A "Avant Slot" editou já o "Peugeot 908 HDI", referente às três participações deste modelo em "Le Mans". E porque há diferenças entre eles, analisaremos aqui os modelos de 2007 e 2008, no caso, o carro em que o piloto Luso "Pedro Lamy", participou inscrito nessa prova pela equipa oficial. De fora ficará o correspondente ao da última edição, 2009, uma vez que relativamente ao de 2008, a única diferença se situa ao nível do aileron que passou a ser representado, mais estreito. Como já em anterior artigo foi dito, a diferença maior terá ficado por resolver, uma vez que a frente do modelo sofreu uma significativa remodelação, mas este fabricante acabou por fugir desse acréscimo de despesa.
E então em confronto, os modelos de 2007 (preto / branco / vermelho) e o de 2008 (preto / branco / azul).A primeira alteração é mais facilmente observável na imagem de cima, embora em baixo surjam imagens de pormenor da zona, mas que pela cor baça que apresenta, cria alguma dificuldade de observação. Na parte correspondente ao interior da carroçaria e das cavas das rodas, o modelo de 2008 apresenta umas protuberâncias inexistentes no de 2007, onde este se apresenta absolutamente liso.
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Modificados foram também parte dos flancos do modelo de 2008 e as suas tomadas de ar de arrefecimento dos travões. Repare-se que na parte superior das grelhas que surgem lateralmente, enquanto no carro de 2007 se apresenta uma perfeita continuidade até à natural quebra da linha da cava da roda, no modelo de 2008, surge uma espécie de bossa onde vai assentar agora, parte da tomada de ar. No modelo de 2007, a tomada de ar acoplava-se directamente na cava da roda.
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Pormenor de menor relevância mas que foi também devidamente corrigido, são os formatos dos retrovisores. De formato e dimensões revistas, é sempre louvável a devida correcção.
Como comentário final, penso que se estes pormenores justificaram a criação de um molde novo, é com alguma amargura que constato que perante uma alteração de muito maior monta entre a transição do modelo de 2008 para 2009, a "Avant Slot" não se tenha dado ao trabalho de acompanhar a evolução dos acontecimentos, tendo-se ficado apenas pela correcção dos ailerons. Uma pena.....
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Boas.
ResponderEliminarDe facto, pela análise neste artigo, conclui-se que a Avant Slot não se nega a fazer actualização dos seus moldes, em resposta a actualizações dos modelos reais representados.
Então qual será a questão? Porque não corrigem o molde para as especificação de Le Mans 2009?
Todas as alterações que são retratadas neste artigo são de execução relativamente simples.
Para inclusão das bossas junto às cavas das rodas no modelo de 2008, que eram inexistentes em 2007, uma simples operação de fresagem CNC e polimento nos moldantes dessa zona permitem actualizar o molde da versão 2007 para a 2008. Não é necessário um molde novo.
Da mesma forma, para corrigir a posição das tomadas de ar traseiras , poderão substituir-se, no molde, os moldantes desses elementos do minimodelo.
Nenhuma destas operações implica construir um molde totalmente novo, apenas corrigir ou substituir alguns dos seus elementos.
A questão da frente de Le Mans 2009 é um pouco mais complexa...
Para começar, analisando a frente do modelo real, constatam-se duas situações:
(aconselho a olhar um pouco para as imagens do 908 neste link -http://www.mulsannescorner.com/RCELeMans2009.html- para perceber as alterações a que me refiro)
a) a frente na versão LM 2009 é realmente nova, não tanto pelo facto de ser "fechada", mas pelas dimensões da "caixa" do nariz da mesma e pelas fixações ao chassis; essas alterações são praticamente imperceptíveis à escala 1:32; aliás,a frente é fechada pela montagem de dois painéis, colocados a ambos os lados do nariz.
b) o formato desta frente é um desafio para o processo de injecção de plásticos; as "bolsas" que se forma entre o nariz e os painéis, resultantes da forma como os painéis sobem desde o difusor dianteiro até se encontrarem com o nariz, provocam uma "contra-saída" de extracção no molde.
Não é um problema de resolução impossível, mas obriga soluções a diferentes e tecnicamente mais complexas das que se podem utilizar para a frente da versão anterior.
Suspeito que obrigaria a um molde totalmente novo, mais complexo e caro. Mais, estou seguro que obrigaria também a que alguns elementos da frente, nomeadamente os pilares oblíquos que saem do nariz para o difusor dianteiro ou, em alternativa, o próprio difusor, tivessem que ser elementos amovíveis e montados após a injecção...
Curiosamente, não sei se o problema poderia ser resolvido replicando a situação real: uns painéis adicionais que seriam montado no minimodelo pelo proprietário...
Concluindo:
Do ponto de vista do processo de injecção, a nova frente do 908 é exequível mas uma simples actualização do molde actual não é suficiente; será necessário um novo molde mais complexo; o investimento será semelhante ao de um minimodelo totalmente novo.
E em tempos de crise,julgo que a decisão dos responsáveis da Avant foi de aplicar os recursos em modelos verdadeiramente novos, como os Subaru e Mitsubishi...
Boas gatilhadas.
Olá Miguel.
ResponderEliminarObrigado pelo explanação dos problemas que estas coisa levantam. E quem sabe sabe e ficou claro que a questão dos movimentos dos moldes, por vezes, pode ser bastante complexa. Talvez a solução tivesse passado engenhosa e simplesmente, pela colocação dos paineis sobrepostos na zona em questão, tal como referes.
Um abraço