segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Preparação "Renault Megane Trophy I" - NINCO

.
O "Renault Megane Trophy I" do fabricante "NINCO" serviu de base para alguns troféus, onde se mostrou ser uma máquina muito neutra e muito agradável. Neste artigo vamos mostrar por comparação, o mesmo modelo de série e o que foi por mim utilizado. Na imagem de baixo, o modelo da direita é o que foi preparado, tendo como nota mais distintiva entre ambos, o aileron. Como de origem o mesmo é preto, resolvi pintá-lo à cor da carroçaria, como forma de o distinguir de possíveis modelos iguais.

O regulamento obrigava à utilização de acessórios do fabricante e uma motorização igual àquela com que se faz acompanhar de origem, o "NC-5" portanto.Claro que se recorreu ao material calibrado da marca. O objectivo era torná-lo mais baixo, mais leve e mais equilibrado.
As jantes passaram então a ser de liga leve e mais pequenas, complementadas com pneus rebaixados para os deixar com muito baixo perfil e envernizados, à frente. Nas duas imagens que se seguem, pode observar-se que o modelo preparado apresenta uma frente ligeiramente mais baixa.A traseira foi alvo da mesma intervenção, sendo aqui a perda de altura do modelo à pista, bem mais acentuada. Desse modo, o efeito íman aumentou considerávelmente, havendo ainda o ganho proporcionado por um centro de gravidade mais baixo, tornando todo o modelo, bem mais equilibrado. Houve ainda necessidade de se recorrer à utilização de um lastro de 2 gr, posicionado imediatamente atrás do eixo anterior, já que o ganho de tracção era suficiente para fazer saltar a frente do modelo, em aceleração.No final, um modelo algo degradado foi o que resultou de um dos troféus mais competitivos que tive o prazer de disputar. Embora a violência dos impactos tivesse sido uma constante, até nem se poderão considerar de grande monta, os estragos daí resultantes.Para o aperto do chassis à carroçaria, optou-se pela utilização de parafusos métricos do fabricante, enquanto a cremalheira era também da série "Pro". Já a opção do pinhão recaíu no modelo de plástico da série normal, por me ter parecido de melhor ataque e ao mesmo tempo, mais silencioso.
Vamos ver se o novo "Megane" será capaz de proporcionar tanta adrenalina, quanto este foi capaz....
.

Sem comentários:

Enviar um comentário