quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Peugeot 908 - Comparativo - Avant Slot / SCX

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O regresso da Peugeot ao mundo dos "Sport Protótipos" fez-se com o modelo "908" no ano de 2007, cujo antecipado anuncio se haveria de fazer através de uma motorização "Diesel". Não foram no entanto pioneiros, já que haviam dessa forma aguçado o apetite da concorrência e a "Audi" veio a conseguir a antecipação nesta jogada comercial da "Peugeot", começando de imediato a dar cartas. Mas claro que um novo modelo de competição é sempre um bom argumento para os fabricantes de modelos de colecção em geral e do nosso mundo do Slot em particular.
E embora tanto a "Scalextric / Superlot", "Scalextric / SCX" e "Avant Slot"tivessem deitado mãos-à-obra, apenas serão objecto de análise da nossa parte, os dois últimos, muito embora talvez seja o melhor de todos os modelos, o oriundo das terras de "Sua Majestade". Um senão apenas. Este modelo nunca usou a cor preta base, tal como os ingleses a representaram, brilhante.
Antes de chegar a "Le Mans", o fabricante francês percorreu várias pistas e participou em várias provas, como forma de ir resolvendo os vários problemas de juventude que se foram verificando, sobretudo, ao nível da fiabilização do diferencial e travões.
Até que chegaram a "Le Mans", para o mais importante dos confrontos com a rival "Audi". E foram estes modelos que serviram de inspiração para o fabrico dos modelos de Slot que aqui analisaremos.
Nas duas fotografias que abaixo se mostram, mediados por um outro de colecção estática e que aqui serve um pouco como termo de comparação, teremos à direita com o Nº8 e retrovisores azuis o da "Avant Slot" e à esquerda, com o Nº7, o modelo da "SCX" com os retrovisores vermelhos.O primeiro dos aspectos a analisar será a forma dos faróis. Muito melhor representados no carro da "SCX", tanto ao nível das dimensões como da sua forma. Exageradamente recto na face inferior no modelo da "Avant Slot", encontra-se completamente errado.
Quando vistos de cima, as suas frentes apresentam algumas significativas diferenças. Uma vez que na sua forma a proximidade entre ambos é grande, acabam por ser os pormenores a marcar a diferença. E aqui, os pontos irão todos para a "Avant", uma vez que surgem representados alguns pormenores junto ao pára-brisa, como é o caso do gancho do reboque que foi absolutamente esquecido pela "SCX".
E lateralmente?
Um pormenor que sobressai de imediato e já por mim anunciado noutro artigo, prende-se com a dimensão das rodas. Ridículo no modelo da "Avant", faz muito mais justiça o carro da "SCX". Além disso e embora também nada exemplar, a representação das mesmas está muito melhor conseguida, neste último.
Vistos de frente, também aqui a "SCX" conseguiu as melhores proporções. Repare-se nas alturas entre ambos, no que se refere ao bico central, em relação ao chassis. Está muito baixo no modelo da "Avant". Na verdade esta representação foge da realidade, mas por certo ganha-se em performance. Em termos de imagem, valorizarei muito mais pela sua correcção, o carro da "SCX".
Na secção traseira dos modelos, também se verificam diferenças substanciais. O factor escala foi uma vez mais adulterado pela "Avant Slot". A continuidade na aposta das rodas pequenas permitem um abaixamento do centro de gravidade do carro e consequente ganho dinâmico, mas no aspecto visual, cometem-se erros que não conferem uma imagem realista. Um conjunto todo ele muito baixo, cria-nos, quando por comparação, a ideia de estarmos perante um "LMP" de segundo plano.
Relativamente às larguras e pormenores desta secção do modelo, a proximidade é enorme, não havendo nada significativo a apontar a qualquer deles, a não ser a largura da faixa branca integrante da decoração. Aqui, a coisa encontra-se disparatada e o meio termo seria o indicado, pois um peca por defeito e o outro por excesso. Já os suportes do aileron no carro da "SCX" estão mal representados, pelo excessivo afastamento entre ambos e ainda pela cor, pois estes são prateados e não pretos.
Mas é mecânicamente que surge a grande divergência, se bem que esta não entre directamente na análise em causa e que poderia ser integrada noutro tipo de estudo. No entanto, poderá também ao-de-leve ser abordado, pois as carroçarias sem chassis não se deslocam a não ser pela força de impulsos externos.
A "Avant Slot" mais aberta e virada para os confrontos competitivos do que estéticos, desenvolveu um chassis pensado para esse fim. Capaz de acoplar um berço de motor, cujo seu desenvolvimento abarca ainda outros materiais e filosofias, potencia-nos alguns desenvolvimentos de basculação, que agradará aos pilotos mais experimentados, que assim ficam capazes de melhorar o rendimento geral do carro. Também as motorizações são cambiáveis, o que permitirá, de acordo com traçados e tipos de condução, adaptar o que melhor se achar conveniente. Todo um conjunto de acessórios calibrados e de aperto, permitem também uma melhoria exponencial do conjunto.
Já o modelo da "SCX", vítima de uma política conservacionista, encontra-se bastante limitado. Jantes de plástico, patilhão e casquilhos próprios, associados a poucas alternativas de motorizações, fazem cair por terra qualquer veleidade de desenvolvimento, aos mais exigentes.
Postos ambos em pista, a situação inverte-se. Os aspectos estéticos diluem-se e vem ao-de-cima o gozo de condução.
Num traçado rápido e pouco aderente, o modelo da "SCX" passa a ser um verdadeiro chambrolho, que mais parece um "GT1" a ser comido pelos "LMP".
O modelo da "Avant Slot" passa a ser um senhor do asfalto. Atendendo a que se tratam de modelos de Slot, a opção óbvia passará a ir direitinha para este fabricante. E assim, apenas justificará a outra opção, quando a estante for o destino exclusivo do modelo.
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4 comentários:

  1. Boas.

    Excelente comparativo. Parabéns Mota.

    Boas gatilhadas.

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  2. Viva Amigo Mota.
    Mais um excelente artigo. Parabéns.
    Cumprimentos.

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  3. Boa Mota!

    Já em velocidade cruzeiro! Excelente comparativo.

    Abraço

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