quinta-feira, 11 de março de 2010

Renault 5 Turbo -

.
É verdade que 5 anos é o período de tempo que separa estes dois modelos aqui mostrados.
No entanto, são dois carros vencedores de provas do "Campeonato do Mundo de Ralis".
O primeiro, na estreia do "Renault 5 Turbo" pelas mãos de "Jean Ragnotti", venceu em 1981 o "Rali de Monte Carlo".
O segundo, vencedor do "Rali de Portugal" em 1986, pelas mãos do português "Joaquim Moutinho".
É verdade também que este feito deveu-se a factores estranhos ao natural desenrolar deste campeonato. Foi fruto de um trágico despiste por parte de um outro português, "Joaquim Santos", na sua estreia ao volante de um "Ford RS 200". As equipas oficiais resolveram então abandonar a prova em sinal de luto pelas vítimas causadas. Desse facto, Joaquim Moutinho tirou partido para inscrever o seu nome num dos livros mais restrito da história dos desporto automóvel.
As reproduções aqui mostradas são do fabricante "Fly". Quanto a mim, trata-se da melhor representação de sempre deste fabricante. Absolutamente extraordinário, este carro só peca por dinâmicamente não estar em bom nível. Como maqueta, está suberbo.
A distingui-los, basicamente a diferença cifra-se ao nível do pára-choques da frente, em que o carro do português apresenta esse acessório, um pouco mais moderno.
De referir ainda que esta referência, "99126" do modelo do "Rali e Portugal", faz parte de uma série especial e limitada..

6 comentários:

  1. Viva Amigo Mota.
    Belíssimos modelos de um carro que fez na época muitos sorrisos se alargarem.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Está sem dúvida na minha lista de "most wanted". Acho que vou começar pelas versões da Teamslot.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Viva amigo Nogueira.

    Na sua época fez de facto brilhar muitos sorrisos, mas garanto que ainda hoje o consegue fazer...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Boas

    Possuo tambem a versão correspondente ao Joaquim Moutinho, e parece-me de facto das reproduções com proporções mais correctas da marca espanhola.

    O Renault 5 Turbo é também dos modelos mais reproduzidos em slot. Assim de cabeça temos réplicas da Fly, SCX, Spirit e Team Slot, sendo que a SCX também reproduziu o R5 Turbo 2.

    Boas corridas

    ResponderEliminar
  5. Eheh, tantos saudosistas do R5...

    Mas não desesperem: o próximo Rally será disputado com Regulamento de Grupo B e este modelo é aceite - e podem modificar o chassis largamente (mas para isso é melhor esperar pelo regulamento que está para sair em breve)

    ResponderEliminar
  6. É o carro que desde sempre mais me fascinou. É lindo... No dia em que os euros se lembrarem de vir parar para estas bandas compro um, é não falo da escala 1/32.

    ResponderEliminar