segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Campeonato Conjunto de Barquetas 2010 - Reportagem

Autor: Pedro Correia

Fotografias: José Pedro Marques

Realizou-se na última sexta-feira, 19 de Fevereiro, a primeira prova de seis provas do Open Barquetas 2010 na pista do GT Team.

Logo nos treinos observaram-se algumas ausências, talvez pelo facto de ter lugar no sábado a primeira prova da Interseries Slot.It. Assim as baixas mais notadas foram as dos crónicos vencedores dos últimos tempos Luís Azevedo e Augusto Amorim, mas assinalando-se também as ausências de Paulo Mendes, Nuno Aguilar ou Filipe Vilas Boas. Assim o leque de potenciais vencedores alargava-se e prometia muita emoção.

Com 12 inscritos, no parque automóvel destacava-se a opção pelos modelos da Slot.It, com 8 carros, com predominância dos Alfa Romeo 33/3 sobre o Ferrari 312PB. De Ferrari 312PB, mas da Sloter apresentou-se o homem grua José Pedro Vieira, enquanto o seu Homónimo, José Pedro Marques também primou pela originalidade ao apresentar-se com o Porsche 917/10 Spyder da Fly. O Hugo Figueiredo e o Pedro Correia apresentaram dois lindíssimos Martini Porsche 936 da Spirit. Quanto a motores, sendo estes livres dentro da gama de caixa curta da Slot.It houve para todos os gostos, desde quem optasse pelos motores de 29000, 25000 e 21500 rpm, embora a maioria dos pilotos seguisse a velha máxima de que no meio é que está a virtude, recorrendo ao motor de 25000rpm.

Realizada a qualificação, o José Eduardo realizou a pole, sendo o único piloto a baixar dos oito segundos, no Alfa Romeo branco, mas com os primeiros todos muito próximos, destacando-se o Kikas com o segundo lugar com dois tempos da ordem dos 8.01s, ele que não costuma ser presença habitual nas corridas de sexta-feira e o Hugo Figueiredo a conseguir qualificar o Porsche da Spirit para a manga principal e o único a intrometer-se entre os Alfa Romeo, mesmo recorrendo a pneus de silicone. Cá para trás ficaram os outros, com o António Maia a ser o melhor não Alfa Romeo e o Hugo.

Começada a primeira manga com a grelha assim ordenada:

Miguel Queirós

António Maia

Filipe Gomes

José Pedro Marques

José Pedro Vieira

Pedro Correia

Muito agitada esta manga, com o José Pedro Marques a ter problemas logo na primeira calha, perdendo cerca de 8-9 voltas até resolver o problema com um fio desencaixado. Enquato isso começava o calvário do José Pedro Vieira com um punho pouco colaborante e do Pedro Correia com umas palhetas demasiado compridas que acabaram por torcer e uma solução muito pouco conseguida para evitar o contacto dos fios do motor com o eixo dianteiro, solução essa que lhe travava o eixo. Entretanto começava a recuperação do José Pedro Marques que rapidamente ultrapassou o Pedro Correia e iniciou a perseguição ao Filipe Gomes, que viria a ultrapassar também em virtude dos problemas de punho que este também sentiu, que obrigou mesmo à sua troca. Na frente o José Pedro Vieira surpreendia, tirando partido dos momentos de maior “lucidez” do punho, impunha-se ao Daniel Costa que também teve problemas na calha branca. Mas quem acabou por vencer a manga foi o António Maia, impondo o seu Ferrari com o bombástico motor de 29000rpm.

A grelha da segunda manga ficou assim ordenada:

José Eduardo

Francisco Alvim

Vitor Lopes

Emídio Peixoto

Miguel Queirós

Hugo Figueiredo

Nesta manga, o equilíbrio na qualificação prometia uma grande corrida que muito rapidamente ficou órfã de um dos favoritos à vitória, pois o Vitor Lopes, terceiro na qualificação optou pelo abandono pois o carro ficou muito atrasado logo na primeira manga, após uma pistagem muito desatenta. Na frenta assistiu-se a uma luta titânica entre o José Eduardo, o Kikas e o Emídio Peixoto pela liderança, discutida ao milímetro, com o Hugo Figueiredo e o Miguel Queirós a seguirem à distância possível, tendo em conta as limitações das suas máquinas. No final grande vitória do Kikas sobre o Emídio Peixoto, a correr com pneus de silicone, tal como o Hugo, por apenas 20 metros, com o pole man José Eduardo a apenas uma volta do vencedor. Atrás o Miguel Queirós, além de realizar a volta mais rápida, segurou o quarto lugar à frente do Hugo Figueiredo que assegurou o lugar de melhor não-Alfa, apenas com 7 metros de vantagem sobre o vencedor da primeira manga, António Maia.

Parabéns ao Kikas por esta grande vitória e a não perder a próxima prova já na próxima sexta feira, desta vez na pista do Clube Slot de Braga.



Obrigado ao inesgotável Pedro Correia pela reportagem, e ao José Pedro pelas fotos.

3 comentários:

  1. Boas.

    Bela corrida. Foi muito divertido.

    O meu Alfa estava mesmo rápido. Usei o motor de 29k, que permite excelente recuperação e velocidade de ponta, sacrificando um pouco a travagem. Assim, as saídas na travagem para o final da recta da meta foram uma constante. Aliás, esse foi a principal limitação do meu Alfa: o extremo do punho do lado contrário à pista... lol!!!

    Um comentário: eu só corri na 2ª manga. No meu lugar, na 1ª, correu o Daniel. ;)

    Boas gatilhadas.

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  2. Obrigado Miguel pelo contributo :)

    Abraço

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  3. Boas

    Peço desculpa Miguel, mas a azáfama de participar na prova e nas pistagens confundiu-me um pouco.

    Boas corridas

    Pedro Correia

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