sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Os últimos Mini - Superslot


Não deixou de ser notícia de destaque nos melhores jornais da época.

A excelente vitória conseguida em 1964 por esta pequena BOMBINHA.

Com a Referência "C2919" foi editado o último dos Minni de produção "Scalextric - Inglaterra", referente à vitória de "Paddy Hopkirk / Henry Liddon" no ano de 1964 no "Rali de Monte Carlo". Estando ao nível da sua última edição e correspondente à também vitória no mesmo rali mas no ano de 1967 pelas mãos de "Rauno Aaltonen / Henry Liddon" este último Mini tem um significado mais especial, por representar pela primeira vez o interesse das marcas no mundo dos ralis, como forma de propaganda dos seus produtos para o mundo, decorrido que era este ano de 1964. A escolha do Rali de Monte Carlo não é um acaso, pois era já o mais participativo de todos os ralis, o que obrigou a que marcas como a Volvo, Saab, Ford, Mercedes, Volkswagen, tivessem apostado em presenças apoiadas pelas próprias fábricas.
O incrivelmente austero interior daqueles que foram autênticas máquinas de " Fábrica......."

Os Mini's, representantes da "BMC - British Motor Company", com os seus fantásticos "Cooper S", tiveram também a sua presença a nível oficial, com uma máquina que debitava 70cv de potência e uma cilindrada de 1071cc, chegando a atingir velocidades da ordem dos 160Km/h e precisava de 13s para atingir os 100Km/h.

Os dois modelos editados pela "Scalextric - Superslot", com o modelo de 1964 um tudo nada mais escuro e o característico farol suplementar, na capota. O modelo de 1967, com a placa do rali na extremidade frontal da mesma.

Com 6 modelo oficiais e 24 privados, acabaram por abater a concorrência que apostava num ou dois modelos oficiais.

Na imagem de cima, dá para verificar a colocação do pisca no limite exterior da carroçaria. Um pormenor que não escapou a este fabricante.
Nestas duas imagens é possível observar-se a diferença de tamanhos dos tampões de gasolina.


Embora com poderosas máquinas de 4700cc e oito cilindros, os Ford Falcon foram batidos por estes pequenos bólides com poucos argumentos, pois a sinuosidade das estradas e a sua tracção à frente, foram-lhes favoráveis. Somando a isto, a perícia e sangue frio de Paddy Hoppkirk, o resultado surpreendentemente surgiu.

Esta última produção inglesa deste carismático Mini, reproduz assim um dos mais emblemáticos modelos de rali de todos os tempos.
Quanto ao modelo reproduzido, poucas falhas poderemos apontar.
Um deles já em anterior artigo apontado e sendo talvez o mais crítico erro, prende-se com as palas nas rodas que eram ainda inexistentes nestes modelos.
A falta dos filamentos desembaciadores tanto do pára-brisas como do óculo traseiro, será outro aspecto a realçar.

Nesta imagem, verifica-se a ausência dos filamentos desembaciadores do óculo traseiro, tanto num como no outro modelo.
A cor das jantes não está incorrecta, embora tivessem sido mais usadas jantes em branco ou em prateado.
Notas de relevo, para os novos pára-choques com os suplementos de reforço, tanto à frente como atrás, a nova colocação dos piscas que foram puxados mais para as extremidades dos guarda-lama neste segundo modelo e o aumento de dimensões dos tampões de gasolina em relação à primeira versão editada.
Também a recolocação de todo o conjunto óptico frontal é de realçar, assim como também a perda dos pneus suplentes no interior do habitáculo.
Note-se a recolocação dos faróis bem diferentes nas duas versões.
Quanto ao seu comportamento enquanto modelo de "Slot", uma verdadeira incógnita. Mantido absolutamente imaculado na caixa de onde veio resguardado, fica a expectativa até que surja algum corajoso a querer usá-lo. Até lá, manter-se-há a expectativa.
Parabéns "Scalextric-Superslot" pelo presente que nos ofereces.

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