Os treinos que precederam a prova demonstraram que os Grupo C, “encostados à box” desde o final do campeonato em Setembro, voltaram à pista com mais velocidade do que nunca, com tempos de volta alucinantes a caírem dia após dia, tendo mesmo sido batido o record da pista em várias ocasiões. No entanto, como a prova seria realizada com um jogo de pneus novos e motor igualmente novo, a expectativa pairava sobre o comportamento dos bólides quando a corrida se iniciasse.
Após a montagem dos componentes, 4 equipas foram para a qualificativa na disputa da “pole”, tendo a equipa “Turbo-Lento” prescindido de realização da mesma. Algumas surpresas emergiram: o “Team Pallas” não foi além dos 7.6s, quedando-se pelo 3º lugar, já que tanto o “Team Herbalife” como os “Amigos de Alex” conseguiram realizar melhor e o mesmo tempo. Com 7.400s acabou por ser necessário recorrer ao 2º melhor registo de cada uma das equipas, vindo a atribuição da “pole" a caber aos “Amigos de Alex”, mas mesmo assim por uma mera diferença de 40 milésimos! A equipa “Smoke-On” registou o 4º tempo com uma volta de 7.8 s. Surpresa com o Jaguar dos “Amigos do Alex” a impor-se aos restantes Porsche 956, tidos como favoritos neste traçado.
Em terceiro, os sempre bem vindos amigalhaços e "habitues" na trofa, que constituiram a equipa dos "Os Amigos do Alex", onde se notou a falta daquele que dá o nome à equipa, o Alexandre Bianchi.
Refeita da desilusão na qualificativa, o “Team Pallas” aproveitou a “warm-up” para melhorar o desempenho do seu bólide, e os tempos de 7.2 que o Luís obtinha no final, demonstravam bem a subida de rendimento. No entanto, as outras equipas também apresentavam melhorias, o que deixava antever uma corrida equilibrada.
Com o início da prova, assistiu-se a um arranque frenético por parte do Luís Azevedo. Tirando partido de começar na calha “vermelha” desde logo se posicionou na liderança e não mais a deixou. António Portela na calha “verde” assumia a 2ª posição mas teve de se haver com a pressão imposta por Paulo Oliveira, num bom início de prova na calha interior, a “azul”. Daniel Lima no seu Porsche 956 KH debatia-se com o andamento deste e Francisco Matos rodava na complicada calha exterior, a “preta”, que era nitidamente a que se encontrava em pior estado no início da prova. Do desenrolar desta 1ª hora nada mais se observou senão o recital de pilotagem proporcionado pelo Luís Azevedo, irrepreensível ao longo de toda a hora, devendo-se o único despiste acontecido, ao resultado de uma colisão com outro carro. O ponto alto ocorreu a 20 segundos do final da 1ª hora, quando o Porsche 956 LH do “Team Pallas” cruzou a meta com o tempo absolutamente incrível de 6.987s, record absoluto da pista, o que arrancou uma ovação de todos os presentes nas instalações. Notável a prestação deste jovem piloto que, recorde-se, há um ano atrás nem era praticante da modalidade. Quando o controlador deu por terminada a 1ª hora o Team Pallas estava confortavelmente na liderança, com o também record de voltas (455). O Team Herbalife mostrava que estava para discutir uma boa posição no final e assumia o 2º lugar, com 10 voltas de vantagem para os “Amigos de Alex”. Francisco Matos numa condução aguerrida levava a equipa “Turbo-lento” a posicionar-se uma volta acima dos “Smoke On”.
A nova e a velha geração. Bons conselhos são sempre bem vindos....
Para a 2ª hora de prova entraram em acção Hugo Figueiredo e Augusto Amorim na calha amarela. O estreante Bruno Firmino aparecia relaxado ao assumir o controlo do Porsche 956 LH do Team Herbalife na calha “verde”. Os Amigos de Alex disputavam a calha “branca”, os “Turbo-Lento” a calha “vermelha” e os “Smoke-On” moviam-se para a “azul”. O “Team Pallas” conseguiu aumentar a sua diferença para o “pelotão”, efeito ainda mais ampliado com a troca de posições ocorrida entre o Team Herbalife e os Amigos de Alex, fruto de um bom desempenho do Lelo Ribeiro. Bruno Firmino, pela primeira vez enfrentando real competição mostrou fases de à-vontade, mas o cansaço e a inexperiência levaram-no a cometer alguns exageros e a sua prestação saiu ligeiramente prejudicada. Os Turbo-Lento realizavam uma boa calha com 420 voltas e começavam a recuperar terreno para os lugares do meio da tabela. O Team Pallas e os Amigos de Alex dividiram a vitória da calha com 427 voltas e o Vítor Lopes levou o Porsche 956 KH a completar 402 voltas na calha “azul”.
A azáfama das preparações.......
A 3ª hora de prova assistiu ao regresso do Luís Azevedo aos comandos, dividindo com o Hugo Figueiredo a calha “azul”. Miguel Veloso assumia a despesa do “Amigos do Alex” na calha “preta”, Paulo Oliveira regressava para disputar a calha “branca” e Nuno Aguilar dividia a “amarela” com o Francisco Matos. José Eduardo encarregou-se de percorrer a calha “verde” para os “Smoke-On”. O Team Pallas ampliou ainda mais a vantagem, fruto do 2º melhor registo de voltas com 439 voltas. Miguel Veloso demorou algum tempo a sentir-se confortável com a calha “preta”, mas um bom desempenho no final permitiu-lhe uma boa marca de 424 voltas, vencendo assim a forte oposição dos “Turbo-Lento” com 422 voltas. Os Smoke-On registaram umas modestas 409 voltas, enquanto o Team Herbalife foi forçado a intervenções nas “boxes” para solucionar problemas de contactos, vindo a obter mesmo assim um bom registo de 425 voltas.
