segunda-feira, 1 de março de 2010

PN Slot Show Portugal - Braga

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Na acção de promoção já previamente programada e anunciada, a "Papponni / Vortex" levou a efeito a segunda ronda de promoção dos seu produtos "PN Slot". O evento decorreu desta feita em Braga, com a participação de vários pilotos convidados num convívio pouco comum, pois quebrou com as habituais regras que cumprem normalmente a organização das nossas provas. Pilotos, produtos e organização, um pouco de tudo isto, marcaram a diferença.
Depois de Sintra, foi a pista do "GT Team Slot Clube" em Braga, a receber estes modelos da "PN Slot". Os pilotos tiveram a oportunidade de constatar as diferenças entre os vários modelos, cuja maior diferença se faz sobretudo pela escolha das carroçarias. Para além dos modelos que seriam postos ao dispor dos pilotos para a prova, mostravam-se ainda alguns bonitos modelos que poderão vir a ser opção pessoal.
Uma das boas opções que esta fórmula oferece, prende-se justamente com a variada solução de carroçarias existente, com a realidade de poderem também ser adquiridas, já decoradas.
E desde modelos "GT", "Grupo C", "DTM", a variedade de opções é imensa, podendo sempre passar pela formula dos "Troféus".
Podemos ainda verificar alguns acessórios e componentes capazes de potenciar as características dinâmicas destes modelos, bem como outros produtos de distribuição "Papponni / Vortex".
O convívio foi uma constante e preponderante entre elementos participantes e organização. A pista, essa, a do "GT Team", serviu de palco para o evento.
Como curiosidade, a organização fez uma demonstração de um modelo excepcional, o "Delorean" do filme "Regresso ao Futuro", com alguma iluminação extra habitual.
Enquanto alguns conviviam, outros faziam pela vida.....A prova teve início à tarde, depois de uma boa sessão de treinos.O convívio estendeu-se também aos momentos mais sagrados. À mesa, houve também tempo para um saudável convívio, onde os homens do "Calha a Todos", como sempre, souberam estender a boa disposição e onde neste primeiro registo à mesa, até parece que o Sr. António Balse fazia uma prece para que tudo corresse bem.Os momentos antes da partida, com o Sr. Mota Marques a alinhar os modelos na meta e onde cada carro pertencia a uma só calha e em que todas as equipas conduziam todos os modelos.Para um chassis comum, a organização escolheu carroçarias de diversas classes, para que dessa forma os pilotos fossem constatando as diferenças comportamentais que cada uma delas proporcionava.
Para a prova, os momentos de concentração já atingiram outro nível, entre os pilotos participantes.


No final, os homens da organização proferiram algumas palavras de incentivo e agradecimento aos participantes.


Presente esteve também José Ferreira, a quem caberá receber esta mesma prova, na "Stop & Go", no Porto.


Como nota final, gostaria de ressalvar o bom desempenho conseguido pela organização nesta iniciativa de promoção do produto em causa, "PN Slot", onde ficou também demonstrado desde logo pelos pilotos, o agrado a este tipo de modelos de competição. Houve até de imediato, quem não se tivesse feito rogado e adquirisse material para dar início ao pontapé de saída para um campeonato regional.
Os modelos cujo chassis metálico é bem pesado, apesar de algumas limitações ao nível de preparação, julgo proporciona bastante prazer e por essa mesma razão, gerará bastante equilíbrio. As carroçarias mostraram uma surpreendente resistência ao impacto, o que comparativamente aos modelos "Plafit", constitui desde logo uma grande vantagem. Também a esccala 1/28, proporciona uma maior praticabilidade relativamente à escala 1/24 dos "Plafit". Tratando-se a generalidade das pistas da marca "Carrera", esta modalidade à escala 1/28 passa a ser de fácil condução. Também o comportamento excepcional destes carros, acabam com facilidade por cativar o já comum praticante de Slot.
No capítulo desportivo, referir que quem levou a melhor foi o "Taipas Motorspor", constituído por José Pedro Marques, Nuno Aguilar e Daniel Lima, que souberam da melhor maneira beneficiar do bom andamento individual que cada um dos elementos conseguiu imprimir. De louvar ainda a presença de uma velha glória do Slot, o Vítor Cramez e agradecer também o esforço a que o amigo Portela se prestou para marcar presença.
Parabéns à organização que tão bem soube pôr de pé esta iniciativa e a todos os participantes e observadores em geral, que se fizeram presentes.
Muito obrigado a todos.
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Para reportagem mais completa, clique aqui:
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P.S. - Do Brasil, vem o desafio!
Para quando esta iniciativa na terra dos Sertões?
Esta, merece uma resposta amigo António Balse.
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8 comentários:

  1. Boas

    Foi na realidade um excelente evento, com uma excelente organização, que nem as arreliadoras falhas de corrente eléctrica, motivadas pela tempestade que se fez sentir, abalaram.

    Os carros são muito engraçados de conduzir e as carroçarias muito resistentes, como já foi referido, pena é o peso do chassis se fazer sentir quando o motor tem que acelerar, mas esse é um problema comum a todos os "chapas".

    Se este chassis não tem tantos pontos de afinação como os Plafit, sendo pena não se poder regular a altura dos eixos, também acaba por ser um elemento equalizador entre os mais experientes e os iniciados.

    Havendo muitas carroçarias disponíveis, também concordo que o futuro deverá passar pela fórmula de Troféu, passando pelos GT, Grupo C, Turismos, etc., tendo os slotistas que adquirir apenas as carroçarias.

    Boas Corridas

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  2. Uma prova fantástica que agradou a todos, desde pilotos a organizadores, é a melhor apreciação que os promotores puderam levar do sábado passado!

