A "Porsche" desde os anos 50 do século passado que aposta com alguma seriedade em participações na clássica Francesa das "24 Horas de Le mans". Por várias etapas de desenvolvimento dos seus modelos tem passado e conseguiu através do seu modelo "917" a sua primeira glória absoluta. Mas as séries agora aqui retratadas dizem respeito à sigla "936". Este dígito de três algarismos que se iniciou no ano de 1976 e perdurou até 1981, conseguiu arrebatar três vitórias absolutas nessa mesma prova. A sua estreia nesta clássica ocorreu justamente em 1976 conseguindo de imediato a vitória, através do modelo que tomou a designação "936" seguido de "76", correspondente ao ano em causa. Assim, chamou-se então, "Porsche 936/76".Tendo este modelo sido tardiamente reproduzido como modelo de colecção, quando aconteceu através do fabricante português "Troféu", foi de imediato seguido por outra referência mundial, a "Minichamps". Daí a ter saltado para o Slot, foi um instantinho. A "Spirit" deitou mãos-à-obra e ofereceu-nos este modelo que ao nível da marca "Porsche" tem um indiscutível significado.A sua qualidade geral é muito interessante, ficando para maior crítica, a representação das suas jantes. Dinâmicamente, não estará ao nível dos concorrentes clássicos da "Slot.It" por exemplo. Para tal, haverá muito a desenvolver e a alterar, como é o complicado trabalho de rebaixamento dos bronzes. Também o desenho da sua carroçaria com uma longa cauda, ajudará bastante a um desempenho menos conseguido.
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Em 1977, a "Porsche" apresenta o primeiro desenvolvimento deste modelo, atribuindo-lhe a designação de "936/77". Com esse mesmo carro, consegue através do modelo com o dorsal Nº4, nova vitória em "Le Mans".
Como já vimos num catálogo do mesmo fabricante uma ténue silhueta deste modelo, estamos em crer que mesmo estando no segredo dos deuses, deverá estar na mira da "Spirit" trazê-lo mais dia menos dia, para preencher um lugar no Slot.
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Não tendo a "Porsche" parado o seu desenvolvimento, este foi tomando sucessivas designações e acumulando alguns desaires na clássica francesa, vindo a chamar-se sucessivamente "936/78", "936/79"... até que em 1981, já com a designação de "936/81", consegue a última vitória sob esta designação "936".Também aqui a "Spirit" deitou já mão e reproduziu esta última glória dum "Porsche 936". Já sem as cores iniciais da "Martini", este que mais ficou conhecido por "Jules" justamente por ser o seu principal patrocinador, é também uma belíssima peça para o mundo do Slot. De proporções muito próximas do real, apontarei como principal defeito a pouca profundidade que as tomadas de ar laterais apresentam.Dinâmicamente é que passa a ser um pouco mais complicado pôr esta bela máquina competitiva. De traseira exageradamente alongada, tal como o modelo verdadeiro que disso tirava partido nas longas restas de "Le Mans", passa a ser em termos de Slot, um verdadeiro problema. Não inviabiliza que se passe à prática pelo prazer de o ver rolar no meio de outras deliciosas máquinas, mas se pensa que poderá ganhar provas, bom, será um verdadeiro sonho.
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Boas
ResponderEliminarSendo o feliz possuidor de 4 destes exemplares da Spirit.
E sou dos poucos, junto com o Hugo Figueiredo, que teve a ousadia de trazer um destes para o confronto com os Ferrari e Alfa Romeo da Slot.It no campeonato de Barquetas em curso.
Do carro posso dizer que dinamicamente, após aplicação do devido material calibrado resulta surpreendentemente equilibrado.
O principal problema deste carro é o chassis não ter nenhuma fixação à carroçaria na traseira, sendo fixo por um parafuso na frente e dois nas laterais. Isto faz com que haja muitas torções na zona do motor, o que faz esta derivar um bocado demais de traseira em aceleração.
A carroçaria também é um pouco pesada e com tanta carroçaria atrás do eixo traseiro, inevitavelmente o peso fica muito puxado atrás.
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarModelos estéticamente muito bonitos.
Se não ganham paciência.
Cumprimentos.
Olá Pedro.
ResponderEliminarPelo que me foi dado observar, ainda há um problema maior. O tipo de plástico é bastante fléxivel, o que ajuda a piorar tudo.
O próprio motor tem dificuldade em se manter no seu próprio local.
Há que melhorar com colas e parafusos....
Um abraço
É verdade, Pedro... é um modelo com sérios defeitos mas que contudo é capaz de tempos interessantes, pensei que ia estar muito pior comparativamente aos Slot.It. No entato penso que o equilíbrio se deve à permissão dos motores mais rotativos, não sei como se portaria o 936 com um motor 21.500 rpm. Aliás, os meus melhores tempos andaram na casa dos 8.1 altos no GT Team, e esses eram os tempos de referência do anterior Campeonato de Clássicos Le Mans, que eram restritos ao motor 21.500 rpm.
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