O "Renault Megane", foi daqueles modelos que exerceu sobre mim um fascínio inexplicável.
Longe das tendências das comodidades dos modelos franceses, são poucas as marcas e modelos daquela origem, que me tivessem deixado marcas profundas. Nunca pela "Renault" nutri qualquer excepcional apetência. Contudo, este saiu de facto a excepção.Quando o fabricante "NINCO" reproduziu o fascinante "Megane Trophy", então tornou-se para mim irrestível. Com maior ou menor esforço, lá acabei por conseguir a série completa, sem a qual sentiria sem dúvida, que algo não estava completo na minha particular colecção.Depois vieram os novos, mas já não são a mesma coisa. Mas porque representam a sua continuidade, acabei, pelo menos para já, por não resistir.Mas continuidade mesmo, é conseguir o mesmo modelo da primeira série, na escala 1/28, graças à "PN Slot / TRP Models".
Depois da fascinante experiência que foi a iniciativa da "Vortex - Papponni" na divulgação de um dos seus produtos, os chassis "PN Slot", acabei por de novo me encantar por esta extraordinária carroçaria.Como a experiência até correu bem, depois de adquirir um chassis, havia que optar pela carroçaria. Francamente, até gostei de algumas delas, mas depois de ter experimentado um modelo equipado com aquela carroçaria, depois de o apreciar visualmente a desfilar sobre a pista, depois de apreciar o gozo que me deu conduzi-lo, a opção não poderia ter sido outra. Isto, mesmo depois de ter feito uma participação de me encher as medidas com um "Mc'Laren F1 GTR". Mas nem assim mudei de opinião e teve mesmo que ser o "Megane", a primeira escolha. A carroçaria é do fabricante "TRP Models" e se bem que venha às peças, é extraordináriamente simples, a sua montagem. E aqui regista-se a primeira das grandes vantagens relativamente aos modelos "Plafit", já que estes incorporam carroçarias de "Kit's" de muito maior fragilidade e com a agravante ainda de nos obrigarem a extraordinários trabalhos de horas-extra na sua montagem e decoração, para ver-mos todo o esmero ruir ao fim dos primeiros minutos de rodagem.Estas carroçarias, as cambiáveis com os chassis "PN Slot", são resistentes quanto baste e adquirem-se já decoradas. Na prática, ainda se tornam bastante simples no que aos acessórios para montar dizem respeito.Os cristais dos faróis de muito simples encaixe, poderão ser colados, ou à moda da "Scalextric / SCX", derretidos os pinos por dentro, de forma a ficarem também fixos. Os faróis da frente por exemplo, já vêm com a repretentação dos faróis pintada, fazendo o cristal transparente, apenas o remate final.O aileron e o difusor traseiro, são fixos através de parafusos, o que lhes dá uma consistência muito razoável, além de se tornarem por essa razão, mais práticos os seus encaixes. Também os vidros são apenas de encaixe por pressão. Porventura, poderemos garantir a sua fixação utilizando colas, mas julgo ser absolutamente desnecessário. Quanto ao interior, à moda da "NINCO 1", os vidros escurecidos acabam por esconder a falta do recheio.Os encaixes utilizados na carroçaria para fixação ao chassis, é que vêm soltos. O local do seu encaixe é no entanto único, constituindo então o único problema, a altura a que os haveremos de colar. Para tal, é absolutamente necessário que tenhamos um chassis já montado com as respectivas rodas.O encaixe da carroçaria ao chassis, funciona através de adaptadores, no caso na cor branca e funciona tal como a fotografia abaixo nos mostra. Mas para retirar alguma da folga com que o conjunto chassis/carroçaria trabalham, recorri ao enchimento do plástico com fita de fibra-de-vidro, para o conjunto ficar mais ajustado e menos basculante.O chassis é "standard", havendo por isso, muito para evoluir. Desde rodas, relações e motores, tudo fará parte de um passo a dar, mas mais à frente.Para montar este chassis nesta carroçaria, houve necessidade de chegar atrás um furo, nas peças de formato em "L" nas extremidades laterais do mesmo. Só dessa forma foi possível acertar as rodas com as cavas da carroçaria.Todo o conjunto apresenta um aspecto muito agradável pois embora exista limitação de algumas afinações, o que é permite regular, está muito engenhosamente elaborado.As rodas ficaram com folga mínima em relação à carroçaria, para dessa forma se baixar o centro de gravidade do conjunto.Na frente do chassis onde faz o encaixe à carroçaria, da mesma forma que nos encaixes laterais, recorri ao enchimento através de fita de fibra-de-vidro, limitando assim um pouco o movimento entre carroçaria e chassis.A falta de material indicado, obrigou para já a que tivesse recorrido a anilhas inapropriadas para o alargamento das vias, uma vez que de origem, estas se apresenta bastante estreitas. Agora, faltam os primeiros testes. Obviamente, os resultados ficarão aquém dos modelos por mim experimentados, pois os pneus de borracha não oferecem a mesma aderência das espumas utilizadas no acontecimento ocorrido em Braga da "PN Slot Show Portugal".
