segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Galardões 2009

.
O "Mazda 787B" foi eleito o "Carro do ano 2009".
Este galardão dever-se-há provavelmente, por se tratar de um modelo bem nascido e com a qualidade habitual "Slot.It", mas por ter a si agregado também, o real feito histórico de se ter tornado o primeiro japonês e em simultâneo, o primeiro motor rotativo a vencer a Clássica das "24 Horas de Le mans".


O "Seat 850" do fabricante espanhol "SCX", ganhou por seu lado o título de "Melhor modelo Clássico". Uma peça com interesse sem dúvida, mas que talvez deva a sua eleição, à tremenda popularidade que representou no mercado espanhol.

Quanto aos construtores, esse título foi arrebatado pela "Avant Slot".
Foi provavelmente aquele que em maior diversidade de modalidades apontou, conseguindo sempre uma invejável qualidade técnica em tudo quanto apresentou. Desde modelos protótipos da classe "LMP" até camiões do "Dakar", a "Avant Slot" trouxe-nos sempre modelos de grande qualidade e inovações, a todos os níveis.
Sem dúvida, um título bem entregue.

A "Cursa Models", arrebatou a conquista do melhor modelo de resina. Penso que um pouco forçado, uma vez que as críticas feitas a este modelo apontam sempre grande falta de cuidado no seu acabamento. Não sei então como foi possível sobreporem-se por exemplo a uma "Le Mans Miniatures", que habitualmente apresenta uma qualidade geral bastante acima da média. Dever-se-há então esta conquista, muito provavelmente, ao modelo escolhido e não à qualidade apresentada.
.
Os títulos




.

5 comentários:

  1. Boas

    Prémios que valem o que valem.

    Se o Mazda é, sem dúvida um grande carro, na linha da restante gama Slot It e a Avant Slot apresenta ideias bastante inovadoras, ainda muito pouco exploradas, vindas das mentes dos seus designers, em que, pelo menos um, tem até experiência de Formula 1, na globalidade parecem-me prémios "muito caseiros", como comprova o "prémio" a uma marca como a Cursa Models em detrimento da Le Mans Miniatures, quando os minimodelos franceses apresentam uma qualidade muito superior aos espanhóis.

    Nos clássicos, é certo que, exceptuando a Revell, não há muitos clássicos a serem lançados, mas não se percebe como consideram o Williams FW14 de 1992 um clássico e o Mazda 787B de 1991 não!

    E aí parece-me que esse Williams é uma réplica bem mais deliciosa que o pequeno 850!

    ResponderEliminar
  2. A Slot.It é a única marca não espanhola a conseguir meter-se nas 4 primeiras. E até a SCX passou à frente da Ninco... Enfim, "espanhosices"

    ResponderEliminar
  3. Dá-me a ligeira impressão que a Ninco e a NSR protagonizam as principais "estranhezas" destes rankings...

    ResponderEliminar
  4. Não deixa de ser estranho a passagem da SCX à frente da Ninco.

    Mas a inflacionada classificação do 850 talvez explique isso, porque a Ninco teve muitos modelos bem classificados, como o Murcielago, o Megane e o Ford GT, no entanto...

    ResponderEliminar
  5. Viva Amigo Mota.
    É como dizem. Os galardões valem o que valem.
    Por cá moram mesmo assim, o melhor Clássico e o melhor Resina, mas simplesmente porque gostei deles, e não pela valorização (até porque ainda não estavam votados).
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar