segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Campeonato "Nascar" - 1ª Prova


Alguns dos elementos participantes nesta primeira prova do "Campeonato Nascar".

Com a presença de 11 participantes, deu-se início ao campeonato “Nascar” com alguns dos pilotos em estreia absoluta nas competições. Foram os casos do ansioso José Pedro com uma magnífica participação, o Cristiano, Filipe, estes dois últimos representando duas gerações da mesma família, filho e pai e ainda aquele sempre presente Francisco Matos pai, que resolveu pela primeira vez apostar nas provas de velocidade, também com excelente desempenho. De realçar ainda a participação uma vez mais da pequenita Raquel Peixoto que desta feita não conseguiu concentração suficiente para participar em todas as mangas, optando por parar nalgumas delas.
Dado o carácter juvenil e iniciado de grande número dos participantes, as calhas foram reduzidas para 3 minutos, pois também o grau de exigência de modelos magnéticos acaba por tornar as provas mais cansativas.

A pequenita Raquel brindou-nos com a sua presença.

Durante os treinos de 30 minutos a que cada piloto teve direito, foi-se de imediato verificando que, ou se tinha cabecinha, ou os despistes iriam provocar imensos estragos.

Nota mais para este iniciado em estreia absoluta. Força Zé Pedro.

As saídas verificadas eram de extrema violência o que levantava algumas suspeitas quanto à durabilidade dos modelos. Foi durante os treinos que cada piloto foi ditando o seu mote e já dava para perceber que os mais novatos sentiam algumas dificuldades, mas verificou-se também que havia um António Maia, completamente aos papeis. Mais tarde verifica-se também que Emídio Peixoto não se dava muito melhor, protagonizando ambos violentas saídas. Já no capítulo das boas surpresas, surgia o estreante José Pedro a fazer registos de bom nível o que augurava alguma atenção por parte dos mais experientes.

Pai e filho, outros dois iniciados, também em estreia absoluta. Duas gerações na mesma guerra.


Lá se deu então início à prova de qualificação e como piloto mais rápido, a confirmar o que já havia demonstrado nos treinos, surgiu Nuno Aguilar. Também Francisco Matos mostrou o que valiam os seus tempos dos treinos estabelecendo o segundo melhor registo. Seguiram-se-lhes Rui Mota, o surpreendente José Pedro e Emídio Peixoto. Foram pois estes cinco elementos que preencheram a segunda manga. Na primeira e com o melhor registo seguinte, surgiam o Filipe em estreia, Matos Sénior, também ele a surpreender, António Maia em perfeito desvario de condução, o pequenito Cristiano, a mais pequenita ainda Raquel Peixoto e a fechar por não se encontrar presente para a sua qualificação, ficou o sempre combativo Paulo Mendes.

Dada a partida para início da prova, Filipe surpreende, impondo um ritmo que nem parecia de estreante, enquanto António Maia era ainda batido também por Matos Sénior. Raquel Peixoto neste início de prova consegue impor-se a Cristiano, numa guerra de pequenitos. Mas a partir daqui Matos Sénior empreende um ataque de rapidez e consistência, não permitindo ao surpreendente estreante Filipe nem ao mais que batido António Maia que se aproximassem. Começou aqui a garantir uma surpreendente vitória na manga. Ainda de relevância, o facto de António Maia ter batido apenas por uma volta o Filipe, o que comprova que este iniciado teve um desempenho significativo. A pequena Raquel perde algumas mangas, vendo-se assim o Cristiano numa guerra a solo. Entretanto já com duas calhas de atraso dá início à sua prova Paulo Mendes, que com o atraso já registado mais não lhe permitia do que recuperar os lugares dos pilotos mais lentos.

As duas grelhas, plenas de colorido.


Para a segunda manga, Nuno Aguilar revelava-se como o piloto nitidamente mais rápido, mas algumas saídas levantavam a suspeita quanto à possibilidade de hipotecar o melhor resultado, pois Francisco Matos não se fazia rogado e também Rui Mota, um pouco mais lento, espreitava os deslizes alheios. José Pedro em estreia absoluta, mantinha uma surpreendente regularidade que o posicionava melhor que Emídio Peixoto, a debater-se com algumas dificuldades em dominar a sua máquina, acabando por perder para aquele estreante. E de facto Aguilar quase arrecadava a totalidade de bónus que este regulamento prevê, o que contas feitas, lhe acabou por permitir acrescer 11 voltas às 135 conseguida na prova.
Francisco Matos consegue também somar 4 voltas às 134 conseguidas, Rui Mota consegue acrescentar 2 voltas, enquanto Matos Sénior e Paulo Mendes, ambos a conseguirem 1 volta a mais no fim da prova. E assim sendo, Nuno Aguilar tem uma vitória incontestável com 146 voltas, Francisco Matos obtém 137 voltas, Rui Mota 135, José Pedro manteve as 117 conseguidas, Matos Sénior fica com 114, António Maia 111, Filipe 110, Emídio Peixoto 108, Paulo Mendes acaba com 87, Cristiano 84 e a pequenita Raquel acabou com 42 voltas.
Apesar das bonificações em quantidade e da proximidade de voltas final conseguida por alguns pilotos verifica-se que nenhum lugar da classificação geral acabou por sofrer qualquer alteração. Embora pudesse levar a supor essa possibilidade, nada acabou por acontecer.

