sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Porsche 935

.
O "Porsche 935 / K3", foi já alvo de atenção por parte de vários dos fabricantes dedicados ao "Slot".
Primeiramente a "Scalextric" e muito recentemente tanto a "Racer" como a "Fly", incluiram nos catálogos das suas produções, este mesmo modelo.
Qualquer deles tirando partido do seu molde, editaram várias versões, tendo a "Racer" sido a mais fiel a cada uma das versões editadas, tirando partido da sua aposta na produção dos modelos em resina, o que facilita substancialmente a alteração de pormenores a que cada modelo estará sujeito.
No entanto, aquele que muitas e erradas vezes é apelidado de "Moby Dick", com base no 935 da "Scalextric" e tratando-se de um modelo ainda do século passado, é um dos bons exemplos que perduram, como tratando-se das boas recordações da nossa juventude.
Em baixo, pode observar-se um desses originais exemplares, com uma das decorações que celebrizaram alguns dos modelos desta marca, ladeado pelo verdadeiro "Moby Dick", numa extraordinária reprodução da "Carrera".
Curioso é constatar que se trata de um dos raros modelos oficiais com volante à direita, pormenor que não escapou ao fabricante austríaco.

Em cima, podem ser visto o mesmo modelo interpretado pela "Scalextric", "Fly" e "Racer", numa vista a 45º sensivelmente.
Com uma linha geral muito interessante,o modelo "Scalextric" é penalizado pelo factor tempo. Espartano ao nível de apelativos pormenores, apanágio dos tempos mais modernos, não deixa no entanto de surpreender pela sua excelente linha geral. As jantes são outro dos aspectos penalizadores, uma vez que se recorreu às jantes do tradicional "911" que fazia então parte da sua linha de modelos no mercado. A "Fly" acaba por ser a mais equilibrada, apresentando um nível de acabamentos superior, aliado a uma linha quase extraordinária. Com falhas graves quando associado à especificidade da versão, será talvez o aspecto mais penalizador. O "Racer" é sem dúvida aquele que mais depressa nos prende o olhar. No entanto extremamente enganador, por se tratar do mais incorrecto, sem que no entanto o pareça.
As traseiras são bem elucidativas relativamente à pobreza de acabamento do modelo "Scalextric". Também aqui acaba por pagar o resultado de compartilhar o mesmo chassis e mecânica do anteriormente editado "Porsche 911 Carrera". A representação mecânica que surge nesta ângulo do modelo não corresponde minimamente à realidade, tendo sido uma adaptação às necessidades de aproveitamento do mesmo chassis. E aqui, é a "Fly" que notoriamente se sobrepõe, pelo excelente rigor apresentado.Um grupo óptico maciço, penaliza mais uma vez o modelo "Scalextric" numa vista frontal. E também mais uma vez o que melhor representa a realidade, acaba por ser o "Fly". A brutalidade das representações da "Racer", acabam por não corresponder à fineza das linhas que este modelo ostenta por natureza.Mecânicamente, cada modelo apresenta a sua filosofia. O modelo "Scalextric", fiel ao seu original conceito, a "Fly" inovadora a este nível, acaba por posicionar o motor em posição transversal mas para trás do eixo posterior, à imagem dos verdadeiros "935" e a "Racer" mais actualizada a este nível, recorre a uma mecânica de origem "Slot.It", com motor de caixa pequena em posição transversal.
Deve ser feito o seguinte reparo. Embora de excelente qualidade o equipamento mecânico que integra o modelo da "Racer", será praticamente impossível conseguir-se rodar satisfatóriamente, pois as rodas encontram-se bastante próximas da carroçaria, o que as obriga a tocar na mesma.
Repare-se agora no tremendo erro que a "Scalextric" cometeu.
Nunca este modelo, o "935 K3", recebeu a decoração da "Martini".
Esta decoração fez parte da sequência da evolução que este carro foi tendo, mas esta carroçaria corresponde exactamente ao modelo que abaixo se mostra, e que diz respeito ao glorioso vencedor de "Le Mans", em 1979.
Como abaixo se mostra também, as versões "Martini" tinham uma traseira e uma frente que não corresponde ao estado a que a "Porsche" acabou por chegar, na representação optada pela "Scalextric".
Contudo, não nos poderemos esquecer das datas de produção de qualquer dos três modelos. E tendo isso em consideração, o modelo da "Scalextric", está EXTRAORDINÁRIO.....
.

4 comentários:

  1. É sempre bom ver o que consegues fazer a um carro já "velhinho".

    Parabéns Mota

    ResponderEliminar
  2. Olá José Pedro.

    Graças a quem amigalhaço?

    Se não fosses tu, nicles batatinhas,.....

    Um abraço e obrigadão

    ResponderEliminar
  3. Viva Amigo Mota.
    Um compareativo com todos os condimentos. Muito Bem!
    Cumprimentos de
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  4. Uma vez mais, muito obrigado.

    Os meus sinceros cumprimentos

    ResponderEliminar