Foi este último sábado, dia 30 de Janeiro, que se realizou a segunda prova do "Campeonato Regional de Ralis" com o "Rali de Monte-Carlo".
Num cenário absolutamente maravilhoso, a segunda classificativa levava os concorrentes ao verdadeiro "Col de Turini", zona absolutamente fantástica a passar pelas verdadeiras zonas de neve após subidas e descidas de alguma dificuldade. Mas a primeira das classificativas que funcionava mais como um aquecimento para a que viria, não levantava dificuldades de maior. A não ser quando funcionou como segunda etapa para os "WRC", em que o sentido era invertido e aí sim, os concorrentes sentiram alguns problemas de condução.A azáfama antes da prova foi uma realidade, com os vários presentes a afinar as suas máquinas de acordo com as dificuldades que os olhos iam registando.
Também o parque fechado registava grande azáfama, pois cada concorrente inscrevia-se por norma nas duas classes, os "Clássicos SCX" e os "WRC".
Hugo Figueiredo foi o director de prova que como tem sido apanágio, se desenrolou debaixo de excelente espírito de convívio e confraternização entre os diversos concorrentes presentes.Enquanto as máquinas do "WRC" eram maioritariamente do fabricante "Avant Slot"onde estabeleceram um domínio avassalador, nos "Clássicos SCX", esse mesmo domínio pertenceu às máquinas francesas "Alpine Renault A110". No entanto, nos Clássicos, a variedade de modelos presentes foi imensa.Também praticantes há algum tempo afastados, fizeram questão de matar saudades e de certo modo, algo roídos, por ver os outros "brincar".
António Correia, deu o pontapé de saída com o seu "Talbot".A prova de correu sob domínio dos Peugeot 207 do fabricante "Avant Slot", onde Emídio Peixoto brindou todos os presentes com um verdadeiro festival de condução. Com um carro verdadeiramente bem preparado, deu um verdadeiro "Show" de condução e de tempos.
Augusto Amorim com o seu Peugeot a dar os primeiros passos, conseguiu atingir o segundo degrau, o que constitui um feito histórico para este piloto. Luís Azevedo ocupou a terceira posição, o que mais uma vez comprova que este piloto nunca brinca, nem a brincar.Os troféus que foram entregues aos pilotos dos três primeiros lugares.O pódio dos carros participantes na classe "WRC".Emídio Peixoto, o vencedor absoluto e da classe "WRC".Augusto Amorim e o seu troféu do segundo lugar.Luís Azevedo, o terceiro classificado dos "WRC".
Para a classe dos "Clássicos SCX", Emídio Peixoto uma vez mais se soube impor, com um "Alpine Renault A110". A luta poderia ter vindo de Paulo Mendes, mas também aqui o vencedor esteve muito forte, não permitindo veleidades aos perseguidores.
Bonito foi ver Paulo Mendes a impor o seu "Mercedes 220 SE" aos restantes "Alpine Renault", já que estes presentes em número de cinco, ocuparam os seis primeiros lugares. Quem brilhou também nesta classe foi José Pedro Marques, que veio a ocupar o terceiro degrau do pódio.
Emídio Peixoto uma vez mais, a ocupar o lugar mais alto, mas agora nos "Clássicos SCX".
Paulo Mendes extravasa a sua felicidade ao impor o seu Mercedes aos restantes quatro Alpine.
Mais uma excelente jornada que deixou os concorrentes a desejar que a próxima venha breve.
Uma justa chamada de atenção ainda, para o meritório desempenho como comissária de pista da Ana Rita, cujo excelente trabalho todos teremos que agradecer.
Uma justa chamada de atenção ainda, para o meritório desempenho como comissária de pista da Ana Rita, cujo excelente trabalho todos teremos que agradecer.
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Para aceder aos resultados completos:
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De facto foi uma óptima jornade de rally. Confesso que andava algo apreensivo em relação a toda a preparação e organização deste rally. Talvez pela minha parca experiencia na organização deste tipo de provas.
ResponderEliminarAntes demais, quero agradecer ao Emídio pela grande desenvoltura, disponibilidade na elaboração e aproveitamento da pista que "projectou"; ao Hugo pelos mesmomos motivos anteriores mais a direcção da prova, com grande mestria; à Ana Rita pelo brilhante desempenho como Comissária de Pista, é quase uma profissional; ao António Correia e ao Vitor Lopes pela cedência de placas Ninco, ao Daniel pela cedência do sistema DS, à todos os participantes por contribuirem para o saudável convívio que se gerou e à disponibilidade do Emídio, Filipe Gomes, Hugo e Zé Pedro Vieira para a desmontagem das pistas. Obrigado.
Relativamente a prova, quero destacar, sem demérito para o Hugo, a grande qualificativa que engendrou. Produziu um grande efeito estético com as várias diferenças de cotas e respectiva decoração. Simplesmente Linda.
No entanto, embora à primeira vista não parecesse, a qualificativa egendrada pelo Hugo escondia algumas ratoeiras, estratégicamente localizadas, que, no meu ponto de vista, foram fatais para alguns pilotos.
Quanto aos resultados, o Emídio confirma-se como número 1 do rally em Braga mas verifica-se alguma aproximação dos que estão menos familiarizados com as provas de rally.
No entanto, constatei que na categoria de Clássicos SCX que existe ainda alguma falta de preparação atempada, ao contrário do que começa a verificar-se nos WRC.