E assim decorreu a primeira prova deste campeonato que deixou os cabelo em franja a alguns pilotos….

A classificação no campeonato ficou ordenada conforme a tabela que abaixo se expõe
1º - Nuno Aguilar – 25 Pontos
2º - Francisco Matos – 20 Pontos
3º - Rui Mota – 17 Pontos
4º - José Pedro – 15 Pontos
5º - Matos Sénior – 13 Pontos
6º - António Maia – 11 Pontos
7º - Filipe – 10 Pontos
8º - Emídio Peixoto – 9 Pontos
9º - Paulo Mendes – 8 Pontos
10º - Cristiano – 7 Pontos
11º - Raquel Peixoto – 6 Pontos


Os bónus de cada piloto:
Nuno Aguilar – Maior número de voltas na calha azul – 22 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha verde – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha vermelha – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Vencedor da segunda manga – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida da prova – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida da qualificação – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha azul – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha verde – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha vermelha – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha branca – (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha preta – (1 Volta de Bónus)
Francisco Matos – Maior número de voltas na calha amarela – 24 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha verde – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha preta – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Volta mais rápida calha amarela – (1 Volta de Bónus)
Rui Mota – Maior número de voltas na calha azul – 22 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Maior número de voltas na calha branca – 23 Voltas. (1 Volta de Bónus)
Matos Sénior – Vencedor da primeira manga – (1 Volta de Bónus)
Paulo Mendes - Maior número de voltas na calha azul – 22 Voltas. (1 Volta de Bónus)

O alinhamento final das máquinas que deram colorido ao sábado passado.

O pódio final com Nuno Aguilar o vencedor e dominador, com Francisco Matos no segundo posto e Rui Mota no terceiro

7 comentários:

  1. Então quando é a próxima prova deste troféu

    ResponderEliminar
  2. Eheh

    Finalmente fiz a minha 1º prova, e que prova!!! consegui um 4º lugar, muito bom.

    O meu problema foi não atinar com as calhas exteriores/interiores (azul e preta)

    Nuno acho que a próxima prova é já este sábado.

    ResponderEliminar
  3. Viva slotistas.

    Parabéns José Pedro pelo excelente quarto lugar.

    Nuno, é de facto no próximo sábado a próxima prova.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Não tendo podido participar nem sequer comparecer no horario da prova por obrigações profissionais, não posso deixar de felicitar os estreantes na casa e em particular ao José Pedro que pelos vistos começa a fazer valer o seu interesse pela modalidade!

    ResponderEliminar
  5. Olá Hugo

    Bem vindo esse apoio aos estreantes, mas está provado que o resultado conseguido pelo Zé Pedro, já é por si só, uma grande motivação.

    Um abraço Hugo

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde caros amigos,

    Ate que para uma primeira vez não correu mal...
    Proximo sabado lá estarei, eu e o meu "herdeiro"...
    ostei do Trofeu, e espero que hajam mais iniciativas deste genero, sem que sejam necessarios grandes conhecimentos para a preparação dos carros.. afinal é a melhor forma de chamar gente nova!
    Bem hajam e ate sabado.
    Um abraço,
    Filipe Vilas Boas

    ResponderEliminar
  7. Caro Filipe Vilas Boas.

    É sempre uma honra para o clube receber caras novas.

    Mais honrados nos sentimos quando percebemos que o nosso trabalho está a ser reconhecido.

    O seu comentário acaba por ser uma chama de alento que nos obrigará a trabalhar melhor.

    Mas como entenderá também, temos que acudir a todas as chamadas o que por certo levará a actividades que reconhecerá como menos interessantes, no entanto, o esforço maior, sem dúvida, terá que ser no sentido de captação de sangue novo.
    Claro que esta formula agora usada, foi nitidamente na procura de novos apaixonados, o que penso ter sido conseguido, o que permitirá também que paulatinamente os novos praticantes se consigam ir embrenhando noutros campeonatos, mas estas modalidades de iniciação terão que ser sempre mantidas.

    Agradecemos também que sempre que lhe aprover nos dê as suas achegas, pois mais fácilmente conseguiremos também ir norteando o trilho do clube.

    .....mas deixe-me também dar-lhe os parabéns pelo excelente desempenho que conseguiu ter, não esquecendo o pequenote. E sábado lá estaremos

    Cumprimentos

    ResponderEliminar