Troféu "Opel Corsa" já mexe....
Tomando como base o "Opel Corsa" da "Sloter", vai dar-se início a um troféu mono-marca, com estes brinquedinhos.
Tratando-se dum modelo originalmente com aparência de má concepção, esse facto vem ao de cima sobretudo por falhas perfeitamente escusadas. Num modelo de série constata-se que mal funcionam, por possuírem rodas mal dimensionadas para a correspondente medida das cavas. Tocando os pneus no plástico da carroçaria, será óbvio que o resultado será desagradável.
No entanto, com a respectiva correcção, o modelo passa surpreendentemente a mostrar-se uma autêntica e irrequieta baratinha tonta, proporcionando um inesperado excepcional desempenho.Equipado de origem com motor de caixa pequena em posição transversal, a "Sloter" oferece-nos um acessório de que se faz acompanhar do modelo de origem, que nos permite optar pela colocação dos motores de caixa grande em posição "Inline". Mas para que tal seja possível, será necessária a remoção do conjunto da placa porta piloto.Pois o troféu será orientado exactamente para essa opção, obrigando-se à motorização "NC-5" do fabricante "Ninco" com a obrigatoriedade também do pinhão de que se faz acompanhar, estando liberalizado o número de dentes da cremalheira e a utilização do patilhão e dos eixos. Numa primeira fase, a opção da cremalheira recaiu numa de 28 dentes da "Slot.It" (amarela).Para se resolver então a questão das rodas, que tal como se observa na imagem de cima, batem na carroçaria, recorre-se a um conjunto "jante / pneu" que adquira um diâmetro final inferior. Mas aqui está um dos grandes problemas desta preparação. O regulamento obriga a que as quatro rodas toquem na placa de verificações, o que nos deixa uma minúscula margem de compromisso. Dessa forma, recorri a jantes de grande dimensão da "Sloting Plus" com o diâmetro "16.9x10 mm" com a referência "SLPL 47170 - Modelo América" para eixos 2.38mm da "Slot.It". Os pneus, terão que ser depois escolhidos de forma a completar o compromisso.
Note-se que desta maneira o conjunto "jante / pneu" ultrapassa a questão das rodas prenderem na cava. Tratando-se também de jantes ultra-leves, sensivelmente com 1.1gr e recorrendo-se a pneus de baixo perfil, estamos a conseguir baixar o peso total do modelo.Em baixo observa-se o carro com as jantes da frente e de trás ao lado, para que se note que as medidas usadas são diferentes. Contrariamente ao usual, aqui, as jantes utilizadas no eixo posterior, são de diâmetro inferior. Isto porque, como atrás não temos o mesmo problema da frente, recorremos então às jantes da mesma série mas com a medida "15.9x9.5mm" e com a referência "SLPL 4716", porque conseguimos assim baixar a traseira e consequente centro de gravidade de todo o modelo e ainda o aumento do efeito "íman", com a aproximação do motor à calha.Claro que a utilização das jantes passa também por uma questão de estética pessoal. Outras boas opções existem, passando até pela utilização de jantes de plástico. Estas, as aqui mostradas, terão no entanto sempre a vantagem da facilidade de remoção, uma vez que se tratam de jantes de aperto.Em baixo, é possível verificar que no conjunto das rodas traseiras se conseguiu um diâmetro menor relativamente ao formato original, havendo sempre ainda a possibilidade de montagem de pneus de perfil ainda menores. Mas claro que teremos que entrar também com a questão da relação que isso implicará, o que estará sempre dependente do traçado em que iremos participar.A bandeja interior porta-pilotos é também substituída por uma de "lexan", que embora permitindo dessa forma a montagem de motor de caixa grande, tem no entanto como grande vantagem, a diminuição de peso do conjunto e um maior equilíbrio geral do mini-modelo.No patilhão, optou-se pela sua substituição por um "Pick-Up Short Shaft" da "Slot.It" com a referência "CH26". Tratando-se de um modelo com provas dadas e redução de atrito, uma vez que a sua matéria prima é o "teflon", talvez não seja uma questão essencial, até pela similitude de formas entre os dois, mas passa antes por uma questão de garantia e crença pessoal.Depois deste "cocktail", posso garantir-vos que estamos perante um surpreendente "Renovado Corsa". De excepcional qualidade dinâmica, tem surpreendido os mais cépticos a até atraído aqueles que estavam mais distraídos.
Força, que já foram vistos vários em testes individuais.
Não se deixe ficar para trás......
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O meu opel corsa só chega para o Natal :D
ResponderEliminarjá deu para ter uma noção da preparação que vai ser preciso.
Olá Zé Pedro.
ResponderEliminarIsto, claro, são as primeiras abordagens, mas provávelmente não andará longe disto, a optimização do carrito.
Também há que contar com as opções pessoais, caso dos tipos de pneus, parafusos, enfim, os pormenores e os truques de cada um.
Um abraço
Boas
ResponderEliminarAproveitei a tarde de feriado de ontem para iniciar a preparação do meu Corsa. Depois de arrumar a tralha toda que vinha acumulando nos últimos meses. Isto de preparar dois carros por mês, Ufa...
Montei o motor NC5 e material calibrado na traseira. Deparei-me então precisamente com o problema das rodas da frente tocarem nas cavas da carroçaria. Ainda esta semana espero debruçar-me sobre isso e aplicar o cockpit em lexan.
Acho mesmo que a falha maior deste modelo é prever a montagem de motor de caixa grande no chassis, disponibilizando o adaptador na prórpia caixa e depois não instalar um interior compatível com o mesmo motor.
Ficará assim pronto a iniciar os testes dinâmicos.
Abraço
Pedro Correia
Viva Pedro Correia.
ResponderEliminarAinda bem que já meteste mãos-à-obra.
Agora é altura das primeiras dificuldades. Mas já dei bastantes pistas.
FORÇA e um abraço
Boas Mota
ResponderEliminarNa minha quase ignorante opinião penso que essencial neste carro será o patilhão, já que a sua cota e posição não ajuda, é um ponto crítico a meu ver, e dependendo do piloto há gostos para tudo.
Depois os pormenores dos melhores parafusos, etc, aí já sou mais limitado a nível dos meus conhecimentos de preparação.
Abraço
Pedro Correia
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarFinalmente alguém ( e que alguém)vem confirmar o que já tinha dito sobre esta marca...
Obrigado Amigo Mota, assim já me sinto acompanhado.
Curiosamente ho je apresentei o 01.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Olá, por acaso tenho um modelo todo de origem mas vou ver se lhe faço umas alterações, o artigo inspirou-me.
ResponderEliminarVou usar um motor Sloting Plus 18k e a Relação 9*27. Mota, obrigado pelas dicas, abraço.
Boa Mota, bela descrição da preparação da maquineta.
ResponderEliminarAcho que se esperam uns valentes rebolões pela pista, neste campeonato... :)
Olá M&M
ResponderEliminarÉ com todo o gosto que contribuo na medida dos meus conhecimentos.
Alguma dúvida que possa esclarecer, disponha.
Um abraço e bem vindo a este Blog.
Viva Hugo!
ResponderEliminarOlha que não, tanto o meu como o do Maia já deram umas voltas e o comportamento foi surpreendente. Muito sãos, serenos e com um comportamento em curva, deveras surpreendente.
Não invalida alguns rebolões, como dizes, mas não irão ser muitos...
Um abraço
Já agora, apenas acrescentar ao texto que quem não estiver a pensar correr com estes Corsas, montar o motor Boxer-2 "aberto" da Slot.It resulta numa bombaça!
ResponderEliminarTestei esse motor no meu carro e é impressionante a forma como o carro "engole" as rectas mais pequenas, parece que salta do final da curva para o início da seguinte!
Esso motor tem mts UMS é normal que para alem do andamento forte tenha uma boa estabilidade. Sendo assim tb posso recomendar o Spirit XxX ou o SongNa :)
ResponderEliminarPior que esse só mm o Slot.it Flat6R 23k, q tem uns 23UMS :/
ResponderEliminare que tempos é que estes carros andam a fazer? :D
ResponderEliminarBoas Zé Pedro
ResponderEliminar8,4s ao que parece já foi conseguido na pista do GT Team
Caro M&M,
ResponderEliminarOs motores Spirit SxXx e o MB Slot devem dar alternativas muito interessantes também, mas a incrível elasticidade do Boxer2 é que promove o tal "lançamento" do carro nas pequenas secções rectas. Esses motores têm menos "genica" nos regimes baixos, mas nada como experimentar.
Quanto aos tempos de volta, acho que os 8,4s são já uma boa indicação, mas presumo que melhorem bastante com as preparações mais afincadas de pneus e da "geometria" dos lastros...
Boas.
ResponderEliminarEstes Corsas vão ficar umas BOMBAS!!! Se já rolam em 8,4s na pista do GT Team, os tempos em prova vão aproximar-se dos da classe 2 do GT Open! lol!
Relativamente à preparação propriamente dita, pelo que já vi, há uns pormenores que me parece vão ser cruciais, sobretudo na frente.
As soluções para impedir que as rodas dianteiras toquem na carroçaria e ao mesmo tempo na placa parece-me que vão condicionar fortemente o comportamento do "bólide". Concordo com o Pedro, também me parece que o patilhão será o mais importante neste aspecto.
Quanto a questão da incompatibilidade entre motor longitudinal e habitáculo de origem, ainda bem! Sempre é uma desculpa plausível para trocar por um de lexan, o que é uma grande ajuda para tornar estes minis menos "tartarugas rebolantes"... lol!
Boas gatilhadas!
Boas
ResponderEliminarÉ verdade Miguel
Depois de retirado o cockpit fiquei com a clara sensação que este é bem mais pesado que a própria carroçaria.
Eu acho que sem o "cockpit" original fica como uma pluma... bem ao espírito dos S1600!
ResponderEliminarÉ pena, porque acho que o "cockpit" deste modelo é bastante detalhado, mas só servindo para "sidewinder", perde um bocado de versatilidade.