A "M Power Slide Team", é uma equipa vocacionada para os ralis, formada por dois carolas amantes destas coisas. António Morgado deu o pontapé de saída e lá vai disto, o Rui Mota também faz daqui parte.
Foi mesmo assim, fui literalmente raptado para este Team, cuja principal premissa segundo o tutor, é que no nome exista um "M". Morgado, Mota, .... está bem....
Contudo, em cada uma das provas, este Team integra um piloto convidado. Desta vez calhou em sorte, António Maia. O chefe da "Squadra" é António Morgado.
Nesta última participação no "Rali Rota dos Vinhos Verdes", António Morgado apostou para os "WRC", como aliás o fez em anteriores provas, no "Fiat Punto" do fabricante "NSR", ao qual adaptou com alguma dificuldade tracção integral por polie e correia de transmissão. A motorização é da mesma marca, o "King 21 EVO".
Embora este piloto tivesse abandonado a prova antes do término por razões pessoais, enquanto em prova este modelo continuou a demonstrar as mesmas deficiências já anteriormente observadas. Como o eixo da frente mostra pouco curso vertical aliado a um modelo extremamente baixo, as pequenas deformações da pista, passam a constituir grandes obstáculos para esta pequena bomba. E como os troços normalmente apresentam várias destas deformidades, parece que há ainda algum trabalho a percorrer, até que se comece a mostrar por parte desta aposta, alguma apetência para este tipo de terrenos.
O pequenito "Volkswagen Polo" da "Power Slot" foi a escolha deste mesmo piloto para os "N-GT".Tendo optado pela utilização do chassis standard da primeira série, a preparação passou pela selecção de algum equipamento "Slot.It". As jantes e pneus eram no entanto oriundos do "Citroën Xsara" da "SCX". Também aqui ouve alguma dificuldade em se conseguir intrometer na luta pelos lugares cimeiros, já que o desempenho entre os modelos que se mostraram "Top", estava bastante elevado.
Rui Mota, o segundo piloto deste "Team", é que teve um pouco mais de sorte, pois não sendo os ralis os seu meio por eleição e não apresentando grande material apropriado para estas andanças, acabou por se valer do "Porsche 911 / 997" do fabricante "NINCO", já que tinha sido esse um dos modelos por si utilizado aquando do campeonato de velocidade "N-GT". Ora aí estava. Há falta de outro, era mesmo aquele que se adaptava às necessidades. Passando a preparação apenas pela troca do motor original por um da "Avant Slot", estava a máquina preparada.
Rui Mota, o segundo piloto deste "Team", é que teve um pouco mais de sorte, pois não sendo os ralis os seu meio por eleição e não apresentando grande material apropriado para estas andanças, acabou por se valer do "Porsche 911 / 997" do fabricante "NINCO", já que tinha sido esse um dos modelos por si utilizado aquando do campeonato de velocidade "N-GT". Ora aí estava. Há falta de outro, era mesmo aquele que se adaptava às necessidades. Passando a preparação apenas pela troca do motor original por um da "Avant Slot", estava a máquina preparada.
Mas a preparação que este modelo apresentava criou algumas dificuldades, já que munido de rodas de pequeno diâmetro, passou a ser um verdadeiro quebra cabeças, suplantar o salto existente no primeiro troço. A melhor maneira de o fazer, era lançado. Só que a seguir, era uma curva. E se alguns dos saltos saíram bem, outros correram francamente mal.E combater a armada dos "Nissan 350Z" bastante superiores, garanto-vos que me obrigou a grande afinco e bastante sorte. Correu bastante melhor do que a minha das melhores expectativas poderia imaginar. E continuo a achar que o segundo lugar na classe, só pode ter caído mesmo, do céu.E para os "WRC", a escolha continuou a ser o "Citroën Xsara" da "SCX". Com ele já havia conseguido um resultado interessante. Para esta prova, a opção do motor acabou por recair também num belíssimo motor da "Avant Slot", apropriado para este fabricante. Os pneus da "PKS" eram a continuidade do trabalho que vinha desenvolvendo.Mas o motor utilizado trouxe duas dificuldades acrescidas. Uma era não caber no carro com o interior de origem e como a carroçaria era emprestada, não me atreví à sua substituição, por razões óbvias. A segunda questão, prendia-se com o facto deste ficar abaixo do nível do chassis. E mais uma vez, era o salto a criar as maiores dificuldades, pois ficava várias vezes pendurado no topo da rampa, sem conseguir pousar as rodas.
Como a carroçaria ficava também muito elevada, o carro acabava por ter um desempenho desagradável, inconstante e nada fiável.
Este participante que perdeu algumas horas caseiras a desenvolver o seu "Ferrari F 430" da "NINCO" para a classe "N-GT", ficou àquem das expectativas.
Para a próxima, o piloto convidado será o "Miguel Queirós", assim ele aceite o convite...
Este NSR ainda me dá ganas de umas boas gatilhadas como 4X4.
ResponderEliminarNão achei o video dele na estreia como prometido, mas tirando as falhas pela inadequação do chassis, penso que com algum trabalho de cabeça vai dar muito gás nas pistas, até que um regulamento o proíba. Talvez seja o destino ou, quem sabe o fabricante não tenha idéias similares na cartola?
É esperar para ver.
Boas amigo Mário! Dê-me só um segundo e já o ajudo.
ResponderEliminarMota, tás despedido!!!!
