Dezasseis anos após a sua última vitória na maior das clássicas de resistência, a "Peugeot" voltou a "Le Mans" levando consigo as cores da glória.
Após duas anteriores tentativas falhadas, finalmente 2009 vê esta marca francesa consagrar-se de novo, na mítica prova gaulesa.
Tendo anteriormente brilhado através dos "905" em 1992 e 1993, inscreveu em 2009, 3 modelos oficiais e um entregue ao "Team Pescarolo", se bem que numa evolução uns furos abaixo da oficialmente utilizada.
Os três modelos oficiais distinguiam-se pela utilização da cor branca nos retrovisores e no aileron no modelo com o Nº7, pela cor preta no Nº8 e cor azul no modelo Nº9.
Ao volante do Nº7, constava o piloto Pedro Lamy em quem os portugueses depositavam enormes e lícitas expectativas, mas um erro de box foi crucial para o afundanço na classificação geral deste carro. Ditaria o destino que fosse o próprio modelo da "Peugeot" entrege à equipa privada da "Pescarolo", a ser o causador de um imprevisto e incompreensível impacto na zona das boxes entre ambos. Quando o modelo de "Pedro Lamy" retomava a marcha de saída das boxes após prevista paragem de reabastecimento, este piloto recebe erradamente indicação de que se poderia pôr em marcha, no mesmo instante que o modelo privado da "Peugeot" ocupava o mesmo lugar para a respectiva operação de reabastecimento. O impacto entre estes dois modelos da mesma marca, custou a "Pedro Lamy" uma volta completa com o pneus traseiro esquerdo rebentado, acabando por danificar por completo o capôt traseiro mas também alguns órgãos mecânicos, como o "Turbo" por exemplo.
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1º - David Brabham - Peugeot Nº9 - Marc Gené - Alexander Wurz
2º - Franck Montagny - Peugeot Nº8 - Sébastien Bourdais - Stéphane Sarrazin
6º - Nicolas Minassian - Peugeot Nº7 - Pedro Lamy - Christian Klien
Duas imagens do "
Peugeot 908 HDI", o verdadeiro e o modelo da "
Avant Slot".
Mas viria a ser um modelo desta marca a sair vencedor do confronto "
Franco-Germânico", vindo o modelo com o Nº9 a vencer aprova, batendo os "
Audi" que vinham insolentemente a dominar esta prova há já alguns anos consecutivos.
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O modelo da "Avant Slot".
Não se fazendo rogados, este fabricante recriou já os três modelos oficiais participantes desta edição. De grande recorte e autêntica filigrana ao nível de grelhas por exemplo, há no entanto alguns defeitos a apontar, o primeiro dos quais se refere à dimensão das rodas. Tratando-se estes carros, de modelos que alojam rodas de dimensões grandiosas, será o primeiro dos aspectos chocantes, já que as rodas do mini-modelo se apresentam extremamente reduzidas.
Também as jantes de "
insert" ao mesmo nível da superfície dos pneus, confere ao conjunto um visual surreal, já que estas, sobretudo as traseiras, haveriam de se apresentar bem afundadas no conjunto "
jante / pneu".
Outro dos aspecto que não poderia deixar de passar em branco, prende-se com a frente do modelo, numa crítica também já dirigida ao fabricante "
Scalextric / SCX". Tendo recorrido ao mesmo molde do anterior modelo, às reproduções dos participantes na época de 2008, a frente encontra-se completamente errada, visto a "
Peugeot" ter redesenhado a parte que surge a negro e que medeia a zona central azul e os guarda-lama das rodas frontais.
Na imagem que surge acima de ummodelo estático, pode vêr-se bem como a parte negra a partir do lábio vai subindo até se nivelar com a zona azul.
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Para 2009 esta parte da carroçaria foi nivelada com a parte superior junto ao "Cokpit". Infelizmente, para estas reproduções, a "Avant Slot" optou por não corrigir o modelo, vindo a paroveitar a carroçaria existente, onde esta parte da mesma, surge desnivelada, criando uma zona de fluxo aerodinâmico inferior e canalizada para uma zona mais central do modelo.
