O Ferrari F40 participante nas "24 Horas de Le Mans de 1995", com a decoração da "Pilot" e que teve como pilotos a tripla "Carlos Palau / Michele Ferté / Olivier Thevenin", serviu de inspiração para a sua reprodução aos fabricantes "Fly" e "Slot.It".O modelo da "Fly" é apresentado sobre uma base vermelha, enquanto o da "Slot.It" nas suas habituais bases pretas. Realce imediato entre os dois modelos, é a tonalidade do azul, algo mais escuro no "F40" espanhol. Ambas as frentes apresentam também formas bem distintas a diferenciar com facilidade os dois fabricantes.
Quanto à cor, ser-nos-há difícil formular uma opinião, pois só de facto perante um modelo real seria possível aquilatar a correcção da mesma.No que diz respeito à forma da frente do modelo, penso que nem um nem outro primarão pela exactidão da mesma. Quando observado, o modelo "Fly" apresenta uma forma da extremidade lateral da frente, extremamente direita.Por seu lado, o da "Slot.It" força demasiado a curvatura para o centro do carro. Ou seja, uma situação intermédia talvez nos trouxesse o ponto de equilíbrio.
As jantes da frente da "Fly" proporcionam-nos muito maior realismo dada a profundidade do insert das mesmas.Quanto às entradas de ar para os radiadores frontais e travões da frente, parece de muito melhor realização no carro de criação italiana. Mais baixa e mais arredondada, confere uma imagem mais realista. No entanto, a extremidade inferior do capôt da frente no carro italiano, apresenta-se à cor da carroçaria, quando deveria ser um lábio preto, tal como se vê no modelo "Fly". Os esticadores que surgem no modelo "Slot.It" a ligar esse mesmo lábio à frente do carro, estão em falta no "F40 - Fly".Também o gancho de reboque existente nos dois modelos, num está preto e no outro amarelo, mas na realidade deveria ser dourado. O seu posicionamento no entanto, encontra-se melhor reproduzido no carro da "Slot.It".Quando analisadas as traseiras, aqui, a "Slot.It" refinou um pouco mais os pormenores deste modelo.As grelhas de arejamento laterais, parecem-me de dimensões mais proporcionadas no carro italiano, assim como apresenta ainda o pormenor dos apoios laterais do aileron, muito melhor dimensionados.Repare-se nesta imagem de cima, o quanto a parte negra do aileron sobressai do suporte azul do mesmo.Na vista traseira própriamente, a zona dos escapes surge ladeado com um contexto prateado no carro italiano. O modelo "Fly", para além de estar em falta nesse particular, apresenta ainda os escapes extremamente pegados à barra negra que surge imediatamente acima. Também nas grelhas, o farol de nevoeiro apresenta-se colocado em lugares distintos. É no entanto no carro da "Slot.It" que se encontra correcto. Também o gancho de reboque surge no "F40 italiano", se bem que mais uma vez em amarelo e não dourado como deveria ser, mas no modelo "Fly" nem sequer está representado.De muito maior finura estão os retrovisores representados no modelo "Slot.It", assim como surgem também os iluminadores dos números das portas. Aqui, a "Fly" falha mais uma vez redondamente. Mais um pormenor errado no mesmo modelo, são as pequenas tomadas de ar que surgem no capôt junto ao pára-brisas e porta. Estas, não existem na realidade.A largura da traseira entre ambos os modelos é notória, acabando por beneficiar a largura de eixos no caso do modelo "Slot.It".Numa vista geral de ambos os carros, fica-se com a ideia de uma melhor reprodução por parte do fabricante espanhol, mas no que diz respeito a cotas mais correctas e análise de pormenores, o modelo italiano dá cartas.
Quando sujeitos a teste dinâmico, assegura-se que o modelo "Slot.It" é uma verdadeira e magnífica máquina de competição. Arriscaria mesmo dizer que talvez do melhor que o fabricante italiano conseguiu produzir até hoje, o que o posiciona como um concorrente inalcansável, quando comparado com o "Ferrari F40" da "Fly".
.
Boas
ResponderEliminarBem caro Mota, faltou comparar com o velho F40 da SCX, nomeadamente na versão para a colecção Altaya, com esta mesma decoração.
Pedro Correia
Viva Amigo Mota.
ResponderEliminarOutra peça de consulta obrigatória.
Muito bem.
Cumprimentos.
Ora viva amigo Nogueira.
ResponderEliminarMuito obrigado pela sua consideração.
Um abraço
Olá Pedro.
ResponderEliminarÉ verdade que sim, mas aí, a diferença entre estres e esse é imensa. Mereceu-me esta comparação, por considerar duas peças de grande qualidade e então o pretendido foi não só e apenas, para eventuais exigentes, poderem determinar a melhor opção.
Um abraço