodagem deste filme, numa série intitulada "Making Of Le Mans", sendo este Porsche o 2º e o Ford GT 40 o 1º.

Alguns dos 908/3 da Porsche, que foram pilotados por algumas referências mundiais.


Em baixo, uma das mais originais peças de fabrico "Fly", fazendo parte da série "Chequered Flag", onde surge o modelo tal como passou sobre a linha de chegada, na edição de 1971 das "12 Horas de Sebring".

Este "1000 Abarth", que ainda à pouco serviu de base a um artigo.

Também o "NSU TT" recebeu esta magnífica decoração.

Mais actual, também o Mosler da "Ninco" se viu coberto de bela roupagem.....

Numa interpretação NSR na imagem de baixo, o mesmo modelo com alguma disparidade de formas entre os dois carros, mediante a interpretação e adaptação do modelo à competição no Slot.

De produção "Scalextric / Superslot", este magnífico "Caterham Seven".

De produção caseira e com base num modelo da "Scalextric / SCX", um Aston Martin "Pseudo-Gulf ".......

Nestas duas primeiras fotografias ainda numa primeira fase de acabamentos da pintura.....


....surgindo nestas duas últimas imagens com a sua configuração final, em mais um trabalho de casa.

.

4 comentários:

  1. Viva Amigo Mota.
    Isso é que é gostar de "Gulf".
    Continue...
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  2. Viva caro Nogueira.

    Uma paixão muito antiga esta, com raízes obvias na estreita ligação entre a Porsche e este patrocinador.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Ena, tantos Gulf !!!


    Deixem-me só acrescentar os meus 2 cêntimos a esta conversa: não sendo adepto da miniatura do Mosler da Ninco, posso dizer que a pintura da Gulf favorece-o, e tendo já oportunidade de rodar um em pista, permitam-me a heresia de dizer que em andamento, parece que se assemelha a esse mítico 917 em certos angulos...

    ResponderEliminar
  4. Viva Hugo.

    De facto, parece comprovar que esta pintura foi de facto uma das melhor conseguidas no desporto automóvel..... até transforma carros feios em ..... qualquer coisa mais agradável .... eh eh....

    Um abraço

    ResponderEliminar