Felizmete, a traseira foi alvo de correcção ao nível do aileron. Tendo o regulamento reformulado as dimensões dos ailerons, estes passaram a ser mais estreitos em 2009, coisa a que o fabricante do modelo de slot deitou mão e apresentou-nos os seus modelos providos de um aileron cujas paredes laterais verticais não acompanham a largura do capôt traseiro, correspondente à largura máxima do carro.
Para finalizar, uma referência às cores apresentadas. Nem a cor azul está correcta, nem o cromado se encontra perfeitamente reproduzido. Não sendo no entanto chocante o acerto da cor azul, as partes cromadas serão aquelas que mais se farão notar como erro. Mas, tendo a "
Avant Slot" recorrido a uma espécie de alumínio polido, aliás numa coloração muito bem conseguida, consegue fugir também do habitual prateado que muito pior ficaria.
Recorde-se que o efeito de cromagem é das maiores dificuldades que os fabricantes têm que passar. No modelo abaixo mostrado, esse efeito está perfeitamente reproduzido, mas só foi possível após uma cromagem do modelo na sua totalidade e feita a decoração geral do modelo à posteriori. É claro que um processo destes não se justifica, pois os custos disparavam desnecessariamente, pois não se tratam de modelos à partida coleccionáveis, mas sim pensados para a competição de Slot.
Em termos dinâmicos, alguns dos aspectos anteriormente abordados sob forma de crítica desfavorável, mostram-se agora mais valias. Passa a ser uma clara vantagem, a utilização de rodas de pequenas dimensões. Centro de gravidade mais baixo, menor peso do conjunto motriz, enfim, alguns pormenores que postos à prova, se manifestam de grande importância.
O processo de afinação destes chassis é que continua a mostra-se de alguma complexidade, até acertar-mos com os respectivos pontos de acerto. Aqui chegados, conseguimos ter carros de prestações deveras surpreendentes. Horas de trabalho são obrigatoriamente necessárias, mas fica aqui a garantia de que o resultado é verdadeiramente encorajador.
Obrigado Mota por este "retorno" espetacular.
ResponderEliminarEstamos no aguardo de muito mais, parabéns
Boa Mota!
ResponderEliminarBenvindo de volta amigo.
Estas diferenças nas frente poderão prender-se com eventuais direitos de imagem do modelo original?
E que tal fazermos um "comparómetro" entre este modelo e os da Scx?
Abraço
Boas
ResponderEliminarMorgado as diferenças na frente têm simplesmente a ver com rentabilizar o molde da carroçaria já existente e não onerar na realização de um novo.
A asa traseira é mais fácil porque é um elemento moldado em separado e de fácil realização, daí terem alterado só a asa.
Caso houvesse a questão dos direitos de imagem a Avant Slot não poderia publicitar como sendo o modelo vencedor das 24h Le Mans 2009, etc.
Boas corridas
Amigo Mário, amigo brasileiro!
ResponderEliminarÉ com imenso apreço que recebo a sua lufada de incentivo à minha pessoa.
Muito obrigado.
Olá Morgado!!
ResponderEliminarPara tí, e para o Pedro Correia, um agradecimento muito especial por tudo o que fizeram.
Quanto à questão por ti levantada, só posso dizer que a explicação está dada, pois o que o Pedro Correia escreve, é a mais pura das verdades. Apenas uma questão de fuga compreensivelmente, a custos, para muita pena minha.
Um abraço
Boas.
ResponderEliminarFinalmente de volta Mota!
Falta faziam já os habituais artigos diários. Sempre excelente leitura à hora do (meu) almoço!
Relativamente ao artigo, completo como sempre.
A questão das modificações necessárias ao molde do 908 para actualiza-lo para a configuração Le Mans 2009 é discutida por responsáveis da marca neste link:
http://slotadictos.mforos.com/21954/8973518-novedades-2010-lanzamientos-inminentes-y-futuros/
é também referido o porquê de, provavelmente, não vir a existir nenhuma edição do Audi R15 (para grande pena minha) nem dos Pescarolo na versão Le Mans 2009...
Já agora, junto um link sobre as alterações do Peugeot 908 para Le Mans 2009.
http://www.mulsannescorner.com/RCELeMans2009.html
Tem também mais informações interessantes, nomeadamente sobre o debate da legalidade do Audi R15...
Boas gatilhadas.