Parabéns ao Emídio, Mendes; Zé Pedro "Espanhol" e Luis "Caracol" pelos lugares no pódio.
Excelente convívio. Gostei bastante.
Obrigado
Infelizmente aqui no Brasil as provas de Rally praticamente inexistem ! Muito legal a matéria !
ResponderEliminarsds a todos
Pois é, provas de Rally no Brasil só em pistas caseiras, entre poucos amigos e a anos luz da qualidade técnica de nossos irmãos portugueses, junto aos Italianos e Espanhóis.
ResponderEliminarQueri muito saber do carro Fiat Abarth da NSR modificado, com tração nas 4 jantes. Como foi seu desempenho?
Olá amigos brasileiros.
ResponderEliminarDe facto os ralis constituem uma das modalidades que muito interesse despertam na europa.
Nós portugueses também adoramos e trabalhamos um pouco essa matéria.
Quanto ao Fiat da NSR, tendo tido um desempenho muito bom aquando dos troços mais ou menos planos, fez-se notar a falta de um patlhão basculante quando os troços implicam alguns desníveis. Daí, o resultado ter acabado por não ser famoso, mas se fossem troços todos planos, bom, aí, teríamos visto um Super rápido punto a quebrar a louça.
Um abraço aqui dos tugas.
Boas!
ResponderEliminarAmigo Mário, de facto o Fiat portou-se tal e qual o descrito pelo meu companheiro Mota. No entanto videos e fotos do mesmo, com uma análise mais profunda será colocada no blog da equipa M Powerslide.
Saudações
Bem, já tinha previsto um ganho de terreno em número de inscritos dos Peugeot 207 em relação aos Xsara no WRC, não pensei que fosse é tão rápido, mas o facto do GT Team ter recebido vários exemplares nas últimas semanas teve alguma coisa a haver com isso.
ResponderEliminarNota-se também uma aproximação dos melhores pilotos ao Emídio conforme se vão familiarizando com a montada da Avant Slot.
De resto uma excelente prova, só foi pena o problema de última hora com o chassis do meu Xsara, que obrigou ao uso do muleto, um Mitsubishi Lancer sem patilhão basculante, o que se ressentiu no Col de Turini.
Quanto aos nossos amigos brasileiros, a confirmarem-se os valores de compra dos carros, não admira que seja uma modalidade pouco popular, uma vez que terão que ser modelos importados da Europa.
Boas corridas.
O Punto da NSR (bem como o seu "primo" Renault Clio) são carros mais adaptados à categoria NGT, que usa modelos com motor "anglewinder" e sem patilhão basculante. Se a isto juntarmos que o chassis da NSR é desenvolvido pra pista Ninco, está tudo dito quanto ao modelo a abater na categoria suporte do proximo Rally...
ResponderEliminarViva Amigo Mota.
ResponderEliminarMuita pena me deixou não poder ter aparecido para ver esse rali.
Pelas fotos dá para perceber que teve muito requinte na sua organização.
Parabéns.
Cumprimentos de
J.C.Nogueira
Obrigado amigo Morgado, aguardo o video.
ResponderEliminarPor aqui os Mosler, Porshe e Clio NSR voam baixo em nossa pista de madeira lisa, com tres imãs e pneus de silicone, claro.
Alguns usam o motor de 40.000 rpm e fazem a pista de 42 metros em 2,08 segundos, mas aí é só para os magnéticos muito trabalhados.
Olá amigo Nogueira.
ResponderEliminarDe facto, tinha-se maravilhado com o excelente trabalho, sobretudo do Emídio Peixoto. Um dos melhores trabalhos que ví até hoje. Um troço muito bem delineado e montado com muito gosto.
Mas fica para a próxima, não só como espectador, pois contamos consigo um dia destes, como participante também.
Um abraço
Bem, 2,08 para 42 metros????
ResponderEliminarÉ uma verdadeira brutalidade "de magnetismo"......
Deve ser fantástico. Por cá, amigo brasileiro, bem sabe que não somos muito adéptos dos ímans, mas que deve ser uma adrenalina, lá isso deve...
E as batidas??
Não haverá estragos de monta a registar????
Um abraço amigo Mário.
Falta ainda agradecer ao Pedro Correia pelos fantásticos cartazes que fez com os números para afixar nos veículos.
ResponderEliminarFicaram o máximo, constituindo mais um elemento a contribuir para aquele que foi um grande Rally.
Um abraço slotista,
Emídio Peixoto.
É verdade Emídio.
ResponderEliminarFicou esse agradecimento por fazer.
Só vem provar que tem sido um desenvolvimento em que o espírito de equipa tem sido precioso.
Obrigado a todos.
Hei Pedro!!!!
ResponderEliminarEsqueci-me de ti. Ainda por cima ajudei a cortar as placas dos carros.
Desculpa.
Parabéns. Estavam espectaculares.
Acho mesmo que aqueles grandes eram os ideias para as fotos. Ficavam mais legíveis.
Grande abraço
Augusto
Concordo plenamente contigo, caro amigo Augusto.
ResponderEliminarAliás, a fotografia do Mercedes do Mendes comprova a legibilidade dos cartazes grandes.
Fica o Pedro Correia nomeado "ad eternum" para confeccionar os cartazes com os números para as provas de Rally. :)
Um abraço slotista,
Emídio.