segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Radical - Scaleauto

.

O fabricante "Scaleauto" prepara-se para muito em breve proceder ao lançamento do seu próprio modelo à escala 1/32. A opção recaiu sobre um dos modelos da classe "LMP", o "Radical", que tanto chegou a ver os seus modelos inscritos na classe "LMP1" como na "LMP2".Várias são as equipas que fizeram recair a sua opção neste modelo, o que faz com que a existência de várias decorações, seja já uma realidade favorável ao fabricante.
Ainda apresentado com uma decoração não definitiva, surge-nos no entanto um modelo de uma aparente excepcional qualidade. Esperemos então que haja uma real correspondência, quanto às características dinâmicas do modelo.
Esteticamente, esta reprodução apresenta uma incorrecta representação da parte superior do capôt-motor na zona das rodas traseiras. Com um exagerado arredondamento dessa zona, torna-se desagradável à vista por estar notoriamente desfasado da realidade.Também a zona frontal surge incorrecta. Talvez com o propósito de com maior facilidade de se conseguir o encaixe do eixo da frente, a parte pintada a vermelho, encontra-se sobrelevada passando a encontrar-se quase anulada a diferença entre este sector da carroçaria e a parte seguinte no prolongamento para a traseira.
Também a frente me parece excessivamente alongada a partir do eixo anterior para a extremidade frontal, por comparação com o modelo real, a fazer lembrar bastante a primeira série do "Porsche RS Spyder".
As jantes são outro dos aspectos menos agradáveis, com o insert das mesmas excessivamente à superfície e de pequeno diâmetro, aspecto comum ao fabricante "Avant Slot".Também as cores me parecem fugir bastante à realidade. Com um vermelho bastante pálido, esperamos que seja uma das correcções a introduzir na versão final.Mas o aspecto geral encontra-se bastante interessante, se nos abstivermos sobretudo das cores e do desenho da cava das rodas traseiras.Mecânicamente, todos os conhecimentos deste fabricante irão ser postos à prova. Pelo que nos é possível observar, parecem de excepcional qualidade também..

9 comentários:

  1. Boas Mota

    É certo que é sempre agradável as linhas dos carros estarem o mais correcto possível, mas acho que os potenciais compradores deste carro estão mais interessados nas características dinâmicas deste modelo.

    O chassis é basicamente o do fabuloso GT-One, com a única grande diferença à primeira a ser o encaixe do berço prever a possibilidade de, a posteriori, se instalar um berço para motor na posição Anglewinder, tão em voga nos dias de hoje.

    Por isso mesmo muito promete, apesar de ser um carro à primeira vista caro, para quem pretende correr é um excelente negócio do ponto de vista do value for money.

    Do ponto de vista do coleccionismo/modelismo, quase 50 euros parecerá sem dúvida caro, ainda por cima caso se confirmem os erros expostos.

    ResponderEliminar
  2. Ora bolas, agora é que a Scaleauto conseguiu arranjar forma de "homologar" o chassis do GT-One para os campeonatos de LMP "puros" :)

    ResponderEliminar
  3. Boas

    Hugo, saca o regulamento do LMP depressa, antes que saia este modelo para o mercado...

    Eheheheheh

    Depois podes sempre dizer que o modelo ainda tem que ser testado, medido, etc. etc

    Abraço

    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  4. Viva Pedro Correia.

    Absolutamente de acordo com o teu ponto de vista. Óbviamente que para os apaixonados dos grandes resultados, aqui se encontra um grande argumento. Quanto às incorrecções para os mais exigentes, acaba por ser desprezível, pois não nos esqueçamos que se trata sempre de uma primeira referência....

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas.

    O chassis de facto parece muito o do GT One, o que é muito bom. Berço de motor desmontável e regulação total do eixo dianteiro. Tem uma série de detalhes que me deixam intrigado mas que podem ser uma grande mais valia...

    Começando pela possibilidade aparente de montar motores em posição aw. De facto está lá a marcação no chassis para essa possibilidade, mas haverá altura na carroçaria?

    Por outro lado, o próprio berço parece ter um espécie de sub-berço (o que seria um sub-sub-chassis...): notam-se umas marcas entre o motor e o berço na fotografia da vista inferior e na fotografia de conjunto com os acessórios vêm-se uns adaptadores para motores semelhantes aos antigos "ninco". Será a ideia de utilizar um berço para a disposição do motor (IL/AW) e o adaptador para o formato (FC130/FK180)?

    O chassis parece fixar à carroçaria por dois parafusos centrais. Mas tanto na frente como na traseira surgem uns pequenos castelos semelhantes aos de passagem de parafusos de fixação. Poder-se-ia pensar que se trata de um chassis "universal", ou seja, que permitiria ser utilizado em outros modelos a lançar pela Scaleauto. Mas a verdade é que esses castelos têm rosca interior (visível na fotografia de pormenor do suporte de eixo dianteiro). Servirão para regulação da basculação?

    Os alojamentos dos casquilhos parecem ser totalmente fechados e com dimensão para rolamentos...

    Finalmente aquela coroa aligeirada tem muito boa pinta...

    Fico na expectativa deste lançamento. Já estão anunciados em reserva na Criccrac a 47,50€, o que é um bom preço se considerarmos os quase mais 10€ que se pediam pelo Toyota...

    Boas gatilhadas!

    ResponderEliminar
  6. Boas novamente.

    depois de uma pequena pesquisa, parece-me que confirmei as minhas suspeitas relativamente à possibilidade de montagem de motor AW. Apesar do chassis aparentemente o permitir, é o próprio fabricante que inbdica que essa opção não é possível no seu catálogo:

    www.todoslot.es/images/catalogo-escaleauto-2009.pdf

    Boas gatilhadas!

    ResponderEliminar
  7. Boas

    Miguel há um ponto que te posso esclarecer.

    De facto há um sub-berço. Ou melhor dois... Um para os motores FC-130 e outro para os FK-180 intermutáveis.

    http://www.italiaslot.com/modules.php?name=News&file=article&sid=3424

    Quanto à montagem de motores em Anglewinder, provavelmente, dada a relação próxima com a Slot.it, deverá ser possivel com os motores da família Flat apenas, pois realmente não vejo altura naquela carroçaria para um motor de caixa normal. Aliás as monstruosas cavas das rodas traseiras deverão assim ser para permitir a colocação da cremalheira.

    Abraço

    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  8. Boas.

    Obrigado Pedro.
    Suponho que relativamente ao resto teremos que aguardar pelo lançamento...

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Cremalheiras "lightweight"... hum, interessante, se foram mais leves que as da SCX Pro, já temos mais uma opção para retirar inércia...

    ResponderEliminar