Agora sim.
ResponderEliminarAmigo Mário o video da estreia do Punto NSR pode ser encontrado aqui:
http://mpowerslideteam.blogspot.com/2010/02/rali-montecarlo-em-imagens.html
em breve estará dísponivel um outro para download.
De facto o que o Mota escreve é verdade. Eu bem tentei alterar patilhão, mas não foi o soficiente para todos os obstaculos, e a cremalheira, o que não foi suficiente para ganhar "travagem" eficaz.
É um modelo optimo em velocidade como demonstrou neste Rally da Rota do Vinho Verde, mas em troços mais técnicos torna-se algo de trapalhão para lidar com curvas mais apertadas e troços sinuosos.
Melhorou bastante desde que o introduzi no Rally Monte Carlo, mas não o suficiente para se tornar competitivo. Foi um projecto interessantíssimo de desenvolver, mas fiquemos por aqui. A armada francesa tem de ser travada, mas não com esta arma.
Abraço e qualquer coisa que precise para preparar um destes apite. No blog da Mpower é possivel as alterações praticamente todas, mas se tiver alguma dúvida...
Ok Mota, tás perdoado.
ResponderEliminarSe ao invés de revelares segredo de Estado conseguires outro pódio... nem que não saibas como.
Os patrocinadores estão de olho em ti. :)
Obrigado amigo Morgado, mas deixe o Mota como está, temos excelentes antecedentes que lhe pesam a favor, hehehe!
ResponderEliminarAinda tenho comichão nas mãos para conduzir este carro.
Aqui em nossa pista de madeira a pintura é em latex acetinado, sem nenhum grip, assim só é possível andar com pneus de silicone e muita força magnética, ste carro bem baixo e 4X4 seria um foguete, uau!!!
Saudades de alguém que ainda não esteve pessoalmente, mas muito lhes admira.
Por acaso é teste que já não nos é possível no imediato fazer cá por terras lusas, mas não sei até que ponto os pneus de origem deste Fiat não serão adequadas também a pistas de madeira.
ResponderEliminarTivemos alguns troços nestes dois ralis que eram constituidos por placas Ninco de neve, ou seja plastificados e bem polidos, e não foi aí que o Punto se atrapalhou, muito pelo contrário.
Mas como deve saber os NSR vêm tipicamente preparados para pistas Ninco. Melhor que ninguem se calhar o amigo Mário poderá dar um veredicto sobre este aspecto.
Abraço
Boas.
ResponderEliminarBela performance do M PowerSlide Team, por parte do seu piloto Rui Mota!
Quanto ao director da equipa, penso que poderia apostar numa imagem comum para todos os modelos da equipa. Fica muito melhor no parque fechado os carros da equipa com a mesma decoração, não acham? vejam o caso da Art Team, quando participam todos os elementos numa prova sprint...
Boas gatilhadas.
Amigo Morgado, uma maneira de imitar nossa pista é tomar um destes troços superlisos Ninco e espalhar talco em toda a superfície.
ResponderEliminarInfelizmente não há lógica para isto, mas quem construiu e mantém nossa pista estava a pensar numa blue king para os proslots com asas e não fazia idéia do que eram as réplicas.
Já tentei propor a troca do piso e tintas mais abrasivas e com grip, mas fui voto vencido pois os custos seriam proibitivos num empreendimento privado. Não temos um clube como nos moldes europeus, mas uma pequena empresa com fins lucrativos.
No momento tento buscar patrocínio para construir uma pista Ninco ou Carrera de 4 calhas numa base móvel, suspensa por cabos sobre a pista atual. Como os fabricantes acham o Brasil um local não rentável ainda, fica quase impossível, e eu vivo de meu trabalho apenas, então, bora lá a sonhar...!
Quanto aos pneus de série NSR, sim, são de bom silicone e rodam bem por aqui, mas com no mínimo dois imãs.
Amigo Mário aqui por Portugal não estamos muito diferentes em certos aspectos.
ResponderEliminarComo já deve ter reparado os nossos clubes só sobrevivem com muita interajuda e boa vontade de alguns bons rapazes (leia-se viciados).
Mas o sonho comanda a vida por isso lá vamos levando as nossas bandeiras a bom porto.
Haja vontade.
Um abraço
Amigo Mário brasileiro.
ResponderEliminarQuando lemos os seus comentários, ficamos de facto sensibilizados com a falta de hipóteses que reina por aí, para a prática do Slot.
Começo a perceber que as coisas são mesmo difíceis.
Há alguns anos atrás, o que lia acerca do Slot no Brasil, era prometedor, até com modelos de fabrico nacional.
Afinal o que li ou não era verdadeiramente real, ou os tempos mudaram mesmo, o que é pena, pois aficionados parece não faltarem. Só que pelos vistos, está-se a tornar um hobby mesmo difícil.
Um abraço e coragem para ir enfrentando as dificuldades. Se algo depender de nós ou que possamos ajudar, disponha.
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarCaído ou não o que conta mesmo é o resultado (diversão) ou não?
Boa reportagem da garagem da equipa.
Cumprimentos.
Obrigado amigo Nogueira.
ResponderEliminarSem dúvida que o que eu mais colho, é mesmo a diversão pela participação. A classificação conta sempre e quanto melhor, melhor, mas está mesmo num plano mais secundário do que a felicidade de participar e divertir.
Um abraço.