Atingindo o meio da prova, restava saber o que reservavam as restantes 3 horas. A luta no meio do pelotão era intensa entre o Team Herbalife e os Amigos do Alex, mas os Turbo-Lento davam sinais de quererem entrar na luta. Hugo Figueiredo e Augusto Amorim dividiram a condução da calha “verde”, enquanto Jorge Cardoso disputava a “azul”. Acácio Sousa entrava finalmente em acção após ter sido espectador das primeiras 3 horas, pilotando o Porsche 956 do Team Herbalife na calha “preta”. Os Amigos do Alex iam à rapidíssima calha “vermelha” com os esforços de Jorge Tavares e Adolfo Barroso e o “Team Smoke-On” corria na “branca”, às mãos de Daniel Lima. Nesta hora o “Team Pallas” começou a sofrer problemas pela primeira vez na prova, com o Porsche a abrandar notoriamente em certas curvas do traçado, o que levou tanto Hugo Figueiredo como posteriormente Augusto Amorim a dirigirem-se às boxes para tentar remediar o problema, sem grande sucesso. Contudo, fruto desta ser uma calha rápida, o ritmo de prova era ainda o mais elevado do pelotão, mas com algumas saídas proporcionadas pela dificuldade de condução do bólide. Quem não se importunou com esse facto era Jorge Cardoso que realizou uma boa prova na calha azul, repartindo mesmo a vitória desta hora com o “Team Pallas”, num total de 423 voltas para cada equipa. Daniel Lima rodava abaixo dos pergaminhos que nos habituou, e com algumas visitas à box, o Team “Smoke-On” falhou pela primeira vez a barreira das 400 voltas, com um registo de 383. Os Amigos do Alex não souberam tirar o melhor proveito da calha vermelha completando umas modestas 412 voltas, enquanto a surpresa pela negativa coube ao Team Herbalife com o registo de 403 voltas na calha “preta”.
........ e a azáfama da logística.
Entrando na 5ª hora de prova, Nuno Aguilar assumia os comandos dos “Turbo-lentos” na calha verde, ao passo que Augusto Amorim nem tinha tempo para descansar e à última meia-hora da calha anterior juntou esta hora completa na calha “branca”, fazendo assim um total de hora e meia consecutivas na pilotagem do Porsche 956 LH do “Team Pallas”. José Eduardo na calha “preta” fazia as despesas dos “Smoke-On”, os Amigos do Alex moviam-se para a calha “amarela” com António Portela de regresso ao gatilho, dividindo com Adolfo Barroso e Bruno Firmino voltava aos comandos do Porsche verde do Team Herbalife na calha “vermelha”. Esta hora ficou marcada pela grande prestação do Nuno Aguilar que levou de vencida a concorrência, com 432 voltas no total (4º melhor registo da prova). O Porsche do “Team Pallas” continuava atingido por dificuldades de manter ritmos constantes, e a dificuldade da condução era notória com várias saídas. Augusto Amorim pouco podia fazer e num grande esforço de pilotagem, levou o carro até ao final da hora a marcar um registo de 416 voltas. Bruno Firmino mostrou-se mais aguerrido nesta sua 2ª hora e melhorou o seu registo de voltas para as420, uma boa marca obtida por este piloto que ainda procura a sua melhor adaptação à modalidade. José Eduardo mostrou dificuldades na calha “preta” e marcou um registo de 396 voltas. Os Amigos do Alex não conseguiam melhor que 409 voltas e com isso perdem a 2ª posição para os Turbo-lento, mas a última hora de prova seria decisiva…
A classificação final, ....... para os carros.......
No final, a vitória coube ao trio de pilotos do Team Pallas, premiando aquela que foi a equipa com níveis de andamento mais consistentes entre si. Igualmente consistentes foram os “Turbo-lento” que, em nada fazendo jus ao nome, encetaram uma excelente recuperação de 4º até ao 2º lugar final. Os Amigos do Alex, a equipa que mais diferença de andamento demonstrou entre os pilotos, não foi capaz de ir além do 3º lugar, mas ao longo de toda a prova foram sempre rápidos com o único carro não um Porsche, um Jaguar. O Team Herbalife quedou-se na 4ª posição, mas a estreia do Bruno Firmino neste tipo de provas foi bastante auspiciosa. Quem sabe teremos aqui mais um bom valor em emergência no clube? A finalizar a classificação ficou a equipa dos sempre bem dispostos Vítor Lopes, Daniel Lima e José Eduardo. A escolha do Porsche 956 KH pareceu ser o principal obstáculo para uma melhor prestação.
P.S. - Dado o estado enfermo em que Alexandre Bianchi se encontra, viu-se impossibilitado de se fazer representar nesta prova. Os membros do GT Team Slot Clube querem aqui publicamente desejar as rápidas melhoras deste que tanto consideramos.
Texto gentilmente escrito e cedido por Hugo Figueiredo
Sem comentários:
Enviar um comentário