"Bentley", é quase um nome sagrado......
Marca detentora de grandes feitos desde longa data, é hoje mais conhecida pela sua produção e aposta nos modelos de alta gama e grandes luxos.
Porém, foi através da competição que melhor se deu a conhecer ao mundo. Hoje, de créditos firmados resolveu reescrever o seu nome na clássica francesa e conseguiu-o.
Mas os primeiros passos foram dados ainda nos anos 20 do século passado.
O primeiro grande êxito na clássica francesa, ocorreu na 2º edição dessa prova, em 1924, através de um "Bentley Sport" com o Nº8 (imagem de baixo), pela dupla de pilotos "Duff / Clemant". Numa edição em que deram início 40 concorrentes e completaram-na apenas 14 equipas, foram percorridos 2.077 Km a uma média de 86,555 Km/h.
A marca continuou com participações regulares, mas só em 1927 conseguiu a repetição do feito.
Desta vez, a equipa vencedora era constituída por "Benjafield / Davis" no modelo com o dorsal Nº3 (imagem de baixo), tendo o modelo a mesma designação, mas com as óbvias evoluções que aqueles tempos permitiam. Dos 22 modelos que iniciaram a prova, apenas 7 tiveram o privilégio de a completar. O vencedor fê-lo, tendo percorrido 2.369 Km a uma média de 98,740 Km/h.
A sexta edição, em 1928, e até 1930, "Le Mans" foi um reinado da marca, com vitórias absolutas consecutivas.
O modelo vencedor de 1928, mantinha a designação de "Bentley Sport" (imagem de baixo) e foi guiado pela dupla "Barnato / Rubin" ostentando o dorsal Nº4. Novo recorde da prova foi estabelecido, conseguindo agora percorrer 2.669 Km à média de 111,219 Km/h.
Dos 33 modelos à partida, 17 viram-se recompensados por terem conseguido completar a totalidade da prova.
1929 viu surgir um novo modelo, o "Bentley Speed Six", algo mais potente. Foi a dupla "Barnato / Birkin" a conseguir dar mais uma vitória à marca no carro com o Nº1 (imagem de baixo), tendo "Barnato" conseguido repetir o feito conseguido no ano anterior, repetindo assim o que "Rossignol" havia conseguido em 1925 e 1926 num "Lorraine Dietrich B3-6".
Desta vez percorreram 2.834 Km à média de 118,492 Km/h. Uma vez mais a média final foi melhorada, numa edição em que dos 25 modelos presentes à partida, apenas 10 a conseguiram completar.
1930 culminou com esta série de vitórias e período áureo da marca, no mundo do desporto automóvel. Foi num "Bentley Speed Six" novamente, com o Nº4 (imagem de baixo), que a dupla "Barnato / Kidston" consegue fechar esta senda gloriosa. Também foi assim que "Barnato" conseguiu pala primeira vez, uma tripla vitória consecutiva, na clássica francesa. Também uma vez mais, a meta dos recordes continuou a melhorar, tendo conseguido percorrer 2.930 Km a uma média de 122,111 Km/h. Entretanto, dos 18 participantes iniciais, apenas 9 conseguiram lograr finalizá-la.
Como nota de curiosidade, a "Bentley" apresentou em 1930 o modelo "Bentley “Blower” 4,5 Supercharged" (imagem de cima e de baixo) com a exclusiva responsabilidade de elevar a fasquia ao máximo. Partiriam para a frente na tentativa de que toda a concorrência o seguisse. A meta, seria obrigar a que todos partissem as mecânicas convencidos de que para ganhar, teriam que lhe fazer frente. A táctica funcionou e apesar deste mesmo carro ter sido também disso vítima vindo a desistir, foi uma vez mais a "Bentley" a levar o ceptro maior, para os ingleses.
Foram depois necessárias várias décadas de espera até que a "Bentley" se envolvesse novamente na guerra pela vitória nas "24 Horas de Le Mans".
Uma vez comprada pela "Volkswagen", esta marca viu-se na obrigação de fazer crescer e recriar o nome no mundo automóvel. E que melhor táctica do que a elevar ao máximo, com uma vitória nas míticas "24 Horas de Le Mans"?.
A estratégia foi novamente de génio. Pertencendo ao mesmo grupo "Volkswagen", a "Audi" que se mantinha desde o ano 2000 no "Top" das vitórias naquela clássica, cederia os conhecimentos técnicos e mecânicos, para um projecto que se iniciou em 2002 e que culminou em 2003 com a conquista de mais uma vitória absoluta para o seu historial.
Alguns desenhos do projecto de desenvolvimento do "Bentley" que viria a ganhar a edição de 2003 das "23 Horas de Le mans".
Sacrificando o seu nome, a "Audi" entregou os gloriosos "R8" a privados e as motorizações oficiais foram entregues a este projecto do "Bentley Speed Eight", fazendo desta forma renascer um dos maiores mitos do desporto automóvel.A tripulá-lo, esteve agora uma tripla de pilotos, "Kristensen / Capello / Smith" que correndo com o dorsal Nº7, completaram a prova tendo percorrido 5.146 Km à média de 214,416 Km/h, num modelo com uma precisão autenticamente "Breiteling".
Esse famoso Bentley 4.5 Supercharged ainda é um dos meus automóveis favoritos... qualquer dia adapto um ao slot! eheheh...
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