quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

50 Anos de "Mini"

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Mais uma extraordinária peça de cunho inglês. O fabricante "Scalextric/Superslot", disponibilizou já o seu Mini em versão comemorativa do 50º aniversário do nascimento deste modelo, que pelas mãos de "Alec Issigonis", o mago desenhador e projectista deste imortal modelo, marcou a história do automóvel, tanto como utilitário como no mundo desportivo.
Em 1959, nascia o "Morris Mini Minor" e este fabricante de Slot não quis deixar passar em claro esse acontecimento, à imagem do que também a "SCX" já havia feito.
De visual irresistível, despoleta de imediato uma inevitável vontade de o possuir. É um verdadeiro "miminho" este encantador pequenote.
Disponibilizado pelo menos para já numa só cor, é de edição "limitada" a 4000 unidades.
Façamos agora uma análise sumária a esta edição que contudo, denota algumas falhas que poderemos considerar, grosseiras.
Tendo servido de base para esta criação os anteriores lançamentos deste fabricante com as versões dos carismático modelos participantes no "Rali de Mote Carlo", este acabou por herdar quase todos os componentes que compunham ambas as carroçarias e o próprio interior. E neste particular, louvo o facto de que embora se tenham servido das mesmas "backet's" dos modelos de rali, pelo menos com uma pintura adequada, conseguiram um razoável disfarce, pois é sabido que as primeiras séries eram a esse nível, bastante espartanas.
Por estas imagens que aqui se mostram, é possível observar-se que nas versões de rali, a inclusão de um "Roll Bar" obrigou à existência de um furo na pala situada entre o banco e o óculo traseiro. A mesma pala, inclui uma chave de rodas. Ora, no modelo agora editado, a chave é mantida e o furo nem foi disfarçado.
Os modelos Cooper"S" incluíam dois depósitos de gasolina e a existência dos consequentes 2 tampões para os mesmos. Felizmente aqui, o nosso novo "Mini" vem provido de apenas um dos tampões do lado esquerdo, o que está absolutamente correcto e louva-se.

Na frente, para além das duas fendas perfeitamente observáveis na linha superior do pára-choques e que serviam de fixação do conjunto óptico suplementar dos modelos de rali, surge ainda a representação de uma desagradável e inexistente fivela, que servia de fecho de segurança do capôt. Existente nos "Minis" de competição, torna-se absurdo neste modelo. Embora pintada à cor da carroçaria, nem assim se consegue que passe despercebida.
Também a existência das palas de alagamento da carroçaria, são algo que fica grosseiramente mal, num carro tão básico quanto este.Louva-se no entanto a atenção prestada ao pormenor das jantes. Surge aqui um novo molde, em que estas foram redesenhadas e complementadas com a inclusão dos tampões. Algo que consegue com algum êxito disfarçar alguns dos erros aqui indicados.
Mas a verdade é que com erros ou sem eles, estamos perante uma nobre reprodução de um dos maiores êxitos da história automóvel.
Parabéns "Scalextric/Superslot".
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3 comentários:

  1. Boas.

    Sem dúvida uma bela reprodução de um grande ícone da indústria automóvel. Indispensável em qualquer colecção digna desse nome.

    Boas gatilhadas!

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  2. Viva Amigo Mota.
    Mais uma exemplar análise a um modelo que merecia vir sem os erros "grosseiros" por si detectados.
    Feliz 2010.
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

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  3. Obrigado amigo Nogueira

    Também para sí, um óptimo 2010

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