Autor: Pedro Correia
Fotografias: José Pedro Marques
Realizou-se na última sexta-feira, 19 de Fevereiro, a primeira prova de seis provas do Open Barquetas 2010 na pista do GT Team.
Logo nos treinos observaram-se algumas ausências, talvez pelo facto de ter lugar no sábado a primeira prova da Interseries Slot.It. Assim as baixas mais notadas foram as dos crónicos vencedores dos últimos tempos Luís Azevedo e Augusto Amorim, mas assinalando-se também as ausências de Paulo Mendes, Nuno Aguilar ou Filipe Vilas Boas. Assim o leque de potenciais vencedores alargava-se e prometia muita emoção.
Fotografias: José Pedro Marques
Realizou-se na última sexta-feira, 19 de Fevereiro, a primeira prova de seis provas do Open Barquetas 2010 na pista do GT Team.
Logo nos treinos observaram-se algumas ausências, talvez pelo facto de ter lugar no sábado a primeira prova da Interseries Slot.It. Assim as baixas mais notadas foram as dos crónicos vencedores dos últimos tempos Luís Azevedo e Augusto Amorim, mas assinalando-se também as ausências de Paulo Mendes, Nuno Aguilar ou Filipe Vilas Boas. Assim o leque de potenciais vencedores alargava-se e prometia muita emoção.
Com 12 inscritos, no parque automóvel destacava-se a opção pelos modelos da Slot.It, com 8 carros, com predominância dos Alfa Romeo 33/3 sobre o Ferrari 312PB. De Ferrari 312PB, mas da Sloter apresentou-se o homem grua José Pedro Vieira, enquanto o seu Homónimo, José Pedro Marques também primou pela originalidade ao apresentar-se com o Porsche 917/10 Spyder da Fly. O Hugo Figueiredo e o Pedro Correia apresentaram dois lindíssimos Martini Porsche 936 da Spirit. Quanto a motores, sendo estes livres dentro da gama de caixa curta da Slot.It houve para todos os gostos, desde quem optasse pelos motores de 29000, 25000 e 21500 rpm, embora a maioria dos pilotos seguisse a velha máxima de que no meio é que está a virtude, recorrendo ao motor de 25000rpm.
Realizada a qualificação, o José Eduardo realizou a pole, sendo o único piloto a baixar dos oito segundos, no Alfa Romeo branco, mas com os primeiros todos muito próximos, destacando-se o Kikas com o segundo lugar com dois tempos da ordem dos 8.01s, ele que não costuma ser presença habitual nas corridas de sexta-feira e o Hugo Figueiredo a conseguir qualificar o Porsche da Spirit para a manga principal e o único a intrometer-se entre os Alfa Romeo, mesmo recorrendo a pneus de silicone. Cá para trás ficaram os outros, com o António Maia a ser o melhor não Alfa Romeo e o Hugo.
Começada a primeira manga com a grelha assim ordenada:
Realizada a qualificação, o José Eduardo realizou a pole, sendo o único piloto a baixar dos oito segundos, no Alfa Romeo branco, mas com os primeiros todos muito próximos, destacando-se o Kikas com o segundo lugar com dois tempos da ordem dos 8.01s, ele que não costuma ser presença habitual nas corridas de sexta-feira e o Hugo Figueiredo a conseguir qualificar o Porsche da Spirit para a manga principal e o único a intrometer-se entre os Alfa Romeo, mesmo recorrendo a pneus de silicone. Cá para trás ficaram os outros, com o António Maia a ser o melhor não Alfa Romeo e o Hugo.
Começada a primeira manga com a grelha assim ordenada:
Miguel Queirós
António Maia
Filipe Gomes
José Pedro Marques
José Pedro Vieira
Pedro Correia
António Maia
Filipe Gomes
José Pedro Marques
José Pedro Vieira
Pedro Correia
Muito agitada esta manga, com o José Pedro Marques a ter problemas logo na primeira calha, perdendo cerca de 8-9 voltas até resolver o problema com um fio desencaixado. Enquato isso começava o calvário do José Pedro Vieira com um punho pouco colaborante e do Pedro Correia com umas palhetas demasiado compridas que acabaram por torcer e uma solução muito pouco conseguida para evitar o contacto dos fios do motor com o eixo dianteiro, solução essa que lhe travava o eixo. Entretanto começava a recuperação do José Pedro Marques que rapidamente ultrapassou o Pedro Correia e iniciou a perseguição ao Filipe Gomes, que viria a ultrapassar também em virtude dos problemas de punho que este também sentiu, que obrigou mesmo à sua troca. Na frente o José Pedro Vieira surpreendia, tirando partido dos momentos de maior “lucidez” do punho, impunha-se ao Daniel Costa que também teve problemas na calha branca. Mas quem acabou por vencer a manga foi o António Maia, impondo o seu Ferrari com o bombástico motor de 29000rpm.
A grelha da segunda manga ficou assim ordenada:
A grelha da segunda manga ficou assim ordenada:
José Eduardo
Francisco Alvim
Vitor Lopes
Emídio Peixoto
Miguel Queirós
Hugo Figueiredo
Francisco Alvim
Vitor Lopes
Emídio Peixoto
Miguel Queirós
Hugo Figueiredo
Nesta manga, o equilíbrio na qualificação prometia uma grande corrida que muito rapidamente ficou órfã de um dos favoritos à vitória, pois o Vitor Lopes, terceiro na qualificação optou pelo abandono pois o carro ficou muito atrasado logo na primeira manga, após uma pistagem muito desatenta. Na frenta assistiu-se a uma luta titânica entre o José Eduardo, o Kikas e o Emídio Peixoto pela liderança, discutida ao milímetro, com o Hugo Figueiredo e o Miguel Queirós a seguirem à distância possível, tendo em conta as limitações das suas máquinas. No final grande vitória do Kikas sobre o Emídio Peixoto, a correr com pneus de silicone, tal como o Hugo, por apenas 20 metros, com o pole man José Eduardo a apenas uma volta do vencedor. Atrás o Miguel Queirós, além de realizar a volta mais rápida, segurou o quarto lugar à frente do Hugo Figueiredo que assegurou o lugar de melhor não-Alfa, apenas com 7 metros de vantagem sobre o vencedor da primeira manga, António Maia.
Parabéns ao Kikas por esta grande vitória e a não perder a próxima prova já na próxima sexta feira, desta vez na pista do Clube Slot de Braga.
Obrigado ao inesgotável Pedro Correia pela reportagem, e ao José Pedro pelas fotos.
Boas.
ResponderEliminarBela corrida. Foi muito divertido.
O meu Alfa estava mesmo rápido. Usei o motor de 29k, que permite excelente recuperação e velocidade de ponta, sacrificando um pouco a travagem. Assim, as saídas na travagem para o final da recta da meta foram uma constante. Aliás, esse foi a principal limitação do meu Alfa: o extremo do punho do lado contrário à pista... lol!!!
Um comentário: eu só corri na 2ª manga. No meu lugar, na 1ª, correu o Daniel. ;)
Boas gatilhadas.
Obrigado Miguel pelo contributo :)
ResponderEliminarAbraço
Boas
ResponderEliminarPeço desculpa Miguel, mas a azáfama de participar na prova e nas pistagens confundiu-me um pouco.
Boas corridas
Pedro Correia