Com o modelo 936/77, a Porsche vence ainda a mesma prova, desta vez num modelo substancialmente modificado ao nível das suas linhas de carroçaria e tripulado agora por "Ickx/Van Lennep", mas ainda com o mesmo patrocínio da "Martini".
No ano seguinte, em 1978, a Porsche participa com dois modelos distintos, um igual ao modelo participante em 1977 e outros dois radicalmente alterados relativamente às suas linhas da série 936 anterior, mantendo no entanto o patrocínio da "Martini". Esta nova linha manter-se-ia até 1981, ano da reprodução do modelo que a "Spirit" agora edita, com o patrocínio da "Jules".
Mas ainda no ano de 1978, a Porsche com os seus novos e bonitos 936/78, não consegue melhor que um segundo lugar, com o Porsche Nº6.
No ano de 1979, a Porsche insiste neste mesmo modelo atribuindo-lhe agora a designação de 936/79, em que o maior dos aspectos a assinalar é a mudança de patrocínio, tendo abandonado o característico sponsor da "Martini" por substituição pelo da "ESSEX". Mais um ano sem conhecer o sabor da vitória através deste modelo, mas compensado por uma vitória surpresa através do modelo 935/K3 da mesma marca.
No ano seguinte, este modelo não chega a participar, tendo a Porsche regressado ao anteriormente utilizado e que havia ganho em 1977, mas que curiosamente havia regredido na sua designação oficial, tendo recebido agora a designação de 908/80. Esta nomenclatura de 908 havia já sido abandonada à alguns anos mas fora agora retomada, para no ano seguinte ser de novo abandonada por troca com a designação 936, outra vez.
Mas o seu resultado não brilhou ao mais alto nível, tendo apenas conseguido o segundo posto final, no ano em que um modelo de produção artesanal e pelas mãos do seu próprio construtor, consegue pela última vez na história de Le Mans, esse feito. Jean Rondeau, com o modelo "Rondeau M379B - Ford Cosworth" vence essa edição de 1980.
E foi com o 936/81, este mesmo modelo da última edição da "Spirit" que os alemães regressaram às vitórias em Le mans. Desta vez com o patrocínio da "Jules" e com dois modelos participantes, consegue através do modelo que ostentou o Nº11 e pelas mãos uma vez mais de "Ickx/Bell", a última vitória para este modelo que viu também a sua última participação em Le mans, cedendo o seu lugar àquele que viria a ser o mais vitorioso de todos os Porsches, o 956/962.
Tem o condão de ser uma das peças interessantes deste fabricante alemão e que muito agradará aos "Porschistas".
Permite ainda a reprodução dos modelos de 1978 e 1979, com as bonitas decorações da "Martini" e da suigéneris decoração da "Essex". Deste último patrocinador, é ainda viável a reprodução do modelo que participou com o Nº12 e que havia desfeito o capôt traseiro após o rebentamento de um pneu. Após este incidente, os mecânicos recorreram ao capôt suplente cuja decoração pertencia ao modelo Nº14, o que acaba por lhe conferir um aspecto diferente. Mas no que respeita ao ano de 1981, há ainda que contar com a versão Nº12, cujas extremidades do aileron surgem pintadas de preto e a frente em vez do vermelho, passa a ser azul e que neste artigo se mostra em modelos da escala 1/43.
O modelo "Sipirit" surge-nos de linhas bem conseguidas, merecendo reparo o pouco aprofundamento das tomadas de ar para os radiadores que surgem no flancos laterais do modelo.
Como clássico para competição, não cremos que venha a ter interesse, muito embora a aposta na posição transversal do motor, por possuir uma traseira muito longa e com um grande aileron posicionado na sua extremidade, o que provocará certamente, uma traseira muito balanceadora.
Mas é por certo um modelo imperdível para qualquer "Porschista" que se preze..........
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