Mas, serão os primeiros trestes......
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Boas.
ResponderEliminarParabéns Mota, foi de facto uma bela aquisição.
Foi um dos modelos que mais gozo me deu pilotar nos treinos livres e que mais gozo dava ver desfilar durante a prova.
Não sei se seria apenas uma afinação mais acertada que nos outros modelos, ou se de facto esta carroçaria é mesmo equilibrada. Mas era notório que era o modelo que melhor absorvia as curvas apertadas das curvas 2 e 3 da pista do GT Team.
De qualquer maneira, já há mais alguns a circular, e depois do sucesso que foi o PN Show, isto cheira-me a troféu... lol!!!
Boas gatilhadas.
Tou para ver quando é que estas belas máquinas vão fazer classificativas "à Emidio".
ResponderEliminarBoas
ResponderEliminarCom efeito também já montei o meu "PN", com a carroçaria McLaren da Iwaver e foram feitos os primeiros "testes" no CSB, em colaboração com os Smoke On, e os resultados foram bastante positivos, se bem que se aumentou a voltagem da pista, para o motor apresentar mais vivacidade.
Cinco diferentes pilotos experimentaram o carro, com o mesmo punho e confirmou-se o tremendo equilíbrio de andamentos, se bem que os dedos mais talentosos continuassem a fazer a diferença.
Quanto aos penso que será uma questão de montar pneus de borracha apropriados, com o diâmetro um pouco maior, para aumentar a altura do chassis à pista e montar as carroçarias na ranhura mais alta do encaixe no chassis, para que esta não toque nas rodas.
Boas corridas
P.S.: é altamente recomendado a todos os slotistas que comecem a economizar para o investimento inicial com chassis e pneus, que é a parte que custa mais :D
Ola meus caros amigos...
ResponderEliminarEstou a ver que estão "convertidos"... Muito bem!
Venha então o trofeu.. 1/28!
Por acaso andei a ver que tipo de carrocerias existem no mercado para este brinquedos e devo dizer que fiquei apaixonado por esta loja Alemã... e esse Sauber esta excelente!
Um abraço e vemo-nos na proxima curva,
Filipe Vilas Boas
PS. O link para a loja :
http://www.technicalrp.de/modellbau/karosserie-kyosho-sauber-mercedes-n°61-1987-p-37615.html?cPath=1000_1900_1940
Boas
ResponderEliminarFilipe a TechnicalRP, também conhecida por TRP é precisamente a fabricante do Megane apresentado pelo Mota.
Tem também site espanhol, que costuma ter mais coisas disponíveis que o alemão.
E a Papponi tem bastantes carroçarias disponíveis, que podem ser adquiridas via GT Team, se bem que essa não seja uma das que têm stock.
Boas corridas
Olá Mota,
ResponderEliminarEntão quando sair o Megane 1:24 da BRM, estamos tramados do coleccionismo, nao? ;)
Pouca sorte, este ano há vários fabricantes a apostar no novo Megane.
Um abraço,
Hugo
O meu já faz 7,9 ahah
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