    Apesar das minhas duas calhas terem sido demasiado azaradas (falhas de electricidade na azul, quebra de um cabo na preta), gostei bastante do andamento dos bólides: muito certinhos e fáceis de manter em alto ritmo. Quanto às ultrapassagens, esse pormenor necessitou de alguma habituação (e eu só corri em calhas que só tinham um "vizinho"). Esta escala já é mais susceptível aos toques do vizinho do que os 1:32.

    Desde já os parabéns à organização e a todos os participantes. Nós na equipa "3 Amperes" ficamos com o amargo de poder ter atingido a 2ª posição, mas paciência... foi divertido...

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  3. Com este tópico em vosso blog fui presenteado duplamente, obrigado.
    Primeiro por ver fotos de meu caro amigo Portela, a quem tenho muito apreço e admiração, e outra porque já corri com um chassis parecido em Dachau, Alemanha, e apreciei muito, mas não os há aqui pelo Brasil.
    Obrigado ao clube de Braga por ajudar a levantar esta bandeira de uma vinda ao Brasil.
    Sabemos que há diversos obstáculos , mas a carência de um fabricante mantém este desporto longe das massas.
    quiçá venham e tragam alma nova pelos Sertões e veredas.
    Serão muito bem recebidos.
    Estendo o convite aos amigos de Braga.
    A casa é de vocês venham logo.
    Como se diz na Trofa, "bora lá e ande para ver"

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  4. Boas.

    Foi um belo evento. Divertido e competitivo.

    Estes chassis PN Slot agradaram-me bastante. São bem mais simples que os Plafit (ou mesmo os X-Slot, estes sim à escala 1:28), mas permitem mesmo assim afinações suficientes para tornar os modelos agradáveis de gatilhar.

    E as diferentes carroçarias que se podem montar permitem uma alteração sensível de comportamento.

    De resto, a gatilhagem é muito interessante. O chassis PN permite uma velocidade em curva interessante. As relações pareceram-me curtas. A aceleração era correcta mas os motores esgotavam muito cedo na recta principal e travavam pouco. Esta combinação permitia mesmo assim tempos por volta semelhantes às conseguidas em categorias 1:32 rápidas.

    Foi também comentado que a pista do GT Team não teria corrente suficiente para alimentar os motores utilizados. Se assim é, ainda gostaria de ter a oportunidade de experimentar um destes PN Slot numa pista com corrente suficiente.

    A organização esteve bem. E a ideia de manter os modelos sempre nas mesmas calhas foi acertada, colocando os modelos mais lentos nas calhas mais rápidas.

    A escolha de alguns pilotos (como eu), relativamente às calhas que disputaram é que se calhar não foi tão acertada... sim, porque acabei por andar com dois modelos que tinham comportamento semelhante. Devia ter desconfiado do motivo pelo qual aquele Ferrari e Mercedes estavam nas pistas do meio... lol!!!

    Fico agradecido à organização por me ter convidado. E aconselho a quem tiver a mesma oportunidade que não a perca.

    Boas gatilhadas.

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  5. Faltou há pouco falar em termos desportivos.


    Sendo o gentelman driver da formação, calharam-me em boa verdade as calhas mais fáceis, a amarela e a branca, com dois carros fabulosos, o Porsche 962 e o McLaren F1 GTR e assim sendo penso que me defendi muito razoavelmente, pena foi a prova fantástica que o Hugo fez na calha azul não tenha sido rentabilizada devidamente pois os constantes cortes de energia amputaram minutos importantes à mesma e na preta, numa altura em que já haviamos recuperado 7 das 10 voltas de atraso para o segundo lugar, um fio rebentado hipotecou qualquer hipótese de subir na classificação, até porque o lindíssimo Ford GT que era o carro de reserva não tinha nem de perto nem de longe o mesmo desempenho do magnífico Aston Martin.

    Só fica um reparo, o Porsche 962 e o McLaren F1 GTR, apesar de magníficos, quer em termos de aspecto como de desempenho, são um pouco "crescidos" para pista Carrera na minha opinião.

    Boas corridas

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  6. Foi sem duvida uma fantástica prova.

    Um ambiente espectacular, e uma prova 5 estrelas.

    Tive a sorte de ser convidado à ultima da hora :)

    Deu para experimentar melhor os chassis Pn Slot devidamente preparados.

    Uma organização espectacular a nível profissional e pessoal.

    Parabéns por este fantástico evento.

    Para quando umas 24 horas de PN SLOT? :D

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  7. Boas novamente.

    Já alguém deu ao trabalho de ver a tabela de voltas oficial da prova?

    Fiquei impressionado com os registos que as equipas "Taipas Motosport", "Ases da Calha" e "Flecha Quebrada" conseguiram na calha vermelha, qualquer uma delas superando as 220 voltas. Isso significa que o tempo médio por volta foi de 8,18s, o que é extraordinário para o modelo que estava nessa calha (se não me engano era o Mercedes CLK DTM).

    Mais impressionante é que foi nessa calha que essas equipas marcaram o máximo de voltas por calha. Superaram os registos obtidos na calha azul (Mégane) e na amarela (Porsche 956). Quanto a mim, e pelo que senti nos treinos livres, estes eram manifestamente os minimodelos mais rápidos.

    Boas gatilhadas.

    É surpreendente, pois para isso acontecer teriam que fazer uma média de 8,18s por volta, o que

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  8. Boas

    Atenção Miguel, penso não se poder fazer essa análise. O que o site da organização indica como calha vermelha, foi na realidade a quarta calha como se pode concluir comparando com o resultado da prova compilado pelo Hugo no Excel depois das falhas de energia. Assim percebe-se que estas equipas terão feito as calhas azul, amarela e branca nesse momento da prova.

    Boas corridas

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