segunda-feira, 15 de março de 2010

Frente-a-frente - Subaru VS Peugeot 207 - Avant Slot

.
Depois de uma frenética corrida aos "Subaru" da "Avant Slot" em vésperas do "Rali Rota do Vinho Verde", foi com alguma estupfacção que verifiquei que apenas um deles, fez a sua estreia. Afinal, porquê que os restantes ficaram em casa?
Essa foi então a questão que me levou agora a procurar uma causa para esse estranho facto, pois o natural seria tentar aquilatar de imediato, as reais potencialidades que um modelo acabado de chegar, nos podesse trazer.
Fiz então uma pequena radiografia comparativa, com aquele que mais se aproxima e que é afinal, o grande dominador das últimas edições deste tipo de provas, o "Peugeot 207" do mesmo fabricante.
Tendo já mecânicamente dado mais do que provas, e repartindo com este o mesmo chassis e conceito mecânico, o modelo agora editado pela "Avant" não haverá de estar na pior das hipóteses, longe do potencial do "Peugeot".
.
Começou então o comparativo, por uma análise à forma das carroçarias. De desenho mais compacto, o modelo francês parece estar em plena vantagem. E assim é de facto, apresentando uma carroçaria mais curta, onde as diferenças se situam ao nível de um excedente de carroçaria para além tanto do eixo anterior como, sobretudo este aspecto a pesar negativamente, do eixo posterior. O excedente frontal, trará inconvenientes no ataque das deformações das pistas, sobretudo se forem de alguma proeminência como são os casos das placas que formam lombas e o excedente traseiro, com a nítida desvantagem de excedente de massa a funcionar como contrabalanço que ajuda ao arrasto da traseira, nas derrapagens.
Para já entre os dois modelos, parece tirar mais vantagem o "Peugeot", pelo aspecto compacto que este apresenta ao nível da sua carroçaria.
Analisadas agora as alturas, através das imagens percebemos que a vantagem neste particular já vai para o modelo japonês. Embora ligeira, o centro de gravidade mais baixo será sempre um dos aspectos a considerar.
Quando pesados os dois carros, continua a ser do "Subaru" a vantagem, pois apresenta menos 1,6gr no peso total. Destes pesos, 0,4gr são da carroçaria e os restantes 1,1gr respeitam ao chassis, muito provavelmente ao motor, já que é a única coisa que difere entre ambos.
Quanto às suas larguras, na via traseira a vantagem está de novo do lado do "Peugeot" com um ganho de 0,71mm, enquanto vai para o rival a vantagem da via dianteira, com um ganho de 0,79mm. Quer-me parecer que as diferenças existentes nas cotas milimétricas, não serão suficientes nem significativas para uma vantagem dinâmica.
.
Em conclusão, não me parece haver teoricamente vantagem nem para um, nem para o outro modelo. Aguardemos então pelos primeiros "Subaru" nas mãos de verdadeiros pilotos, para assim tentarmos em termos práticos, aquilatar verdadeiramente as potencialidades deste novo modelo que se saúda, tenha aparecido a enriquecer os parques dos nossos ralis.
.
A falta de imagens prende-se com problemas técnicos que espera-se venham a ser resolvidos. Pelo facto, as nossas desculpas.
.

7 comentários:

  1. Tás perdoado Mota!

    Mas já agora diz-me uma coisa:

    - não achas que a diferença nas dimensões da frente podem fazer a diferença (passo a redundância) num obstáculo como o salto TT que enfrentamos na Rota do Vinho de Ponte Lima?

    ResponderEliminar
  2. Isto sem fotos fica confuso, mas tou a ver pelo texto que o estudo comparativo foi extensivo. Com as fotos deve ficar mais um belo artigo, fico à espera ;)

    ResponderEliminar
  3. Viva Amigo Mota.
    Pois fazem falta as fotos para animar o texto.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, não vai ser possível mesmo indexar fotografias, uma vez que "Excedi o número de fotos possível".
    Irá por essa razão ser reiniciado um novo Blog, para assim conseguir dar continuidade ao trabalho que estava a ser feito.
    Até breve

    ResponderEliminar
  5. O número de fotos excedeu o limite, ou foi antes o espaço destinado que foi excedido?

    Se for o caso da 2ª, é melhor utilizar fotos de baixa resolução. Eu não costumo fazer "upload" de nenhuma imagem com mais de 800 pixel de dimensao máxima, por esse facto.


    Abraço e esperamos novidades do novo blogue,

    Hugo

    ResponderEliminar
  6. Boas Hugo.

    É mesmo falta de espaço. Já estamos a tratar do assunto. Pedimos desculpa pela demora mas a migração ainda dá algum trabalho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Uma notícia assustadora...
    UFA!!!
    ainda bem que não passa de um falso alarme com resolução fácil. Pelo menos a constar coms os posts que li.

    Este Blogue não pode morrer.

    ResponderEliminar