quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Audi R8 "Slot.It" - Carroçarias

.
A evolução do modelo "Audi R8" do fabricante "Slot.It", sofreu das evoluções mais intrigantes a que tenho assistido. Por um lado, questões estéticas e por outro, técnicas.
Ok, tudo bem, as técnicas entendo e as estéticas, entenderia também, caso se justificassem ou fizessem mesmo a diferença.
Por vezes tanto gostaríamos de ver os modelos sofrer alterações estéticas, mas os custos dessas alterações são grandes e entendemos que essas não surjam.Confesso que a primeira evolução anunciada pelo próprio fabricante, não as teria descoberto se não tivessem sido indicadas por um amigo. Reparem nestas duas primeiras imagens. A primeira evolução, nada teve a ver afinal com a carroçaria, mas sim com o seu acabamento. Os cristais dos faróis foram embelezados com um contorno a preto e os stop's passaram de plásticos pintados por fora, a transparentes e pintados por dentro. .
Verifiquemos agora, as frentes. Sendo estas inicialmente lineares no bordo mais inferior (junto à pista), seguiu-se-lhe uma frente cujo mesmo bordo apresenta uma quebra, ficando um lábio, mais fino na zona da grelha.
Mais tarde, uma nova frente, que versando a mesma zona, apresenta agora três tomadas de ar, duas laterais mais pequenas e mais baixas e uma central, maior e mais alta.Na traseira, os escapes inicialmente encontravam-se simulados através de ponteiras fixas numa placa posicionada interiormente.
No modelo de baixo, essa placa desapareceu e estes são mais completos, vindo de uma parte mais interior. Estive a apontar apenas aspectos visíveis, pois os mais importantes, os técnicos, também existem, passando inclusive, por um interior em que existe um rebaixamento na carroçaria para dessa forma não tocar no motor "Flat" em posição "Anglewinder", nas últimas séries (Kit).
.

9 comentários:

  1. entendo que este modelo específico é a "menina dos olhos" do amigo Maurizio Ferrari, e por ele tem um carinho especial.
    Além das mudanças estéticas que para ele são deveras importante, e das alterações técnicas que mudaram para muito melhor seu desempenho nas pistas, há também uma cobrança muito forte da Audi, que até não permite cores diversas das disponíveis atualmente.
    Este é um projeto que visa baixo peso, chassis adaptável a diversas pistas e regulamentos, motores e aparatos de transmissão bem diversificados e peças de reposição em número adequado as implicações provenientes dos singelos materiais utilizados.
    Creio que para ele é um compromisso de excelência e reconhecimento.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sr. Mário.

    Uma vez mais com achegas preciosas e que muito lhe agradecemos.

    Mas mesmo sabendo que este foi o modelo de lançamento da marca no complicado mundo dos modelos de Slot, mesmo sabendo que por essa razão poderá ter um local especial no coração de Maurizio Ferrari, mesmo sabendo que poderão sofrer pressões por parte da Audi e mesmo sabendo que aquele modelo participou numa só época e numa só prova "Le Mans", como poderão existir tantas evoluções de carroçaria que justifiquem uma série de novos moldes no modelo de Slot, é que me custa a perceber.
    Claro está que são entendíveis, as questões técnicas de ganho de performance.

    Mas é uma análise bem feita esta que explana e de que muito lhe ficamos gratos.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado amigo Mota. Folgo em poder assim lhe chamar. Amigos somos apesar da distância e da ausência de um contato pessoal, rosto a rosto.
    O slotcar nos faz esta benção, novos amigos e novas paixões a cada oportunidade.
    Assim como o Maurizio, percebo em sua pessoa um entusiasmo juvenil, uma paixão pelo desporto, um interesse em ser prestativo e nos brindar a todos com seus preciosos dados e comentários.
    Agradeço a Deus a existência deste blog por estas oportunidades diuturnas.
    Entendo este carro em foco como fruto desta mesma paixão.
    Paz e prosperidade a todos, obrigado por nos mantermos unidos para além da distância.

    ResponderEliminar
  4. http://supergenix.blogspot.com/search/label/CL%C3%81SICOS%20DEL%20FUTURO
    Este link nos leva a um outro blog onde encontrei esta jóia da Carrera.
    Um Audi r8c em versão adquirida pela Bentley e vencedor.
    Curiosa frente mas a traseira se manteve identica aos Audi de origem.

    ResponderEliminar
  5. Boas.

    É curioso, mas não consigo encontrar imagens reais da 3ª versão da carroçaria, a que tem as 3 entradas de ar.

    Todas as que encontro são assim:
    http://www.supercars.net/Pics?v=y&s=c&id=4158&p=1999_Audi_R8C1.jpg

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Boas novamente.

    Aqui fica uma outra imagem curiosa.

    A interpretação, em 2002, do que seria o potencial participante da Audi na edição de Le Mans em 2010, por um designer apaixonado pela marca.

    http://www.germancarblog.com/2007/08/audi-r15-independent-design-study.html

    Claro que o actual R15 pouco tem de semelhante com esta "premonição", mas mesmo assim acho que este é um exercício interessante e bem conseguido.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Desculpem a incorrecção. Na realidade a "premonição" é de 2007, não de 2002 como por lapso indiquei.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito deste último exercício de futurismo, mas me pareceu muito abrupta a inclinação do painel frontal. Isto certamente merece um reparo. No mais, uma linda máquina de um grande fabricante.
    Obrigado por nos mostrar esta preciosidade.

    ResponderEliminar
  9. Olá Sr. Mário (o amigo brasilkeiro)

    Felizmente, um pouco à imagem que transmite, a distância apenas nos impossiblita contacto físico, pois permite-nos afinal o mais importante, que são o convívio e a troca de ideias, algumas bem saborosa.

    Quanto ao "Bentley que nos mostra, de facto a "Carrera" editou-o e eu vi-o correr em "Le Mans" e a "Le Mans Miniatures" editou o do ano seguinte e que venceu a clássica francesa.

    Quanto ao "Audi" que nos é trazido pelo Miguel Queirós, aos mais atentos não terá esapado um "Post" por mim aqui editado em que o mostrava.

    Um abraço

    ResponderEliminar