sábado, 13 de junho de 2009

24 Horas de Le Mans 2009 - 1

Teve início às 14 horas portuguesas a 78ª edição da mais carismática prova de automobilismo mundial. E desde logo com um início algo conturbado e em que a Audi é a marca que desaponta neste início de prova.
Ao fim de 10 minutos, já os três primeiros lugares eram ocupados com larga vantagem pelos três Peugeot's oficiais inscritos na classe LMP1, surgindo depois o primeiro dos Audi e logo atrás de si o Peugeot do Team Pescarolo. No sexto posto, vinha o primeiro dos Aston Martin, que se encontram neste ano a festejar o 50º aniversário da sua única vitória nesta prova, através do modelo DBR1, pelas mãos de Roy Salvadori/Carroll Shelby, este último piloto, contratado mais tarde pela Ford para desenvolver os bem sucedidos Ford GT 40.
Entre os dois primeiros Aston Martin, situava-se o segundo dos Audi, que após perda de controlo, se despistou sendo obrigado a recolha às boxes para reparação de pequena monta mas com algum prejuízo de tempo, uma vez que ficou prezo na gravilha, ainda antes da meia hora de prova.
Mas o acontecimento mais obsoleto ocorreu entre o piloto português Pedro Lamy que ocupava o segundo lugar e o Peugeot do Team Pescarolo. Na operação do primeiro reabastecimento e troca de pneus, no momento em que Pedro Lamy saía da sua box, sofre um embate do Peugeot privado, na sua traseira, mesmo na zona do pneu. Embora Lamy tivesse prosseguido a sua marcha, depressa o pneu se esvazia percorrendo uma volta completa em marcha lenta e com o mesmo a desfazer-se e a desfazer também o capôt traseiro e alguns órgãos mecânicos mais próximos, como o turbo por exemplo. Obrigado a nova recolha não programada às boxes, vai obrigar o Peugeot 908 número 7 a grande atraso, muito antes de perfazer a primeira hora de prova. Esta paragem representa praticamente 1/2 hora de reparações. Enfim, uma vez mais mais azarado este piloto, que tão boas provas de rapidez tem dado.
Na classe LMP2, o domínio tem passado pelos Porsche RS Spyder do Team Essex e Team Goh.
Nos GT1, são os Chevrolet Corvette oficiais que têm dominado e nos GT2, a luta tem sido intensa entre os Ferrari 430 e os Porsche 911/997. O Ferrari tem-se mantido no comando por pequeníssima margem, seguido por três Porsche, praticamente colados.
O desenvolvimento da prova irá sendo actualizado.

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